Sessão especial homenageia crianças na Câmara Municipal

Esta foi a primeira vez que a Câmara de Vereadores de Santarém realizou uma sessão especial dedicada às crianças.

O mundo colorido e divertido da criançada foi retratado na tarde de terça-feira (10/10) no plenário Vereador Benedito Magalhães. De autoria do democrata Tadeu Cunha, a sessão especial alusiva ao “Dia das Crianças” foi uma oportunidade para se refletir as políticas voltadas para o público infantil em Santarém. “A criança vai ser o nosso futuro. É o momento de trazê-la para o parlamento. É mostrar os contrastes sociais que existem na nossa vida, e para a criança não é diferente”, destacou Tadeu, que presidiu a sessão.

O parlamentar pediu logo no início dos trabalhos um minuto de silêncio em respeito às vítimas, na maioria crianças, da tragédia na cidade mineira de Janaúba, onde na última quinta-feira (05/10) um vigia de uma creche ateou fogo em alunos, professoras e em si mesmo.

O vice-líder do governo na Casa, que é presidente da Comissão de Saúde, enfatizou que têm sido feitas reivindicações para que a criança receba um atendimento digno desde o ventre da mãe. “A gente tem essa preocupação, e trazer a criança para que exerça coisas de criança é saúde, é social”.

Entre as instituições convidadas, a Creche SEARA foi um dos destaques. Há 38 anos desenvolvendo atividades que dão dignidade não somente a crianças, mas à família como um todo, a instituição é referência no atendimento infantil em Santarém. “O atendimento é pedagógico, dá assistência social, saúde, nutrição, e também com a família, que fortalece todas as nossas ações. O objetivo da SEARA é a promoção da vida, e propiciar que as crianças se desenvolvam integralmente em todos os seus aspectos, para que possam ser construtores da própria história e tenham sonhos, sejam cidadãos felizes”, enfatizou a coordenadora administrativa da SEARA, Maria Aparecida Souza Nogueira, que compôs a mesa oficial.

A Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) do bairro Aeroporto Velho também participou. Elana Melo Pimentel, uma das pedagogas da instituição, observou que “é um trabalho desafiador porque dentro da instituição encontramos famílias desestruturadas, crianças com duas convivências, situações sociais. Dessa forma, nós, enquanto pedagogos, trabalhamos não somente a parte pedagógica, mas o social também”.

Mudando apenas de lugar e contexto, desafios têm sido enfrentados, no âmbito da educação infantil, na comunidade Igarapé da Praia, onde de acordo com pronunciamentos dos vereadores Tadeu Cunha (DEM) e Jandeilson Pereira (PSDB), na sessão da última segunda-feira (09/10), alunos da Escola Municipal Nossa Sra. da Saúde estariam assistindo à aula em um barracão. Situação confirmada por Neuziane Pereira Mota, de 11 anos de idade. Ela e outros alunos do educandário estiveram na sessão. “É muito calor. É muito difícil estar estudando assim desse jeito. Quando chove pinga em nós, molha nossos cadernos”, lamenta.

Participaram ainda representantes da Pastoral do Menor, da Casa Azul, da APAE, onde são atendidas crianças como o Victor Gabriel Figueira Gomes, de 11 anos, que tem múltiplas deficiências em decorrência de uma paralisia cerebral. “Cada dia que passa, por menor que seja o desenvolvimento, para nós que cuidamos é um grande avanço”, disse, emocionada, a avó do menino, Dona Elizete Maria da Silva Figueira, de 50 anos, que cuida dele desde os seis meses de idade.

Victor foi uma das crianças homenageadas na sessão. Por diferentes motivos de destaque, alguns dos pequenos presentes no evento receberam diploma.

Além das instituições, a Prefeitura de Santarém foi representada na ocasião pela secretária de Trabalho e Assistência Social e primeira-dama do município, Celsa Maria Gomes de Brito Silva. Ela destacou que a SEMTRAS tem desenvolvido um trabalho com o público infantil, especialmente, nos Centros de Referência de Assistência Social. “Nós temos oito CRAS no município. Temos várias atividades com as crianças nesses centros, fazendo o fortalecimento de vínculos, junto com o facilitador de esporte e artes, dando uma boa formação para essas crianças”.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/CMS

 

Um comentário em “Sessão especial homenageia crianças na Câmara Municipal

  • 12 de outubro de 2017 em 22:22
    Permalink

    Parabéns pela excelente matéria!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *