Com mais de mil metros, o Juá é a praia destaque deste final de semana

Localizada entre as praias Salvação e Maria José, a Praia do Juá encanta seus visitantes pelas seus mais de mil metros de faixas de areias brancas e uma faixa de espelhos d’água, que liga o Rio Tapajós ao belíssimo e encantador Lago do Juá. A praia está distante cerca de 7,3 Km da área urbana, sendo 2,8 Km de distância da intercessão da Rodovia Santarém-Cuiabá e Rodovia Fernando Guilhon (pavimentada) até a entrada da Rua E (bairro Elcione Barbalho), 2,5 Km pela Rua E até a Praia do Maracanã (pavimentada), e mais 2,0 Km de estrada de chão até a Praia do Juá. A praia conta com estrutura mínima que atende somente a necessidade dos moradores locais e proprietários de barracas que utilizam a estrutura para passar o final de semana com a família.

Juá é uma praia de comunidade pesqueira que comercializa seus produtos nas feiras e mercados da cidade, e é possível apreciar o trabalho diário dos pescadores da comunidade na praia e no Lago do Juá. Na praia já aconteceu dois importantes festivais o “Festival da Rabeta” e o festival gastronômico denominado de “Festival do Aracu” eventos que não são mais realizados, pela falta de energia elétrica na praia, que por conta disso, somente três famílias moram na praia, das 24 barracas que a praia possui.

Para se chegar a praia do Juá precisa-se agendar antecipadamente, com a Associação Comunitária do Juá, pois, entre o Juá e a Praia Salvação tem uma faixa de espelho d’água que mesmo no período da seca é mais seguro atravessar de bajara, podendo agendar também, o Barracão Comunitário que pode ser utilizado pelos visitantes e turistas, mas precisa de contato antecipado para que a Associação prepare o ambiente para o uso.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS

2 comentários em “Com mais de mil metros, o Juá é a praia destaque deste final de semana

  • 4 de novembro de 2017 em 11:04
    Permalink

    VERDADE ESTE PEQUENO TÍTULO CORRESPONDE A 10 % DA OCUPAÇÃO E É FALSO PORQUE FOI MONTADO ENCIMA DO TITULO FALSO DO ZÉ MESSIAS LÁ DO MARACANÃ. NÃO VALE NADA POR ISSO QUE NINGUEM TIROU O PESSOAL DO MARACANÃ. SÓ QUE O PREFEITO FICA CHAMANDO A POLICIA PARA IR LÁ RETIRAR O POVO, PORÉM LÁ TEM MAIS DE 15 MIL PESSOAS MORANDO, E ESTE PREFEITO SÓ TÁ SE QUEIMANDO, PORQUE REALMENTE A ÁREA É PÚBLICA E SEM DOCUMENTO, ATÉ MESMO A ÁREA QUE A BURITI DESMATOU ILEGALMENTE É PÚBLICA TAMBÉM..

    Resposta
  • 4 de novembro de 2017 em 10:44
    Permalink

    EXISTEM MAIS DOIS ACESSOS ATRAVÉS DO BAIRRO DO JUÁ, ONDE MAIS DE TRES MIL FAMÍLIAS MORAM. ENTRAR EM FRENTE AO RESIDENCIAL SALVAÇÃO E DESCER POR 3 MIL METROS.
    AGORA VAMOS FALAR NA TENTATIVA DE GRILAGEM DESTAS TERRAS POR PARTE DO CARTÓRIO SIROTHO E FAMÍLIA CORREA. A OCUPAÇÃO DO JUÁ EM UMA PEQUENA PARTE DE 100 METROS DE FRENTE POR DOIS MIL METROS DE FUNDO TEM UM DOCUMENTO SEM ORIGEM QUE CHAMAMOS DOCUMENTO PODRE E ALÉM DO MAIS OS CORREAS QUE ALEGAM A POSSE NUNCA EXERCERAM ESTA POSSE. AS DUAS LIMINARES DEVEM URGENTEMENTE SER CANCELADAS PORQUE A OCUPAÇÃO DO JUÁ TODA INSIDE SOBRE TERRAS PÚBLICAS E A FAMÍLIA CORREA COM A BURITI QUER GANHAR NA MÃO GRANDE. JÁ O EMPREENDIMENTO CISA SALVAÇÃO IMOBILIARIA TAMBÉM DA FAMÍLIA CORREA VENDEU MUITAS ÁREAS PÚBLICAS COMO O RESIDENCIAL SALVAÇÃO E O SHOPING DE SANTARÉM, TODAS ÁREAS PÚBLICAS QUE PRECISAM SER INVESTIGADAS E RESSARCIDAS AO PATRIMONIO PÚBLICO.
    PARA QUE O PREFEITO NELIO NÃO SE MOSTRE ENVOLVIDO NESTE ESQUEMA DE GRILAGEM DE TERRAS SERIA BOM ELE VOLTAR ATRÁS E CONSOLIDAR O BAIRRO FAZENDO UM ESTUDO SÉRIO PARA MANTER 250 METROS DE ÁREA PRESERVADA DESTA PRAIA, E TAMBÉM USAR ESTE CRITÉRIO PARA A PRAIA DO MARACANÃ ONDE AS BARRACAS ESTÃO POLUINDO O RIO.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *