Associação Comercial e moradores declaram apoio ao prefeito de Senador José Porfírio

A ida de uma comitiva do município de Senador José Porfírio à capital do estado, Belém, no último dia 29 de novembro, para participar de um Encontro Acadêmico nas dependências da Universidade Federal do Pará (UFPA), gerou muitas polêmicas nas redes sociais, contra o prefeito Dirceu Biancardi. Diante da situação, os moradores do município de Senador José Porfírio, bem como a classe empresarial, saíram em defesa do Prefeito e se manifestaram através de Notas. Veja abaixo as notas das duas classes:

CARTA ABERTA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL INDUSTRIAL E AGROPASTORIL DE SENADOR JOSÉ PORFIRIO – ASCIASP
Nós, membros da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL INDUSTRIAL E AGROPASTORIL DE SENADOR JOSÉ PORFÍRIO – ASCIASP, viemos através desta, manifestar nosso total apoio ao Prefeito do município de Senador José Porfírio, Dirceu Biancardi, que atendendo a pedidos da população, viabilizou a ida de um grupo de 40 representantes deste município que desejavam participar do Encontro Acadêmico, realizado no dia 29 de Novembro, em Belém, na Universidade Federal do Pará.
O encontro reuniria pesquisadores que debateriam o projeto “Volta Grande”. O senhor Dirceu Biancardi acompanhou o grupo com o objetivo de utilizar sua autoridade de Prefeito validar a luta do povo de Senador José Porfírio, que deseja ser ouvido, que não aceita interlocutores ou mediadores nesta discussão.
Mas ao chegar neste evento, tivemos nosso direito de expressão negado, pois o debate foi suspenso. O povo de Senador José Porfírio, que estava representado por aquela comissão, sentiu -se desrespeitado por que foi negado para nós o canal para apresentarmos a nossa realidade, nosso ponto de vista, que convivemos com os problemas sociais e econômicos e vemos neste projeto a chance de dias melhores.
Nos orgulhamos do nosso Gestor, que lutou pela população e agora vem sendo julgado de forma errônea por pesquisadores, político e população acadêmica. Pessoas que não fazem ideia do problema que passamos.
Aqui fica nosso apoio ao Prefeito e aos integrantes deste grupo que bravamente foram defender nossos interesses.
Assinado,
Raimunda Barbosa Silva
Presidente da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL INDUSTRIAL E AGROPASTORIL DE SENADOR JOSÉ PORFIRIO – ASCIASP

NOTA DOS MORADORES EM FAVOR DA PREFEITURA

Moradores declaram apoio à Prefeitura de Senador José Porfírio

A prefeitura de Senador José Porfírio recebeu no início da tarde de quinta (30), uma nota dos moradores da região onde será implantada a Mineradora Belo Sun. Na nota as lideranças comunitárias relatam apoio ao prefeito Dirceu Biancardi que vem sendo duramente atacado nas redes sociais, por pessoas ligadas à ONGs e ambientalistas que são contrários ao projeto Volta Grande.

Segue a nota na íntegra.

Manifesto de Repúdio:

As comunidades da Ilha da Fazenda, Ressaca, Galo, Itatá e Salu de Almeida, do Município de Senador José Porfírio, bem como as Associações de agricultores da Volta Grande do Xingu e comercial de Senador José Porfilio, grupo de mulheres e Indígenas desaudeados da Volta Grande do Xingu; se uniram todos para vir a público, manifestar seu repúdio aos ataques covardes sofrido nas mídias sociais por seus representantes que estiveram no Seminário da UFPA denominado “As Veias Abertas do Rio Xingu” onde supostamente se rebateria o Projeto Volta Grande de Mineração. Tais postagens mentem ao afirmar que nossos representantes impediram a realização do seminário através de ações truculentas, já que o que ocorreu foi justamente ao contrário: Após serem surpreendidos pela presença dos representantes das comunidades mencionadas e os reais interessados no assunto; não permitiram nossa palavra, contrariando o próprio estudo, do qual afirma ter se baseado em entrevista com moradores impactados e representantes da mineradora Belo Sun. Além das mentiras exposta, houve grande desrespeito a população local, proferindo injurias como nos chamar de fascistas, bandidos, assassinos, dentre outras ofensas.

Ocorre que os organizadores do encontro parecem não aceitar opiniões contrárias às suas e de forma soberba destrataram nossos colegas. Pedimos aos senhores um pouco mais de respeito, caso não saibam, o Pará é formado por um povo humilde, trabalhador e sofrido, porém corajoso. Não somos nenhum faroeste, a única arma levada a tal evento, foi a nossa voz, que nem sequer foi ouvida.

Não é justo que tratem de nossas riquezas e de nosso futuro sem saber nossa opinião, vocês não são nossos donos. Pedimos então que coloquem suas mãos na consciência e reflitam sobre que dizem.

Lideranças comunitárias do alto Xingu

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *