Major Tarcísio: “Combate à criminalidade se faz com policiais capacitados”

Coordenador da Formação de Praças diz que novos PM’s  estarão preparados para atuar contra criminalidade.

O ano de 2017 é para ficar marcado na história da Polícia Militar do Oeste do Pará. As inúmeras capacitações e formações; implantação do 35º BPM, também da 2ª Companhia Independente de Missões Especiais (2ª CIME) e da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) são exemplos da implementação de estratégias eficazes de combate a criminalidade, que cresce a cada dia.

Dentro destas ações, de forma descentralizada, pela primeira vez em Santarém acontece o Curso de Formação de Praças, que em 2018 estarão fortalecendo o trabalho da Polícia Militar.

Segundo Major PM Tarcísio, que coordena o Curso de Formação, trata-se de um marco histórico dentro da Corporação em âmbito regional.

“A formação sem dúvida é um momento especial para a Polícia Militar, e uma preocupação tanto do Comando Geral, quanto para o Comando Regional. Nós temos a prioridade de forma bem esse policial, para que ele assim possa desempenhar bem a sua função”, disse o Major.

ATUAÇÃO EM 2018: De acordo com o militar, os novos PM’s oriundos deste Curso de Formação estarão aptos a atuarem a partir do segundo semestre de 2018. No entanto, é possível que iniciem estágio de rua no mês de março.

“Estamos finalizando o segundo mês, passaram por diversas avaliações, terminando as instruções iniciais. Estamos avançando para o terceiro mês, de um total de nove meses de curso. Então, já estão sendo qualificados, policiais treinados para poder fornecer um bom serviço à comunidade. Como prioridade da formação é sem dúvidas a questão da defesa pessoal, ou seja, a defesa do cidadão. São diversas as disciplinas, desde relações interpessoas, direitos humanos, tiro policial, abordagem, relações com a comunidade, policiamento comunitário, para que o policial saia com arcabouço de conhecimento e possa desenvolver o seu trabalho a contento junto a comunidade. A intenção é que eles já comecem a estagiar nas ruas no mês de março/2018. Onde irão participar de alguns eventos esporádico na cidade, para irem adquirindo conhecimento e experiência de rua, para que no final dos nove meses, eles já consigam serem apresentados a sociedade de forma definitiva”, explicou Major Tarcísio.

CURSO DE FORMAÇÃO DE PRAÇAS: O Curso de Formação de Praças (CFP) iniciou no mês de outubro em todo estado do Pará, com cerca de 2 mil alunos e será ministrado em Belém, Conceição do Araguaia, Itaituba, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Santa Izabel do Pará, Tucuruí, Paragominas, Capanema, Bragança, Altamira, Barcarena, Soure e Breves. O Coronel Hilton Benigno, Comandante Geral da PM, compareceu ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças para recepcionar os novos alunos.

O CFP substituiu o antigo CFSD (Curso de Formação de Soldados) e traz como novidade uma grade curricular mais completa, com o acréscimo de três novas disciplinas: Deontologia Policial Militar, Patrulhamento Rural e Conduta Policial Defensiva. Além disso, a disciplina Instrução Militar Básica teve sua carga horária ampliada de 50 para 100 horas/aula, sendo que a previsão é que o curso seja concluído em 9 meses.

“Somente a quantidade de policiais não é suficiente para melhorar a segurança e sim a mudança de cultura, a mudança de como esses policiais vão atuar na sociedade. O nosso maior desafio aqui no CFAP é moldar esses policiais para que eles entendam o que a sociedade espera de um profissional de segurança pública”, afirmou o Major Arthur Silva, Subcomandante da Unidade.

Na época, o Comandante Geral da PM recebeu os novos alunos do CFAP e os parabenizou pela escolha de se tornarem agentes públicos, em especial policiais militares. “Ao mesmo tempo em que dou as boas-vindas da Corporação a cada um dos senhores e senhoras, peço empenho para que durante o período de formação os senhores possam, ao final, serem produto forjado, preparado, sob a égide da moralidade, da legalidade e do compromisso com suas famílias, consigo mesmos e com a sociedade de um modo geral”, afirmou o Coronel Hilton Benigno.

Por: Edmundo Baía Junior

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *