Duciomar e sua esposa saem de presídio e passam à condição de prisão domiciliar

A Justiça atendeu a um pedido da defesa do casal, que alegou motivos de saúde. Elaine estaria grávida. Já o problema de Duciomar Costa não foi divulgado. Casal será monitorado eletronicamente.

O ex-senador pelo Pará em 2002 e ex prefeito de Belém Duciomar Costa, preso na operação “Forte do Castelo” da Polícia Federal junto com outras três pessoas, foi liberado da prisão por volta de 11h35 deste sábado (2). Ele deixou de carro o presídio Anastácio das Neves, em Santa Izabel, na região metropolitana de Belém.

Quando a Justiça Federal converteu a prisão temporária dele e da esposa em prisão domiciliar era por volta das 19h desta sexta-feira e Duciomar passou a noite em uma cela de 2×3 metros em Americano. Ele dividiu espaço com outros quatro presos e tinha uma TV e um ventilador.

A Justiça atendeu a um pedido da defesa do casal, que alegou motivos de saúde. Elaine estaria grávida. Já o problema de Duciomar Costa não foi divulgado. O mesmo juiz que assina a decisão também aceitou o pedido do Ministério Público Federal de que o casal fosse monitorado eletronicamente.

“Nas investigações, todos os endereços indicados por eles eram endereços em que eles não moravam. Isso indica que é necessário um permanente monitoramento eletrônico pela Justiça”, diz o procurador da República Alan Mansur

Na casa dele foram encontrados 210 mil em espécie, em moeda nacional e estrangeira. Também foram presas a mulher, a cunhada e um ex assessor de Duciomar, Délcio de Oliveira, que é sócio de uma das empresas investigadas.

Segundo as investigações, Duciomar Costa comandava uma organização criminosa que tinha como objetivo fraudar licitações da Prefeitura de Belém. Indiretamente ele seria o dono de empresas que venciam as concorrências. Os desvios chegaram a mais de 400 milhões de reais, dinheiro com o qual seria possível pagar quatro vezes o valor das obras do Portal da Amazônia.

Para o Observatório Social de Belém, a prisão dos envolvidos é o caminho inicial para que o dinheiro seja recuperado.

O ex-assessor e a cunhada de Duciomar continuam presos e devem passar por uma audiência de custódia nessa segunda-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *