Operação Sorriso em Santarém – Balanço final

Ong transformou a vida de 61 pessoas e realizou mais de 1.400 atendimentos gratuitos

Em sua 11ª passagem pela cidade de Santarém, a ONG Operação Sorriso atingiu números impressionantes: foram realizadas 1.467 consultas especializadas e gratuitas em 163 pacientes triados. Destes, 61 foram selecionados para cirurgia corretiva gratuita de fissuras labiopalatinas. Um deles foi o pequeno Ygor Nascimento, de 1 ano, filho de lavradores, cuja família enfrentou quase 4 dias de viagem de balsa para conseguir participar da missão. Nascido com fenda no lábio e no palato, segundo seu pai, se o garoto não fosse contemplado  com a cirurgia agora, com certeza enfrentaria muita chacota das outras crianças quando começasse a ir para escola. Igor teve o lábio reparado nessa edição e deverá retornar no próximo ano para fechar a fenda palatina.
De 14 a 17 de agosto, os voluntários vindos de diversas regiões do Brasil e de outros países atenderam não só pacientes da cidade de Santarém, mas também de 20 outros municípios paraenses.
No mesmo dia da triagem, aconteceu também a consulta pós-operatória de 1 ano para todos os pacientes operados em 2016. E 40 pacientes não precisarão mais de cirurgias e tiveram alta do tratamento. “O tratamento da fissura palatina requer várias cirurgias em idades diferentes e nesse período, o acompanhamento fonoaudiológico e ortodôntico são indispensáveis para finalizar o tratamento. Por isso, ao dar alta para tantos pacientes de uma única vez, ficamos com aquela deliciosa sensação de dever cumprido”, explica Ana Stabel, diretora-executiva da Operação Sorriso.
Todos os pacientes operados nessa missão retornarão para consultas pós-operatórias de 1 semana – no dia 23 de agosto – e, posteriormente, de 6 meses e de 1 ano.
Além disso, a Operação Sorriso ofereceu gratuitamente o curso “O Paciente Fissurado: Um Olhar Multidisciplinar”, em 14 de agosto, com palestras das áreas de enfermagem, cirurgia plástica, odontologia, anestesia e fonoaudiologia. O evento, que aconteceu no auditório da UEPA (Universidade do Estado do Pará), contou com a participação de mais de 60 alunos universitários e profissionais locais da área da saúde.
“Mais uma vez, todos os órgãos públicos, a Casa da Criança, o Hospital e Maternidade Sagrada Família, e a população de Santarém foram muito solidários. Muitos apoiadores locais contribuíram com doações como brinquedos, alimentos, serviços, entre outros itens”, destaca Ana Stabel.
A volta à cidade de Santarém aconteceu graças ao grande apoio das empresas Azul Linhas Aéreas, Johnson&Johnson, Abbvie, Alfacomputer, Aumund, Bradesco Seguros, Citi, Associação Citi Esperança, Comerc, Cristália, Day Pharma, Eu amo Papelão, F/Nazca Saatchi&Saatchi, Hasbro, Icatu Seguros, Infobip, LDS Church, Medtronic, Pepsico, Rastru, Rei do Malote, Repsol, Rotary Club, Schivartche Advogados, Seteco, Temasek, Way Models, White Martins e Approach Comunicação. Localmente, a Operação Sorriso contou com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde de Pará, Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, Ministério Público do Pará, Albergue Pe. João Mors, Casa da Criança, Sociedade Beneficente São Camilo/Hospital e Maternidade Sagrada Família, a Casa da Criança e os laboratórios Celso Matos e Ciesca. A Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Marinha do Brasil e o Projeto Genoma também são parceiros da organização na cidade de Santarém. Veja a lista completa no site operacaosorriso.org.br
SOBRE A OPERAÇÃO SORRISO
A Operação Sorriso é a maior organização médica voluntária do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente fissura labial (também conhecida como lábio leporino) e fenda palatina. Em 35 anos de atuação, já transformou a vida de mais de 240 mil pessoas.
No Brasil, as ações tiveram início em 1997. Ao longo de 20 anos, mais de 10 mil pessoas foram atendidas em quase 98 mil avaliações especializadas. Mais de 7 mil procedimentos cirúrgicos foram realizados em mais de 5,1 mil pacientes. Tudo gratuitamente, devolvendo funcionalidade e autoestima para milhares de paciente. Neste ano, depois de Santarém, a Operação Sorriso realizará programas humanitários nas cidades de Fortaleza (CE) e Porto Velho (RO).
Fonte: RG 15/O Impacto e Approach Comunicação/Operação Sorriso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *