Emissão de carteira de trabalho volta a ser feita em Óbidos

Serviço estava desativado há mais de cinco anos. Agendamentos estão sendo realizados no Espaço do Empreendedor.

Moradores de Óbidos, no oeste do Pará, já podem solicitar a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), desde a última segunda-feira (29). O serviço que estava suspenso há cinco anos, desde que o sistema foi informatizado pelo Ministério do Trabalho (MT), retorna com a oferta de procedimentos digitais para coleta de dados, necessários para obter a nova versão da carteira de trabalho,

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio do Espaço do Empreendedor, já está realizando os agendamentos para retirar o documento. O mecanismo objetivo evitar filas e garantir o atendimento de toda a demanda local.

“A pessoa virá até o espaço do empreendedor e será atendida pela recepcionista. Ela agendará o dia e a hora que o solicitante poderá retornar para apresentar os documentos e fazer os procedimentos para retirar a carteira. Não há porque dormir em fila ou mesmo se desesperar com a questão de material, é tudo online e não há um número limite de atendimento mensal”, explicou Izalina Silva, secretária de Desenvolvimento Social.

Desde o início de 2017 a Prefeitura de Óbidos vinha trabalhando para se adequar as exigências do MT para a retomada do serviço. Além da aquisição de equipamentos, servidores foram capacitados para manusear o sistema que está disponível dentro da plataforma do site do ministério, o que possibilita maior agilidade na solicitação para a gerência regional em Belém. As carteiras impressas serão encaminhadas para Óbidos a cada 30 dias.

É preciso apresentar original dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se o pedido for por uma segunda via, é necessário apresentar também o Boletim de Ocorrência policial da perda do documento.

“Por enquanto temos apenas um servidor realizando o atendimento, devido o ministério só ter nos passado uma senha. Mas, já estamos trabalhando para conseguir a liberação de outras duas senhas para que possamos ampliar esse atendimento. Vale lembrar que depois de Santarém, apenas Óbidos emite o documento e por isso temos recebido pessoas de outros municípios para este serviço”, disse Izalina.

Nos três primeiros dias de atendimentos, mais de 70 carteiras de trabalho foram solicitadas via sistema. Quanto aos agendamentos, a direção do espaço do empreendedor informou que a procura foi tão grande que já há agendamento marcado para o mês de abril.

Atendimento

O Espaço do Empreendedor funciona para emissão da carteira de trabalho de segunda a sexta, de 8h às 13h. O órgão está localizado na Rua Dr. Picanço Diniz, nº 166 – bairro Lourdes, próximo a escola Duque de Caxias.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *