Óbidos: SEMMA apreende 11 quelônios e 9kg de carne de capivara

A apreensão ocorreu após fiscais da secretaria de meio ambiente receberem uma denúncia anônima.

Agentes de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), e policiais da 29º Companhia Independente de Polícia Militar (29º Cipm), realizaram ação integrada na manhã de segunda-feira (4), que resultou na apreensão de 11 quelônios e 9 kg de carne de capivara.

A apreensão ocorreu após denúncia anônima, que indicou o transporte dos quelônios e da carne de animal silvestre, em uma bajara que saiu da comunidade Trindade, localizada na margem direita do rio Amazonas em frente a cidade de Óbidos,no oeste do Pará.

Três homens ocupavam a embarcação no momento da abordagem. Durante a averiguação foi descoberto que os animais e a carne de caça haviam sido trazidos da comunidade Mondongo por um dos ocupantes. A moto utilizada no transporte até a comunidade Trindade, também estava na embarcação.

Pego em flagrante, o trio foi encaminhado para a sede da Semma onde foi aberto um procedimento e lavrado o auto de infração.

“Foi dado perdimento tanto nos quelônios como na carne da caça. Eles [ocupantes da embarcação] foram conduzidos até a secretaria de meio ambiente para prestar esclarecimentos, e foram tomadas as providências cabíveis. A multa correspondente a cada quelônio no valor de quinhentos reais, e por quilo de animal silvestre, também quinhentos reais”, disse Ednildo Queiroz, secretário de Meio Ambiente.

Após os procedimentos administrativos da Semma, o trio foi encaminhado para a Polícia Civil. Os quelônios foram soltos em uma área de segurança. A carne foi doada para instituições de caridade.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *