Operação da Polícia Civil prende falsificadores de diplomas na Semed

Três pessoas foram presas em uma Operação da Polícia Civil, juntamente com o Ministério Público estadual, que foi deflagrada na manhã de terça-feira (21) em Santarém, relacionada à falsificação de diplomas na Secretaria Municipal de Educação de Santarém. A operação é denominada “Apate” e cumpriu três mandados de prisão temporária, nove mandados de condução coercitiva e 14 mandados de busca e apreensão. APATE, na mitologia grega, era um espírito que personificava o engano, o dolo e a fraude.

Dos 14 mandados de busca e apreensão, um teve como alvo a casa do chefe de gabinete do prefeito Nélio Aguiar, Erasmo Maia. A esposa dele, Flora Aparecida, é acusada de envolvimento no esquema dos diplomas falsos na Semed.

As três pessoas presas na Operação Apate, foram: Andreia Vasconcelos (UMEI/Espaço de Educação Infantil/Área Verde), Sandra Eli Campos e Selma Campos Teixeira.

ENTENDA O CASO: Em outubro deste ano, nove servidores (professores) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) foram denunciados por estarem trabalhando no órgão de educação com diplomas falsificados. O prefeito Nélio Aguiar mandou apurar a denúncia e foi constatado que nove professores apresentaram diplomas falsos quando foram se cadastrar no órgão. Imediatamente o Prefeito mandou que a titular da Secretaria Municipal de Educação, Marluce Pinho, tomasse as providências cabíveis.

As duas pessoas presas foram levadas para a Seccional de Polícia Civil. A operação da Polícia Civil é contra uma quadrilha que vendia diplomas falsos, em média por R$ 1.800,00. Os crimes são de corrupção, formação de w2uadrilha e falsificação de documentos.

Durante as investigações emergiram evidências da existência de uma associação criminosa que atuava na Secretaria Municipal de Educação com a finalidade de venda de cargos públicos, mediante utilização de documento falso. Mais informações serão prestadas durante uma coletiva de imprensa que ocorrerá na seccional de polícia, após o cumprimentos das diligências.

NOTA DA SEMED:

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), esclarece que a busca e apreensão realizada na manhã desta terça-feira (21) no prédio da Semed, refere-se ao uso de diplomas falsos por servidores. Ressalta-se que foi a Semed que identificou os documentos falsos, exonerou os servidores envolvidos e informou o caso ao Ministério Público Estadual e à Polícia Civil para as devidas apurações. Por fim, a Semed informa que está colaborando para as investigações.

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Operação da Polícia Civil prende falsificadores de diplomas na Semed

  • 22 de novembro de 2017 em 06:16
    Permalink

    Parabéns. Polícia Civil no combate esse cancer da corrupção nos órgãos públicos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *