Diretor do Cemaden realiza palestra sobre gestão de riscos a desastres naturais, dia 9, na Ufopa

O curso de Ciências Atmosféricas da Ufopa promove na próxima segunda-feira, 9 de outubro de 2017, pela manhã a palestra “O Papel do Cemaden no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais”, a ser ministrada pelo diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Osvaldo Luiz Leal de Moraes. Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a palestra será realizada, a partir das 9 horas, no auditório Pérola do Tapajós, anexo à Unidade Amazônia, Campus de Santarém.

Organizada pelos professores Cintya de Azambuja Martins, Rodrigo da Silva, Julio Tóta e Gabriel Brito Costa, atual coordenador do Bacharelado de Ciências Atmosféricas do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), a palestra visa a divulgar a importância de se ter uma boa previsão de eventos extremos e desastres naturais, bem como conhecer a atuação do Cemaden em disseminar conhecimentos sobre a prevenção de acontecimentos de eventos extremos de grande escala que afetam a região amazônica.

Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-doutorado no Atmospheric Sciences Research Center da State University of New York (SUNY), Osvaldo Luiz Leal de Moraes é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ocupa o cargo de diretor científico da Sociedade Brasileira de Meteorologia. Representante brasileiro no Comitê de Especialistas de Meteorologia do Mercosul para a criação do Centro de Meteorologia do Mercosul, Osvaldo Moraes atua na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia. O pesquisador foi coordenador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e dos Programas de Pós-Graduação em Meteorologia e em Física da UFSM.

Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Cemaden tem como objetivo principal realizar o monitoramento e emitir alertas de desastres naturais que subsidiem salvaguardar vidas e diminuir a vulnerabilidade social, ambiental e econômica decorrente desses eventos. O Centro foi criado em julho de 2011 com intuito de, em parceria com várias instituições, implementar, complementar e consolidar a rede de instrumentos meteorológicos, hidrológicos e geotécnicos para monitoramento ambiental.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Ufopa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *