Coluna Impacto Ed. 1164

DESTAQUE
Felicidade e orgulho. Essas são as palavras que definem o sentimento do jovem Matheus Linhares Teixeira (foto), de 15 anos, o melhor aluno do ensino fundamental em português e matemática na avaliação de 2016 do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae). Matheus estuda na escola estadual Madre Imaculada em Santarém, oeste do Pará, e obteve a pontuação máxima em todo o Estado. A premiação vai ocorrer dia 10 de outubro em Belém. Matheus Teixeira atribuiu a premiação ao esforço dele e dos professores do colégio aonde estuda. Ele conta que português e matemática estão entre suas paixões.


AEROPORTO
Passageiros que desembarcam no Aeroporto de Santarém/Maestro Wilson Fonseca estão contando com um receptivo especial em homenagem ao Festival do Çairé, que acontece de 21 a 25 de setembro. A ação, promovida pela Secretaria de Turismo em parceria com a Infraero, tem ornamentação característica e apresentação de danças na sala de desembarque nos horários de maior movimento: das 09h às 11h; das 14h às 18h e, apenas nesta sexta, dia 22, das 02h às 04h. O Festival do Çairé é uma manifestação religiosa que acontece há mais de três séculos em Alter do Chão. Desde 1999, o evento conta com a participação dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, que disputam a atenção do público.


NOVOS PROFESSORES DA UFOPA
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) nomeou 25 novos professores para atuarem nos campi de Alenquer, Itaituba, Juruti, Óbidos e Monte Alegre. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira, 19, e dentro de no máximo 30 dias os professores devem estar em efetivo exercício. Neste ano, a Ufopa vai ofertar, pela primeira vez, cursos regulares fora da sede em Santarém. Foram criados os cursos de Engenharia de Aquicultura, em Monte Alegre; Administração, em Alenquer; Engenharia Civil, em Itaituba; Engenharia de Minas e Agronomia, em Juruti; Pedagogia, em Óbidos; e Biologia da Conservação e Sistemas da Informação, em Oriximiná. Cada curso irá ofertar 40 vagas.


RONAN LIBERAL JR.
O dia 15 de setembro certamente será muito especial para todos os moradores da comunidade de Boca de Cima do Aritapera, que recebeu uma nova Unidade Básica de Saúde (foto), que irá atender todos daquela comunidade de uma forma mais digna. Em março de 2015, o vereador Ronan Liberal Jr. pediu, através de um requerimento, ao então prefeito Alexandre Von, a construção desta Unidade Básica, pois a população desta comunidade ainda estava sendo atendida na antiga Unidade que foi construída em 1991 pelo ex-prefeito Ronan Liberal. No início deste ano o Vereador voltou à comunidade e as obras ainda estavam paradas. Ele levou essa demanda ao prefeito Nélio Aguiar, que atendeu de imediato e no último dia 15 foi entregue à população a nova Unidade Básica de Saúde da comunidade de Boca de Cima do Aritapera.


REFORÇO POLICIAL
A Prefeitura de Santarém vem a público informar que solicitou e a 6ª Vara Cível e Empresarial da Comarca de Santarém, por meio do juiz Claytoney Passos Ferreira, autorizou reforço policial para garantir a ordem e a segurança, caso algum movimento em protesto venha pôr em prática as interdições planejadas para as Rodovias Fernando Guilhon (acesso ao Aeroporto de Santarém) e Everaldo Martins (acesso à vila de Alter do Chão), durante a realização do Çairé. A Prefeitura agiu de forma preventiva nesta solicitação para garantir o direito de ir e vir e evitar transtornos para toda a população e para os turistas que visitam a cidade nessa época de festa.


BOA AÇÃO
O Comitê de Humanização do Hospital Regional do Baixo Amazonas realizou a entrega de 334 peças de roupas e objetos à Creche Seara. A entidade utilizou a doação em um bazar, que aconteceu na quarta-feira (20), para arrecadar recursos para a manutenção dos trabalhos realizados em Santarém. A “Ação do Bem” faz parte da programação de aniversário de 50 anos da instituição. A Creche Seara é uma organização não governamental que atua há 38 anos recuperando a nutrição de crianças de baixo peso provenientes de famílias de baixa renda, resgatando adolescentes que se encontram em vulnerabilidade social na periferia da cidade e atendendo famílias carentes, em um trabalho de assistência e empoderamento social. Atualmente a entidade atende 145 crianças.


COMEMORANDO
O eficiente e competente advogado e articulista do Jornal O Impacto, Eduardo Fonseca (foto) está completando 65 anos nesta sexta-feira, dia 22 e comemora a data ao lado de seus familiares e amigos mais chegados em ritmo de Çairé. Parabéns, nobre amigo, pela tão importante data.


RETOQUES

A coluna parabeniza o empresário Miguel Miranda e seu filho Márcio Miranda (foto), destacados aniversariantes da próxima semana, que festejam em dose dupla. Parabéns meu irmão e meu sobrinho. * Definido pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santarém e, a partir de outubro as sessões do Legislativo serão à tarde. Possivelmente das 16 às 19 horas. * Vereador Jardel Guimarães, em contato com a coluna, solicitou a presença do PROCON na vila balneária de Alter do Chão, para inibir os preços abusivos neste período de grande manifestação cultural e religiosidade. * Uma parceria da Receita Federal com o Iespes, firmado na quarta-feira, inaugurou o primeiro Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal em Santarém, mais conhecido como NAF, projeto desenvolvido com o objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo, através dos alunos dos Cursos de Ciências Contábeis e de Comércio Exterior. * A coordenação do Programa Ouvidoria Itinerante, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está em Santarém, reunindo-se com gestores, professores, técnicos e o corpo de apoio das escolas atendidas pela 5ª URE para repassar informações sobre direitos e deveres dos servidores, além de fazer um levantamento sobre as principais demandas. A programação encerra nesta sexta-feira, 22, está sendo realizada no auditório do campus local do IFPA. * A coluna deseja uma boa festa do Çairé a todos seus leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *