Campus Juruti da UFOPA recebe R$ 1 milhão de investimentos da Alcoa

Alcoa, líder global da indústria de bauxita, alumina e alumínio, formalizou hoje a doação de R$ 1 milhão à Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) para equipamentos educacionais que serão utilizados no futuro campus em Juruti, onde a Alcoa mantém operações de mineração.

Os equipamentos serão dedicados aos laboratórios dos cursos de Agronomia e Engenharia de Minas, duas áreas que necessitam de mais profissionais qualificados na região. O anúncio, que garantirá melhores oportunidades de preparo da mão de obra local, foi realizado na Reitoria da UFOPA, e também conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Juruti.

A doação marca o início dos cursos de Agronomia e Engenharia de Minas, que começam a ser ofertados em novembro pela UFOPA em Juruti.

Para a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, esta parceria é um marco na história da Universidade. “Parece que estava tudo sincronizado, com tantas coisas positivas ocorrendo ao mesmo tempo, nos esforços para a concretização desta doação. Tivemos, nesta segunda-feira, dia 11, a divulgação das portarias pelo Ministério da Educação, que autorizam a implantação dos cursos no campus de Juruti e em outras cinco cidades. Começar um curso já autorizado representa um ganho muito significativo na história da Ufopa. Esperamos que esta parceria com a Alcoa siga firme para outros projetos, porque a empresa e a Ufopa irão permanecer por muito tempo na região. Parcerias com mútuos benefícios para a sociedade”, enfatiza.

A pró-reitora de Ensino, Aldenira Scalabrin, informou que as últimas definições já estão sendo tomadas para que ocorra, ainda neste mês de setembro, a divulgação do edital do processo seletivo e as aulas iniciem em novembro deste ano, em Juruti e nos municípios de Monte Alegre, Alenquer, Itaituba, Oriximiná e Óbidos.

O campus da UFOPA em Juruti está em construção em terreno doado pela Prefeitura e também está em processo de doação, pela Alcoa, de terreno de 230 mil m² que será destinado a outras estruturas acadêmicas e administrativas, beneficiando todos os alunos da universidade.

A doação anunciada hoje é resultado de um Acordo de Cooperação Financeira entre Alcoa e UFOPA, em parceria com a Prefeitura Municipal de Juruti, e faz parte dos investimentos da empresa na Agenda Positiva. A Agenda inclui 54 ações voluntárias na cidade, das quais 49 já foram concluídas. As iniciativas abrangem obras nas áreas de Educação, Saúde, Segurança, Justiça, Infraestrutura Urbana e Rural, Assistência Social e Cultura.

Para Rogério Ribas, gerente de Assuntos Institucionais da Alcoa Juruti, esse é um dos mais significativos investimentos da Agenda Positiva no município de Juruti. “O potencial de beneficiar gerações de estudantes e formar profissionais capacitados, não somente para trabalhar em Juruti, mas para o mercado de forma geral, multiplica o valor social desse investimento e está totalmente alinhado com os Valores da Alcoa”, comenta. A Alcoa já possui uma excelente parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que já emitiu quase 8 mil certificações em diversos cursos de qualificação de nível técnico e profissionalizante em Juruti. “Nesta parceria com a UFOPA, a expectativa é de ampliar esses benefícios agora para o Ensino Superior em Juruti”, completa.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Alcoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *