Mais de 350 pacientes já passaram pelo mutirão de cirurgias do HMS

Desde o dia 28 de outubro, uma equipe de médicos cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e técnicos em enfermagem tomaram para si a responsabilidade de realizar 700 cirurgias de hérnia e vesícula em pacientes que já estavam há meses e até anos aguardando na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um mutirão de cirurgias, denominada cirurgias eletivas, uma iniciativa tomada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o apoio do Ministério da Saúde. O objetivo é diminuir a grande fila de espera de uma demanda reprimida de anos.

Por dia, estão sendo operados entre 15 e 20 pacientes. Até a semana passada, mais de 350 pacientes já haviam passado por cirurgias de retirada de hérnia e de vesícula no Hospital Municipal de Santarém (HMS) e a meta é atingir as 700 cirurgias até o dia 30 de dezembro. A equipe é composta por 5 cirurgiões formados e 6 médicos residentes, além de 1 anestesista, 7 técnicos em enfermagem e mais 2 enfermeiros.

Os pacientes passaram por triagem prévia, foram avaliados, realizaram todos os exames pré-operatórios, e foram agendados para a cirurgia. Os ciclos de cirurgias acontecem durante a semana (segunda a sexta-feira) com início por volta das 19h. De acordo com o médico residente que avalia os pacientes, Vinícius Savino, a triagem leva em conta todas as condições clínicas do paciente e eles não podem ser diabéticos ou cardiopatas e nem estar muito acima do peso, caso contrário, são encaminhados para média e alta complexidade. A mesma situação acontece com as crianças. A equipe está realizando cirurgias apenas em crianças acima dos 3 anos de idade que estejam em boas condições clínicas. “Os pacientes precisam estar bem para passarem por esses procedimentos realizados nessas cirurgias eletivas, pois são cirurgias rápidas, onde ele é operado hoje e recebe alta no dia seguinte”, salientou o médico.

O diretor do HMS, Celso José Alves, explicou que as cirurgias eletivas não atrapalham o fluxo normal de atendimento das entradas de emergências do hospital, já que o centro cirúrgico dispõe de três salas para realizar os procedimentos. De acordo com ele, as pessoas que estão passando pelos procedimentos estão sendo bem atendidas, sendo operadas com bastante profissionalismo e obtendo sucesso nos procedimentos cirúrgicos. “Isso é importante, pois quem estava há muito tempo em casa esperando, hoje tem a oportunidade de realizar seus procedimentos, com segurança e rapidez, principalmente”, afirmou.

Para o aposentado Raimundo José de Oliveira, de 76 anos, que estava aguardando a cirurgia há 3 meses, a iniciativa está sendo bastante positiva, pois antes do mutirão ele não sabia quando chegaria sua vez na grande fila de espera para realizar a operação. Com a iniciativa o processo foi agilizado, o que o ajudou bastante. Seu Raimundo foi operado de hérnia na última quarta-feira (14), teve alta e passa bem.

O secretário de Saúde, Edson Ferreira Filho, afirmou que as cirurgias eletivas foram retomadas este ano, após dois anos paradas. Ele anunciou que a partir do próximo ano, as eletivas devem entrar no serviço de rotina do hospital. “Além disso, já estamos voltando a fazer no HMS as cirurgias ortopédicas e oftalmológicas, no esquema de rotina, pois só estavam sendo feitas as cirurgias de urgência e agora esse serviço de rotina está sendo retomado”, informou.

Ainda restam vagas disponíveis para os pacientes que necessitam passar por esses tipos de cirurgias. Para se candidatarem, eles podem levar seus encaminhamentos até à secretaria de saúde, de onde são encaminhadas para a triagem que é feita pela equipe responsável pelas cirurgias eletivas, no HMS. A documentação e exames são analisados e a equipe decide se eles vão ou não poder ser operados, dependendo da situação clínica de cada paciente.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *