Coluna Impacto Ed. 1158

SANTARENA É DESTAQUE
Cássia Valéria Pinheiro Corrêa (foto), técnica em análises clínicas, servidora da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, está em Curitiba (Paraná), representando o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento Farmacotécnico e Cosméticos, do Instituto de Saúde Coletiva da UFOPA, no XI Simpósio Brasileiro de Farmacognosia e XVII Simpósio Latino Americano de Farmacobotânica, realizados de 09 a 11 de agosto, na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Nos dois importantes eventos a servidora da UFOPA, apresenta em forma de banner, o trabalho: Formulação Liquido Cristalina baseada em Manteiga Astrocaryum Murumuru, Obtenção e Caracterização Física. O trabalho foi realizado em parceria com colaboradores, sob a orientação da professora doutora Kariane Mendes Nunes.


PIXICA DEIXA CULTURA
O advogado Luís Alberto Pixica (foto), em contato com a coluna, confirmou que pediu na terça-feira (08) sua exoneração do cargo de Secretário Municipal de Cultura de Santarém. O pedido foi aceito pelo prefeito Nélio Aguiar. Luís Alberto Pixica informou que não estava conseguindo conciliar sua profissão de advogado com a de Secretário. Pixica disse que neste mês de agosto tem que trabalhar em várias sessões do Tribunal do Júri, tanto em Santarém quanto em Itaituba e decidiu pedir exoneração, mas estará sempre à disposição do prefeito Nélio. Segundo informações, o cargo de secretário de Cultura será ocupado interinamente pela secretária de gestão Josilene Pinto.


LÚPUS
Vereadores e populares que foram na terça-feira, 08, à Câmara Municipal tiveram a oportunidade de participar de um debate relevante para a política de saúde de Santarém, na sessão de tribuna livre que tratou da doença autoimune lúpus, com o subtema “As dificuldades enfrentadas pelas pessoas com lúpus com a saúde pública em Santarém”. A sessão foi solicitada por meio de requerimento por Júnior Tapajós (PR), que presidiu a mesa e mediou a discussão. O parlamentar esclareceu que a iniciativa partiu da Associação das Pessoas com Lúpus do Oeste do Pará (APLOPA) diante dos problemas no atendimento dispensado no município. Um deles seria a disponibilização de somente um especialista na patologia pelo sistema público. “A reivindicação através dessa sessão é que tanto o Município quanto o Estado e a própria Federação através do SUS possam estar atendendo a pessoas com lúpus com pelo menos mais um médico, tanto para desafogar a única médica que faz esse atendimento como também diminuir o tempo de espera. Houve relatos de espera de dois anos; um absurdo. Somente havendo mais médicos que esse prazo pode ser diminuído”, disse Tapajós.


POLÊMICA
Os vendedores da Feira do Tablado estão preocupados com a determinação judicial que impôs a saída da Avenida Tapajós. A contar do mês de julho, eles têm seis meses para desocupar a área e se mudar para o Mercado Tupaiulândia, conhecido como mercadinho da Rodagem, no bairro Caranazal. A Associação dos Vendedores do Tablado diz não ter recursos, nem tempo hábil para conseguir o dinheiro necessário. Sem falar que o novo espaço seria inviável, por estar distante do centro da cidade, o que poderia dificultar as vendas e diminuir o fluxo de clientes. A Polêmica está lançada.


DOAÇÃO DE SANGUE
Doar sangue vai além de um ato de amor ao próximo, é de ser solidário e salvar uma vida. Por isso, a Faculdade da Amazônia – UNAMA junto com a Associação de Moradores do Diamantino de Santarém, realizou na manhã de quarta-feira (09), uma ação de doação de sangue na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Os acadêmicos de Biomedicina da UNAMA participaram da atividade juntamente com os técnicos do Hemopa. De acordo com o coordenador do curso de Biomedicina, Hipócrates Chalkidis, a ideia de realizar esse projeto é de sensibilizar a população a doar sangue e aumentar o número de bolsas no Município.


FESTA SURPRESA
Darinete Alves dos Santos (foto) festejou aniversário na última sexta-feira, dia 04 e comemorou a data ao lado de seus familiares e amigos mais chegados, com uma festa surpresa, que contou com um alinhado jantar, regado a pratos diversos, em sua residência.


RETOQUES

A coluna parabeniza a eficiente funcionária do Hospital Regional, Doralice Amazonas (foto), que troca de idade nesta sexta-feira e festeja a data junto de seus familiares. Parabéns, minha irmã! * Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realiza desde quinta-feira (10) atividades de educação ambiental ao longo da programação da Feira Agropecuária de Santarém que segue até o dia 15 deste mês. Equipes da Semma estarão em stand levando informações à população como o Projeto Licenciamento Ambiental Itinerante, onde os produtores rurais poderão tirar as dúvidas sobre as etapas do licenciamento ambiental. * Segundo a agrônoma Milena Fonseca, que faz parte do Projeto, se a atividade for localizada em área rural, a licença será a LAR (Licença de Atividade Rural), sendo importante que o empreendedor rural já tenha tirado o CAR (Cadastro Ambiental Rural) que para agricultores familiares pode ser emitido de forma gratuita junto à Emater e STTR. Já a Licença de Operação (LO) é a autorização ambiental para empreendimentos em área urbana. * O Dia Nacional dos Estudantes, celebrado nesta sexta-feira, 11 de agosto, contará com programação no Parque da Cidade, tendo à frente a Prefeitura de Santarém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *