PF deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas em aeroportos

Entorpecente saia de Santarém e Manaus com destino a várias cidades do Brasil.

                A Delegacia de Polícia Federal de Santarém, juntamente com o Ministério Público do Estado do Pará e a Superintendência de Polícia Federal do Amazonas, deflagrou na manhã de hoje a Operação GREEN LOAD, que teve como objetivo o combate a uma quadrilha que mantinha um sofisticado esquema de transporte de skunk, droga também conhecida como “Super Maconha” em aeroportos. O entorpecente saia de Santarém e Manaus com destino a várias cidades do Brasil.

Operação acontece em Santarém e Manaus, onde estão sendo cumpridos mandados de prisão preventiva, mandados de busca e apreensão e mandados de condução coercitiva

                As investigações começaram há alguns meses, durante as quais foram realizadas apreensões de maconha em Santarém, Manaus e em Guarulhos/SP, totalizando cerca de 367,978 Kg da droga. Também foi descoberto que a quadrilha aliciava pessoas com acessos a empresas de transporte aéreo, facilitando assim a passagem de cargas suspeitas e burlando a fiscalização. Através de levantamentos feitos pela Polícia Federal, estima-se que cerca de 5 toneladas dessas cargas foram movimentadas pelos aeroportos onde a quadrilha atuou no período de um ano.

                A operação acontece simultaneamente nas cidades de Santarém/PA e Manaus/AM onde estão sendo cumpridos 9 mandados de prisão preventiva, 10 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de condução coercitiva, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal de Santarém (Justiça Estadual).

Arma apreendida pela Polícia Federal

                A operação foi batizada com o nome de Green Load (carga verde) em referência a cor da droga derivada da maconha (skunk) que era transportada como carga pelas empresas de transporte. Por ser de origem vegetal, o skunk possui uma cor esverdeada e tem grande aceitação no mercado ilícito de entorpecentes. O nome também faz referência a “Sinal Verde”, pois os traficantes buscavam livre trânsito das cargas nos aeroportos.

                Com a intensificação dos trabalhos em Santarém foi possível realizar grandes apreensões de drogas que passavam pela cidade, tanto por via aérea como por via fluvial. Só este ano de 2017 a Polícia Federal apreendeu cerca de 28Kg de cocaína e 554Kg de maconha, totalizando mais de 580Kg de entorpecentes que tinham a cidade como rota.

Fonte: RG 15/O Impacto, com informações da PF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *