Coluna Impacto Ed. 1183

EFEITO IMPACTO
Após denúncia publicada na edição passada, onde os moradores do Santarenzinho estavam pedindo a demolição da serra do Índio, a Prefeitura de Santarém, por meio Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), realizou ontem, nesta quinta-feira (1º), uma visita técnica no local. Segundo o coordenador Raimundo Trindade, o objetivo é agir de forma preventiva e identificar possíveis riscos às famílias que moram no entorno da Serra, uma vez que a equipe de técnicos da Defesa Civil já observou a retirada de material da base do terreno.


CARNAVAL
Pela segunda vez, o carnaval na área urbana de Santarém será coordenado pela Libes. A programação deste ano inicia com a “Primeira Levada Carnavalesca”, no domingo (4) na Orla. Nos dias 10 e 13 de fevereiro a folia será na Praça de Eventos com dinâmica diferenciada de folia para a população. Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a Prefeitura dará apoio para a folia em Alter do Chão, com duas opções de festa: Carnaval mela-mela na Praça do Çairé e Carnaval Cara Limpa na Praça 7 de Setembro.

CARNAVAL 2
“Ajustamos o Carnaval em Santarém levando em consideração a reponsabilidade com recurso público. Estávamos ainda no aguardo da confirmação de participação da Associação Santarena das Agremiações Carnavalescas (Asac), no entanto, a exemplo do ano passado, esta entidade desistiu de participar do carnaval. Assim, concluímos o fechamento da programação. Nós dialogamos com as duas entidades explicando que o governo não iria subsidiar verbas à entidades privadas e que ajudaríamos na infraestrutura. Este ano, a Libes atendeu à proposta. Vamos iniciar a programação no domingo, apoiando a primeira Levada Carnavalesca no corredor da Avenida Tapajós, saída da Praça Tiradentes e encerramento na Praça do Pescador e nas datas oficiais o carnaval do povão na Praça de Eventos”, explicou o secretário municipal de cultura, Luís Alberto Figueira.


GOLPE NA UFOPA
Informações chegadas direto de Brasília à Coluna relatam que pode estar em curso um “grande golpe” em cima da consulta popular que foi realizada na Universidade Federal do Oeste do Pará, no ano passado. O professor Hugo Diniz poderá não assumir o cargo de reitor da Universidade. O qual foi escolhido por consulta popular. Há informações que um político da região está fazendo uma manobra “suja” nos corredores do Ministério da Educação, para emplacar seu candidato, que ficou fora da lista tríplice. A velha política rasteira, corrupta e suja querendo destruir a democracia.


EDUCAÇÃO FÍSICA E NUTRIÇÃO
Além de melhorar a estética, as atividades físicas e uma dieta balanceada fazem parte de uma rotina que está diretamente ligada à qualidade de vida das pessoas. Por isso, a Faculdade UNAMA Santarém realizará um workshop voltado às práticas esportivas e atividades relacionadas à uma alimentação saudável. O evento, promovido pelos cursos de Educação Física e Nutrição da Instituição, acontecerá nesta sexta-feira (02), a partir das 16h, no Espaço Graça Landeira, localizado no Bloco D. A ideia é levar à comunidade santarena orientações sobre esporte e vida saudável, bem como irá mostrar ao público a importância destas áreas e quais os campos de atuação dos profissionais.


CENTRO POP
A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realiza nesta sexta-feira (2), a partir das 8h, programação para comemorar os 4 anos de existência do Centro Pop Dom Lino Vombommel. A programação irá contar com apresentações culturais, café da manhã e almoço, com a presença de parceiros como a Liga Acadêmica Cepes, Comunidade Bom Pastor, Comunidade Católica Jesus Misericordioso, Defensoria Pública, Delegacia Civil, Junta Militar, Ministério Público, Projeto Edificar, secretarias municipais, usuários do serviço e ex-funcionários. O Centro Pop Dom Lino Vombommel faz aniversário no dia 31 de janeiro (quarta-feira). O equipamento público já atendeu 4.909 pessoas em 2017, inserindo 20 pessoas no mercado de trabalho que estavam em situação de rua, e ajudou para que 11 usuários voltassem para o convívio familiar.


BASA EM PORTO DE MOZ
O Superintendente do Banco da Amazônia (BASA) na região Oeste do Pará, Edson da Costa, esteve visitando o Projeto de Manejo Florestal no município de Porto de Moz – Pará, no último dia 25 de janeiro de 2018. Na ocasião, ele foi recepcionado pelo presidente da Associação Comercial de Porto de Moz, Francisco Paiva Galvão, e outras personalidades. Edson Costa mostrou bastante interesse para que o Basa invista nesse projeto e na agricultura familiar do Município, bem como informou da possibilidade de mandar um técnico todo mês a Porto de Moz para atender quem deseja ser cliente do banco, tendo como espaço físico a sede da Associação Comercial ou uma sala da Prefeitura.


SUSPENSÃO DE CONCURSO
Após a divulgação do edital com o resultado dos aprovados no dia 26 de janeiro, em que erros nas datas de nascimento dos candidatos foram notados, o Ministério Público, em Santarém, recomendou ao Município a suspensão do Processo Seletivo Simplificado (PSS) de contratação de servidores temporários para a Secretaria Municipal de Educação (Semed), até que sejam esclarecidas as irregularidades relatadas ao MP, que instaurou procedimento para apurar, por meio da promotora de justiça Lilian Braga. O Município tinha 72h a contar do recebimento da recomendação, para informar se vai acatar ou não.


HELDER BARBALHO
O Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, estará em Santarém na segunda-feira, dia 05. Após cumprir agenda em Santarém, Helder e sua comitiva seguirão para Monte Alegre, onde será inaugurada a Agência da Previdência Social daquele Município.


IMPACTANDO

Quero parabenizar minha filha Marina Miranda, que estará fazendo 4 aninhos neste sábado e será alvo de muitas felicitações. Parabéns, minha princesinha! Você é o encanto de minha vida. * Além da água e energia elétrica que só vivem falhando em Santarém, também a população tem sofrido com o péssimo serviço de internet. * Recado da Prefeitura para a Celpa: “De acordo com a Lei nº 18.002/2006, ainda que o consumidor esteja inadimplente, o corte de fornecimento de energia e água só pode ser feito em dias úteis de segunda a quinta-feira. Em vésperas de feriado também não é permitido. Além disso, a interrupção só pode ser feita na presença do proprietário ou do inquilino da residência e a religação do fornecimento não pode ser cobrada”. * Segundo uma denúncia encaminhada à Coluna, um professor estadual do Modular está liderando um grupo que quer ocupar uma área destinada para escola, creche e posto de saúde, na Invasão do Juá. A Polícia entrou na área para controlar os ânimos. Esse fato aconteceu no domingo, dia 28. * Os blocos de enredo decidiram suspender os desfiles no carnaval oficial deste ano, promovido pela Prefeitura de Santarém. O anúncio foi feito pelo presidente da Associação Santarena das Agremiações Carnavalescas (Asac), Naldo Picota, que alegou falta de estrutura para as apresentações das alegorias na avenida Anísio Chaves, além da falta de arquibancadas para comportar o público. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *