Profissionais do HRBA participam de encontro regional do projeto ”Paciente Seguro”

Profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e de outras instituições de saúde da região Norte encontraram-se em Manaus (AM) para integrar um encontro nos dias 16 e 17/8. Cerca de 30 especialistas da cidade, de Boa Vista (RR) e de Santarém (PA) participaram da oficina regional do projeto ‘‘Paciente Seguro’’, realizada na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ). O objetivo foi compartilhar soluções para buscar melhorias na segurança do paciente por meio da mudança de cultura, do aprendizado contínuo e de melhorias nos processos dos hospitais.

A atividade faz parte da iniciativa coordenada pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do ‘‘Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde’’ (Proadi-SUS). Quinze hospitais da rede pública de saúde integram o projeto.

Nas boas-vindas ao evento, o diretor-presidente da FHAJ, Alexandre Bichara, ressalta que a oficina é um avanço tanto para o hospital como para as demais instituições que integram o Paciente Seguro. “Podemos oferecer e receber experiências neste momento de compartilhamento”, salienta.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas percebeu o aprimoramento e o fortalecimento da assistência segura do paciente com o projeto. Com a implantação de metodologias e o engajamento das lideranças foi possível, nos últimos dois meses, realizar a avaliação de risco de lesão por pressão em 100% dos pacientes admitidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto em 24 horas.

Isso significa uma evolução importante nos cuidados preventivos apropriados para evitar ferimentos na pele de pacientes em estado grave. “Sempre vemos essas oportunidades como ações de crescimento para melhora da qualidade, da assistência. É uma oportunidade de avaliar o nosso cuidado, a nossa pós-alta. Sempre trabalhamos com o objetivo de melhorar os serviços prestados dentro do nosso hospital, porque sabemos da nossa responsabilidade em contribuir com o país como um todo”, diz a diretora Técnica do HRBA, Lívia Corrêa e Castro.

O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A líder do projeto pelo Hospital Moinhos de Vento, Elenara Ribas, envolveu atividades práticas, troca de informações e dinâmicas de estímulo à criatividade durante a programação. “Definidas as prioridades, foram criadas ações dentro da realidade e possibilidades de cada hospital. É preciso transformar. Por isso, aprendemos e ensinamos juntos”, conta.

Manaus foi a terceira cidade do país a receber o encontro, que teve suas primeiras edições realizadas em Brasília (DF) e em Santo André (SP). Em setembro, a oficina acontecerá em Natal (RN) e Curitiba (PR).

HOSPITAIS PÚBLICOS DO PARÁ RECEBEM PRÊMIO ”LÍDERES DA SAÚDE NORTE E NORDESTE” NA CATEGORIA ”SUSTENTABILIDADE”

Dois hospitais públicos do Pará foram premiados na noite de quinta-feira, 17, na categoria ”Sustentabilidade” do prêmio ”Líderes da Saúde Norte e Nordeste”. Realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife (PE), a 2ª edição do prêmio homenageou as instituições de saúde e marcas que se destacaram ao longo do ano. Os premiados foram o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, e o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém. Todos atendem 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e estão sob gestão da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, também gerido pela Pró-Saúde, foi reconhecido na categoria ”Gestão de Pessoas”.

HRBA e HPEG fazem parte de diversos projetos de desenvolvimento sustentável no país, entre eles o projeto Hospitais Saudáveis. São também pioneiros no Brasil na elaboração de relatórios de sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI), tendo recebido o selo “Materiality Disclosures”, dirigido a entidades que focam suas ações em práticas que minimizem impactos ambientais, econômicos e sociais.

“A gestão eficiente da Pró-Saúde tem demonstrado que é possível fazer saúde pública com eficiência e qualidade. Hoje, temos orgulho em compartilhar o nosso case, que tem uma gestão baseada na melhoria contínua, na qual priorizamos um atendimento humanizado em prol da recuperação plena de nossos pacientes. Sempre sintonizada com a sustentabilidade, que é um agir consciente em prol de uma melhor qualidade de vida”, destacou o diretor-geral da Pró-Saúde no Hospital Galileu, Saulo Mengarda.

A premiação ”Líderes da Saúde Norte e Nordeste” é realizada desde 2016 pelo grupo Mídia e a escolha dos ganhadores é feita pelo conselho editorial do grupo, com base em votação realizada pelo site e análise de mercado. Este ano, houve um total de 36 premiados. O Hospital Regional do Baixo Amazonas além de conquistar o prêmio deste ano na categoria ”Sustentabilidade”, foi eleito, na 1ª edição da premiação, o melhor hospital público na categoria “Instituição do Ano – Saúde Pública”.

Para o diretor-geral da Pró-Saúde no Hospital Regional do Baixo Amazonas, Hebert Moreschi, a conquista é um motivador a mais para a instituição e para a unidade. “Este reconhecimento traz a responsabilidade de intensificar nosso trabalho na busca da melhoria dos serviços prestados por nossa instituição, bem como na formação de novos profissionais e, também, disseminadores de boas práticas assistenciais”, disse.

O diretor destacou ainda a preocupação da unidade em oferecer um serviço de excelência aos usuários. “Ser referência em qualidade demonstra que a missão proposta pela Pró-Saúde está sendo alcançada e que o compromisso em prestar uma assistência pautada em segurança e qualidade está cada vez mais enraizado na cultura de nossos colaboradores”.

Paulo Czrnhak, diretor Operacional da Pró-Saúde no Pará, e coordenador do programa de Sustentabilidade da entidade no Estado explica que neste ano de 2017, as ações de Sustentabilidade estão em processo de ampliaçao. Agora, todos os seis hospitais públicos geridos pela instituição passam a desenvolver o programa ‘Vida Sustentável’, de forma a terem sua estratégia em sustentabilidade, tendo como base o pilar econômico, social e ambiental. ‘Acreditamos que ao formentarmos uma cultura de sustentabilidade estavamos contribuindo para uma vida mais saudável. O agir sustentável promove a redução de doenças gerando uma melhor qualidade de vida. Em instituições, ela fomenta ações responsáveis e transparentes’, comentou.

HRBA
O Hospital Regional de Santarém foi a primeira instituição pública de saúde da Região Norte a conquistar o certificado “Acreditado com Excelência” da Organização Nacional da Acreditação (ONA). O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde.

De janeiro a julho deste ano, a unidade reaproveitou quase 30 toneladas de lixo. Foram 12 toneladas de papelão, seis toneladas de plástico e quase 800kg de papeis, isopores e tampas de medicamentos. Além disso, 11 toneladas de resíduos orgânicos deixaram de ser destinadas ao aterro sanitário.

HPEG
Unidade de baixa e média complexidade, o Hospital Estadual Público Galileu (HPEG) é retaguarda no atendimento em traumato-ortopedia, clínica médica e cardiologia. É gerenciado pela Pró-Saúde desde sua inauguração, em 2014. Conquistou, em 2016, o selo ONA 1 – Acreditado, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que reconhece que a unidade atende todos os quesitos de segurança do paciente. Realiza uma média de 300 cirurgias por mês e possui taxa de resolutividade de mais de 98%.

Ainda em 2016 tornou-se signatário no Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) e membro do projeto Hospitais Saudáveis, através do qual aderiu ao “Desafio 2020 – A Saúde pelo clima”, onde se comprometeu a diminuir em 20% a emissão de gases do efeito estufa até o ano de 2020.

Fonte: RG 15/O Impacto e Joab Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *