Coluna Impacto Ed. 1159

A HEROÍNA
Toda tarde, de nossas cadeiras, ficávamos a contemplá-la sobre a sombra daquela árvore. Olhar tristonho, feições pálidas, às vezes algumas lágrimas escorrendo de seus olhos, e víamos como a velhice é impiedosa com a beleza física, que esculpe marcas, e que com o passar dos anos tornam-se mais indeléveis, mais acentuadas e visíveis.
Aí, nossas mentes perguntavam: O que há por trás desse semblante? Às vezes temos que arcar, mais dias menos dias, com o peso da idade e dos problemas que marcam nossas vidas. E dessa mulher não foi diferente. Todo esse tempo vinha guardando em seu coração, além das alegrias diárias quando da presença dos filhos, também as lembranças tristes e a dor pela perda do companheiro de muitos anos.
De volta ao nosso divã, nossas mentes começam a recordar fatos que marcaram a vida dessa mulher, e que junto com o marido, teve uma vida marcada pelo trabalho, pela dedicação, pela renúncia, pelo amor à família. Apesar da situação financeira e social que desfrutava na época, nunca deixou que isso a separasse de seus filhos. Sua dedicação era tanta, que às vezes compartilhava com o marido tarefas pesadas, como a de funilaria: Ela cortava com tesoura apropriada, latas vazias de azeite, e através da arte recebida de seu pai, preparava bacias, lamparinas e lanternas de carbureto, que após de prontas, eram vendidas no comércio local. Além disso, também costurava, cortava cabelo e cozinhava.
Alguns amigos a chamavam de mestra, mesmo desconhecendo o passado dessa que chamamos de heroína, porque apesar das perdas e das dores que sofreu, nunca sequer demonstrou isso a ninguém. Hoje, vemos que o tempo deixou cicatrizes marcantes nessa mulher, mas as lágrimas que víamos escorrer de seu rosto, não eram lágrimas de sofrimento e sim, lágrimas de uma guerreira, de uma vencedora, a nossa heroína, a nossa mãe.
(Homenagem à Doralice Rocha Miranda, que faleceu no último dia 13 de agosto, aos 93 anos. De seus filhos, noras, netos e bisnetos).


EDUCAÇÃO NA VÁRZEA
Vereador Ronan Liberal Jr. (PMDB), em contato com a coluna, informou que esteve acompanhando o prefeito Nélio Aguiar durante a inauguração da Escola Municipal Santíssima Trindade, Região do Aritapera. Sobre o assunto educação, Liberal também visitou a escola municipal em Piracaoera de Baixo onde estudam aproximadamente 150 alunos. De acordo com os representantes da comunidade, a principal solicitação é para reforma e ampliação do equipamento. Outra observação foi sobre a realidade na Região de Várzea. De acordo com o parlamentar, famílias estão deixando o interior em busca da qualidade de vida na área urbana. Para mudar essa realidade e manter as famílias, Ronan solicita do Prefeito maiores investimentos para educação na Região de Rios.


ACORDO DE PESCA
A “Proposta de Regulamentação da Pesca no Rio Amazonas e seus afluentes”, criada por 170 pescadores que atuam entre Alter do Chão e o Lago do Mapiri, foi apresentado por uma comissão da Colônia de Pescadores Z-20 à Semma, que vai avaliá-la. Segundo o representante do Conselho de Pesca da Região da Cidade Domingos Aquino, tendo em vista o período de defeso e o enfrentamento da pesca predatória causada principalmente por pessoas não filiadas à Colônia Z-20, o acordo vem reforçar a legislação vigente para ajudar os órgãos no combate aos crimes ambientais.


LEILÃO NO DETRAN
O munícipio de Santarém sediará o primeiro leilão de veículos do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) neste segundo semestre do ano. O sétimo edital de venda pública de 2017 disponibiliza aos interessados 252 veículos no município. O leilão será realizado nos dias 22 e 23 deste mês, pelos modos presencial e online, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos, localizado na Alameda 27, nº 280, bairro do Aeroporto Velho. Como previsto no edital, a visitação pública dos 252 veículos disponibilizados neste leilão será entre os dias 15 e 18, e depois no dia 21 de agosto, das 9h às 17h, no pátio da VIP Leilões, localizado na rua Santana, 474, entre as ruas Maracangalha e 24 de outubro, bairro Salé.


ESTÁDIO OSMAR SIMÕES
O santareno, funcionário aposentado do Basa e ex-radialista, Ércio Bemerguy, em contato com a coluna, está sugerindo que os políticos santarenos, imprensa e outros segmentos façam uma campanha junto ao governo do Estado para que o estádio de futebol de Santarém passe a se chamar Estádio Osmar Simões, santareno que atuou por muitos anos na imprensa local e que se estivesse vivo completaria 100 anos de idade em 2018. Já que nosso estádio pertence ao Governo do Estado do Pará, caberá à Assembleia Legislativa, se for o caso, a mudança da atual denominação.


BOM EXEMPLO
A população não pode ficar só esperando as ações do poder público, tem que ajudar em vários setores para mostrar uma boa educação. O exemplo está sendo dado por algumas pessoas que querem preservar nossas praias. O Catamarã Mataray está dando apoio na limpeza das praias de Alter do Chão, carregando lixo deixado pelos banhistas. Um exemplo a ser seguido.


RETOQUES

Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), seguindo cronograma de entregas do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, estará nesta sexta-feira (18), fazendo entregas simultaneamente em dois bairros da cidade. Às 8h da manhã realiza entregas a 300 famílias atendidas pelo programa no bairro Maicá. E no mesmo dia e horário, estará fazendo a entrega de alimentos a 268 famílias do bairro Pérola do Maicá. * SMT realiza neste sábado (19) uma ação educativa em parceria com a associação de ciclistas de Santarém, um passeio ciclístico para comemorar o dia nacional do ciclismo, com concentração a partir das 18 horas na Praça de Eventos. * A Escola Municipal Santa Cruz, da comunidade Piracaoera de Cima, região de várzea de Santarém é a mais nova contemplada com biofiltro do projeto Escola D’água, desenvolvido pela Ufopa, em parceria com a Prefeitura de Santarém. * O biofiltro é produzido a partir do caulim, uma argila comum na região, popularmente conhecida como tabatinga. O caulim permite a formação da zeólita, um material com estrutura cristalina capaz de reter determinados elementos. Ela funciona como uma peneira molecular e é utilizada industrialmente na composição de detergentes com a função de remover moléculas de gordura, por exemplo. * Esta semana o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está realizando reuniões com as prefeituras de Santarém, Belterra, Alenquer e Curuá, no oeste do Pará, para promover dois projetos, a Rede Simples, que busca facilitar o acesso de empresários a processos burocráticos, e o Prêmio Prefeito Empreendedor (PSPE), que é um reconhecimento nacional para projetos apresentados por gestores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *