Tucuxi é tricampeão do Festival dos Botos

Com a vitória, o boto cinza consagrou-se tricampeão, e de quebra desempatou o placar e agora tem um título a mais que o rival.

A disputa foi bastante concorrida, com diferença de apenas um ponto, o Tucuxi venceu o boto Cor de Rosa.

No sábado à noite vai ter festa da vitória no Barracão do Boto Tucuxi, em Alter do Chão.

FIQUE POR DENTRO: Há seis anos Jackson Duarte, 21 anos, divide a arquibancada com centenas de torcedores do boto cor de rosa. Este ano ele chegou cedo para ver o espetáculo. A cada item apresentado o estudante não conseguia se conter. A “Arte do Som” tema defendido pelo Rosa, seguiu todo o ritual da cultura cabocla, com ritmo de carimbó. O boto sacudiu o lago, com cores e muito rebolado. Rainhas deram um espetáculo à parte. Mas, o boto não perdeu a tradição e jogou todo o seu charme para seduzir os visitantes.

A disputa entre Cor de Rosa e Tucuxi existe há dezoito anos. Enquanto o Rosa se apresentava, Daniele Feitoza, 37 anos, ficava quietinha assistindo. Qualquer reação poderia prejudicar o Tucuxi, o boto que ela admira desde 1997 quando ainda era apenas atração do Sairé. Para a dona de casa, a espera pela apresentação valeu a pena. O tucuxi entrou em cena mostrando a “Expressão do Sairé” e reforçando a cultura indígena.

O espaço dos espetáculos lotou no dia do festival. Nativos se misturavam a estrangeiros e também aos turistas de várias regiões do Pará. E na Praça do Sairé, a briga é certa. Não pode ficar em cima do muro não! A disputa é oficial, organizada. E cada detalhe conta ponto. Jackson e Daniele enquanto assistiam os botos, também eram observados pelos jurados, como galera.

No final, o choro emocionado de quem perdeu a disputa e, também, de quem ajudou o Tucuxi a chegar no Tricampeonato.

O boto cinza, encantou ao chamar atenção para a preservação da Amazônia.

Toda a estrutura montada pela Prefeitura e Coordenação dos Botos funcionou de forma eficiente.

Este ano, o espaço onde ocorre a apresentação das danças e o festival dos  botos ganhou reforço na estrutura. Começou com o muro que permitiu, além de um melhor visual, maior segurança às pessoas que foram para prestigiar os eventos realizados durante todo o período da festa. Para esse trabalho, foi disponibilizado por Emenda Parlamentar do Deputado Francisco Chapadinha (Podemos-PA), o valor estimado a R$ 1 milhão e 150 mil, que também serão gastos em serviços como construção de palco (312, 61m2), 02 camarins, banheiros, depósito, área de circulação interna de 132 m2, previstos para reiniciarem ainda esta semana.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom e PMS

O Tucuxi foi o campeão do 19º Festival dos Botos do Çairé. O resultado foi divulgado no final da tarde desta segunda-feira (25), no Lago dos Botos. A agremiação trabalhou o tema “A expressão do Çairé”, mostrando origens antes da chegada dos jesuítas a Santarém. Este é o décimo título do Tucuxi.

A soma da pontuação dos jurados foi de 475,5, um a mais do que Cor de Rosa, que ficou com 474,5 pontos.

Foram encenadas a lenda da cobra grande, foram mostrados personagens e alegorias de destaque, como o curandeiro, a rainha da festa no barracão com mastros, canoa com imagens de Nossa Senhora da Saúde. Também foi valorizada a produção de mandioca, farinha, entre outros alimentos regionais. A Rainha do Lago Verde entrou em cena com um cardume de botos representando a protetora dos animais marinhos. Ao final, a sedução foi interpretada pela primeira vez dentro da água, num recipiente posto numa estrutura para que coubessem o boto homem encantador e a cabocla borari.

Foram avaliados 16 itens: Apresentador, Cantador, Rainha do Çairé, Cabocla Borari, Curandeiro, Rainha do Artesanato, Boto Homem, Encantador, Boto Animal Evolução, Rainha do Lago Verde, Carimbó, Organização do Conjunto Folclórico, Alegorias, Letra e Música, Ritual, Torcida, Sedução.

RG 15 /  O Impacto, com informações da Ascom/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *