Ufopa lança edital para processo seletivo do Mestrado em Educação

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), torna público o edital 001/2017, com as normas para ingresso no curso de Mestrado Acadêmico em Educação, ano letivo 2018.

O curso caracteriza-se pela pluralidade de abordagens na compreensão da situação educacional, reunindo professores de diversas áreas de conhecimento e tendo na formação docente o eixo integrador das suas linhas de pesquisa. A qualidade do curso foi recentemente comprovada com a atribuição da nota 4, pela Capes.

Serão oferecidas 25 vagas, sendo 9 vagas para a linha de pesquisa 1: “História, política e gestão educacional na Amazônia” e 16 vagas para a linha de pesquisa 2: “ Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias”, distribuídas entre os docentes permanentes do Programa.

As inscrições serão exclusivamente on-line, na página do Programa de Mestrado, no período de 30 de setembro a 29 de outubro de 2017.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES DE SELEÇÃO PARA TURMA 2018 DO MESTRADO PROFISSIONAL EM FÍSICA

Estão abertas até o dia 1º de outubro as inscrições para o processo seletivo de ingresso no curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) é um dos polos nacionais de oferta do curso e realizará, em Santarém, todas as etapas de seleção para a turma 2018 do mestrado. Para o polo Ufopa, estão sendo ofertadas 10 vagas. As normas gerais do processo seletivo estão disponíveis no edital nacional do MNPEF. Já as normas complementares podem ser acessadas no edital do polo Ufopa, elaborado pela comissão local de seleção.

Inscrições – Serão realizadas exclusivamente online, através da página http://www.sbfisica.org.br/mnpef. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível no endereço eletrônico e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00.

Podem participar docentes do Ensino Médio e Superior que atuem na disciplina de Física e docentes do Ensino Fundamental que trabalhem com a disciplina de Ciências. Os candidatos devem ser portadores de diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), ou estudantes do último semestre desses cursos.

Etapas da seleção – O processo seletivo será realizado em duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira consiste na realização de uma prova escrita nacional, elaborada pela comissão nacional de seleção, que será aplicada em Santarém no dia 22 de outubro de 2017, às 13h (horário de Brasília). Os nomes dos candidatos classificados na primeira etapa serão divulgados no dia 3 de novembro.

A segunda etapa da seleção será uma prova de defesa de memorial, a ser realizada pela Comissão de Seleção do Polo Ufopa, em data ainda não definida. Os candidatos classificados na primeira etapa do processo seletivo deverão comparecer à secretaria do Polo Ufopa até o dia 6 de novembro para a apresentação e entrega dos seguintes documentos:

  1. a) cópia de documento de identificação e CPF;
  2. b) cópia de diploma de curso de graduação (frente e verso) ou declaração oficial de colação de grau ou comprovante de matrícula em semestre final de curso;
  3. c) cópia do histórico escolar de curso de graduação;
  4. d) cópia de comprovante de que está em efetivo exercício de docência em Física na educação básica ou no ensino superior ou em Ciências no ensino fundamental;
  5. e) memorial, constituído de exposição escrita sobre sua trajetória profissional e um plano de trabalho para o mestrado.

Todos os documentos deverão ser entregues em cópia simples, mediante a apresentação dos originais para conferência. Caso o candidato não possa comparecer ao polo para a apresentação dos documentos solicitados, ele poderá fazê-lo por meio de um representante legal ou encaminhando cópias autenticadas dos documentos solicitados. A secretaria do polo Ufopa fica localizada na sala do Profmat/MNPEF, prédio H, unidade Rondon (Av. Marechal Rondon, s/n), em Santarém.

Sobre o curso – O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um curso em rede nacional organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e congrega polos em diferentes instituições de ensino superior (IES) do País. Esses polos oferecem o curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. O MNPEF é coordenado por uma Comissão de Pós-Graduação, que designa a Comissão de Seleção Nacional para dar andamento ao processo nacional, que ocorre em consonância com as coordenações dos polos, que designam comissões de seleção locais dos polos.

Mais informações: na página nacional do MNPEF e na página do Polo Ufopa.

Contatos: através do e-mail mnpef.ufopa@gmail.com.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Ufopa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *