Carnaval democrático leva opções do ‘Cara limpa’ e ‘Mela-Mela’ a foliões de Alter do Chão

Dinamizar as opções ao folião na vila de Alter do Chão foi a proposta da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), no apoio a Comissão Organizadora (Agência Distrital e Conselho Comunitário) no domingo (11) e nesta terça-feira (12). Nos espaços, o opcional entre os brincantes foi respeitado, resultado do planejamento dos organizadores e órgãos de segurança/segurança desarmados.

O secretário municipal de Cultura, Luís Alberto Figueira, avalia o início da folia na vila como positiva, diante do que foi planejado quanto ao opcional aos moradores e visitantes. “Ao atendimento à solicitação dos foliões que não aderem na folia em utilizar o amido de milho, spray de espuma, farinha de trigo e similares, esse é o segundo ano do Cara Limpa. E cresceu bastante, agora em 2018, oportunizar aos que não gostam do Mela-Mela. Mesmo assim foi liberado o Mela-Mela apenas na Praça do Çairé, a população escolhe o melhor lugar para brincar o carnaval, qual espaço terá diversão e segurança”, explicou.

Dados repassados pelo 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) mostram que a Praça Sete de Setembro, onde foi realizado o Carnaval Cara Limpa, teve aproximadamente 3 mil pessoas e a Praça do Çairé, com o Carnaval do Mela Mela, aproximadamente 10 mil brincantes.

Da área urbana de Santarém, Hélia Sousa veio com a família, dentre criança, pela primeira vez na folia do Cara Limpa e aprovou. “Excelente, ótima opção de carnaval, revivemos as marchinhas, e sucessos mais recentes de carnaval. O Carnaval Cara Limpa está aprovado, sem poluição, é melhor sem sujeira”, destacou.

Opção a mais para os vendedores, a Leidiane Branco, 33 anos, é moradora de Alter, e há 10 anos vende lanche da culinária local na orla do balneário. ” O Carnaval Cara Limpa veio somar, contribuir para todos os tipos de vendas, do lanche, doce e ao artesanato. Muitos vendedores trouxeram mais membros da família para ajudar ao atendimento ao público, aqui na Praça Sete de Setembro”, comemorou.

Na Praça do Çairé, a moradora e brincante Luísa Bentes, 44 anos, disse que o Carnaval de Alter traz sempre muitos visitantes e garantir opções é o diferencial. “Eu sempre venho na diversão do Mela-Mela, eu gosto, mas respeito quem não gosta, e estamos aqui para receber a todos, do Mela-Mela e na opção do cara limpa”, destacou.

No domingo as atrações foram: Carnaval Cara Limpa, desfile dos blocos do Carnaval Cara Limpa, o Alegria Alegria, o Carimbóia, Banzeiro, Mirante da Ilha e demais Blocos Humorísticos. Ao som das Bandas Charanga Carnavalesca/Lapada da Folia e 5ª Dimensão. E na Praça do Çairé., o Carnaval do Mela Mela, Punk e Cintura Fina Elétrica e a Banda Ricardão eu acho é bom.

Carnaval Cara limpa em Alter do Chão

“Animado o Carnaval na Praça Sete de Setembro, sem brigas, propício a diferentes faixas etárias, crianças e nós da terceira idade, oportunizou de mostrar a nossa arte, nas marchinhas de carnaval. E com certeza estaremos em 2018 novamente aqui no Cara Limpa. Parabéns ao governo municipal, a Secretaria Municipal de Cultura no apoio e aos foliões”, parabenizou, o músico da banda tradicional João Gama, há 10 dez anos na atividade carnavalesca, ao gênero marchinhas, a Charanga Carnavalesca/Lapada

O tenente do 4º GBM, Albert Corrêa, especificou que o Carnaval Cara Limpa foi tranquilo, com zero em ocorrências. No Carnaval do Mela-Mela foram 6 ocorrências de cortes no pé, mesmo com ação dos órgãos e segurança desarmados, muitos brincantes adentram com garrafas de vidro e acabaram jogando no corredor. “E fizemos os seis atendimentos por corte de vidro, três foram graves fizemos os primeiros atendimentos, encaminhadas ao posto de saúde da vila. E três foram leves. E na praia o efetivo, trabalha na orientação aos banhistas e nas travessias, até momento sem alteração na praia”, informou.

Para o comandante do Grupamento Tático Operacional, Wilton Chaves, o Cara Limpa também zero em ocorrências. “Na Praça Sete Setembro, a organização foi excelente, tranquilo, não tivemos problema algum. Agora no Mela-Mela, aqui na Praça do Çairé, um pouco agitado, algumas brigas, situação de usuários de drogas, grande ingestão de bebidas alcoólicas. Situações corriqueiras nesse tipo de evento, mas estamos atentos, alinhados e estamos controlando as situações e na busca encaminhar/solucionar de imediato”, especificou

Cidade

Dia 13 de Fevereiro de 2018 (Terça-Feira) – Praça de Eventos
– 20:00 – Banda 5ª Dimensão
– 21:00 – Largada do Trio Paulada com os Blocos da Libes.
– 23:00 – Punk e Banda Cintura Fina Elétrica
Obs.: Encerramento previsto para as 2 horas da manhã.

Alter do Chão

Dia 12 de Fevereiro de 2018 (Segunda Feira)

– 17:00 – Orla de Alter do Chão – Carnaval Cara Limpa
– 19:00 – Ricardão eu acho é bom
Ob.: Encerramento previsto para as 22 horas
– 17:00 – Praça do Çairé – Carnaval do Mela Mela
– 20:00 – Gui Estouradão
– 23:00 – Ricardão eu acho é bom
Obs.: Encerramento previsto para as 2 horas da manhã

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS

Um comentário em “Carnaval democrático leva opções do ‘Cara limpa’ e ‘Mela-Mela’ a foliões de Alter do Chão

  • 12 de Fevereiro de 2018 em 14:19
    Permalink

    Sem dúvidas um carnaval muito tranquilo. Tenho participado todos os dias,em Alter do Chão e na Anísio Chávez!
    Parabéns ao nosso Prefeito Nélio Aguiar!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *