Assentamento Eixo Forte promove o 17º Festival da Farinha e do Artesanato

A comunidade Cucurunã, pertencente ao Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte, localizado no município de Santarém (PA), realizará neste final de semana, nos dias 12 e 13 de agosto, o 17º Festival da Farinha e do Artesanato. O evento é promovido para valorizar a produção familiar e resgatar a cultura local.

A abertura do festival será no sábado (12), às 20 horas, com uma missa, seguida de apresentações de carimbó e quadrilhas. No domingo, as atividades iniciam às 7h30 e encerram às 23 horas. Café regional, mostra de farofas e apresentação da rainha do festival são algumas das atividades programadas para o domingo.

Além dos derivados da farinha, como o tucupi, beiju cica, beiju mole e a farinha de tapioca, também serão comercializados outros itens típicos da gastronomia paraense: vatapá, galinha caipira, pato no tucupi e tacacá fazem parte do cardápio. Tudo é produzido pela própria comunidade.

Segundo Francinete Dias de Sousa, moradora da comunidade, o festival é uma maneira de estimular a produção da farinha da região e o artesanato confeccionado pelos assentados. “Cada produtor terá sua barraca como maneira de mostrar aos visitantes seus produtos e investir em melhorias dentro do Cucurunã com o lucro recebido”, destaca a líder comunitária.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) apoia o evento por meio da organização contratada pelo órgão para o serviço de assistência técnica e extensão rural no PAE Eixo Forte, a Consulte. Ela atua no suporte aos comunitários para a divulgação e a capacitação relacionada ao manejo de alimentos e à recepção das pessoas.

Como chegar a Cucurunã

A comunidade fica a sete quilômetros distante de Santarém e o acesso se dá pela rodovia Everaldo Martins (PA-457). Há ônibus no sábado e no domingo das linhas identificadas como Cucurunã, Ramal dos Coelhos, Vila Nova e Ponta de Pedras. Os ônibus dessas linhas começam a rodar às 4 da manhã e encerram à meia-noite.

No local, já há uma faixa anunciando o festival.

Fonte: RG 15/O Impacto

2 comentários em “Assentamento Eixo Forte promove o 17º Festival da Farinha e do Artesanato

  • 14 de agosto de 2017 em 15:57
    Permalink

    QUE SACANAGEM PEGAR ALGUNS MORADORES ANTIGOS DESTA LOCALIDADE DO EIXO FORTE, PARA SEREM USADOS USADOS COMO BANDEIRA PARA DAR AR DE LEGALIDADE NOS DESVIOS DE CREDITOS E ASSISTENCIA TECNICA PRATICADOS DESDE O ANO DE 2006 PELO GRUPO PTRALHA DO INCRA DE SANTARÉM, VCS PODEM TER CERTEZA QUE ESTA MORADORA NÃO É RIBEIRINHA PQ A BEIRA DO RIO FI LIBERADA PARA AMIGOS DOS PTRALHAS CONSTRUIREM SUAS MANSÕES E NÃO PARA FAZER FARINHA.
    É PRECISO AUDITAR AS CONTAS DO LADILSOM, PEIXE BOI E STTR, ALÉM DOS FUNCIONÁRIOS DO INCRA DE SANTARÉM…..

    Resposta
  • 13 de agosto de 2017 em 14:21
    Permalink

    ACHEI QUE SERIA A FOTO DE CAPA DO LADILSOM OU DO PEIXE BOI,,, OU DE CASAS SUPERFATURADAS. ESQUEMAS DE CORRUPÇÃO DO PAE EIXO FORTE FEITO DENTRO DA CIDADE DE SANTARÉM.. QUE MÁFIA CARA DE PAU ESTA DO INCRA COMANDADA PELAS VIAVAS DO PT…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *