Projeto de Prevenção de Incêndio no Centro Comercial será lançado em Santarém

Será realizado nesta quarta-feira (20/09), às 19h30, o lançamento do “Projeto de Prevenção de Incêndio no Centro Comercial”, que consiste na estratégia de evitar sinistros na principal área comercial da cidade, semelhantes às ocorrências em anos anteriores.

Desde 2016, a Associação Comercial e Empresarial de Santarém – ACES, em parceria com a R. Branco Engenharia, Ceuls/Ulbra e 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM), estão executando a primeira etapa do projeto, sendo o mapeamento de seis quarteirões de estabelecimentos comerciais, evidenciando as atuais condições elétricas e áreas construídas em cada ponto comercial. A partir desse levantamento, serão sugeridas as ações que devem ser feitas em cada loja.

A segunda etapa do projeto tem como proposta instalar sensores de fumaça nos quarteirões mapeados, tendo como objetivo facilitar a identificação do foco de incêndio e acesso do Corpo de Bombeiro aos estabelecimentos. Além disso, será elaborado um cronograma de curso de formação de brigadista de incêndio que visa preparar os trabalhadores da área comercial para atuarem na prevenção de incêndio e situações de emergência.

O mais recente incidente ocorreu em agosto de 2016, quando a loja Armarinho Souza foi consumida pelo fogo. O estabelecimento fica localizado na Rua Lameira Bittencourt, esquina com Travessa dos Mártires. Pelo fato das lojas serem próximas uma das outras, as chamas conseguiram atingir outros prédios.

Quarteirões mapeados (entre Avenida Tapajós e Travessa Galdino Veloso)

– Travessa 15 de Novembro

– Travessa 15 de Agosto

– Travessa dos Mártires

Fonte: RG 15/O Impacto e Keliane Sousa/Aces

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *