Coluna Impacto Ed. 1185

REVOLTA
Santarenos e turistas que foram apreciar o Canapauxis em Óbidos, mostraram revolta e indignação à Coluna, com relação ao Porto da Praça Tiradentes, em Santarém. Eles falam que é simplesmente revoltante a situação do Porto, o ferry boat que veio de Óbidos passou mais de 1 hora para conseguir atracar, causando descontentamento geral nos quase 800 passageiros que vieram do Carnapauxis. O caso é sério e deve ser tomada uma providência urgente para resolver ou amenizar um pouco esse problema.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE
A abertura da Campanha da Fraternidade 2018 na Diocese de Santarém será nesta sexta-feira, 16, com atividades culturais, caminhada, reflexões e Santa Missa. A CF deste ano destaca o tema “Fraternidade e superação da violência” e lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). Nesse dia a programação inicia às 18h na Praça da Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, com atividades culturais de responsabilidade de comunidades de Santarém. A partir das 18h30 terá a Caminhada pela Paz no seguinte trajeto: Av. Plácido de Castro, Travessa Frei Ambrósio, Av. São Sebastião até a Igreja Nossa Senhora de Fátima, bairro de Fátima. Durante a caminhada serão feitas reflexões diante da realidade atual sobre a violência. Na igreja haverá Missa de Abertura da CF, às 19h30, presidida pelo bispo diocesano Dom Flávio Giovenale.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2
O objetivo da campanha deste ano é construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho da superação da violência. Além disso, busca analisar as múltiplas formas de violência, especialmente as provocadas pelo tráfico de drogas considerando suas causas e consequências na sociedade brasileira. O lançamento da CF 2018 aconteceu na quarta-feira, 14, na sede provisória da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília-DF. A campanha seguirá até 25 de março, Domingo de Ramos. A Campanha da Fraternidade sempre acontece no período da Quaresma, que inicia na Quarta-feira de Cinzas e encerra no Domingo de Ramos.

CIDADÃO ITAITUBENSE
O Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, juntamente com o deputado federal José Priante e o deputado estadual Eraldo Pimenta, estarão nesta sexta-feira (16) em Itaituba, onde serão agraciados com o Título de Cidadão Itaitubense, na Câmara de Vereadores. Na ocasião, Helder Barbalho anunciará investimentos para Itaituba e região do Tapajós.

BURACOS PROLIFERAM
Com a intensidade das chuvas que estão caindo em Santarém, algumas artérias estão ficando quase que intrafegáveis devido ao grande número de buracos que estão se formando. A Avenida Presidente Vargas está precisando urgentemente de uma atenção especial da Seminfra, principalmente no trecho entre a Cuiabá e 7 de Setembro. Nesse perímetro muitos buracos se formaram e os motoristas têm de fazer manobras arriscadas para evitar cair neles.

ENCHENTE
Na terça-feira (13), aumentou para quinze o número de municípios do Pará afetados por enchentes e elevação do nível dos rios, provocados pelas fortes chuvas do inverno amazônico. Em todo o Pará, mais de 14 mil pessoas já foram afetadas. Até o fim da tarde de terça-feira (13), a força-tarefa da Defesa Civil, intitulada Hidromet, havia contabilizado, em todo o Estado, 420 pessoas desabrigadas – que estão em espaços cedidos pelas prefeituras de cada Município – e outras 683 desalojadas – abrigadas temporariamente em casas de familiares e conhecidos. Em nossa região, os municípios atingidos são Oriximiná e Trairão.

SEGURANÇA
Parabenizamos o trabalho da Polícia Militar, PRF, SMT, Detran e Polícia Civil, pela segurança aos foliões que foram para Alter do Chão e outras praias durante esse período de carnaval, e também aqui na cidade. Foram poucos acidentes nas estradas, sem vítimas fatais, somente danos materiais. Aqui na sede do Município os casos de violência foram poucos. Segurança se faz assim, com prevenção e atuação.

USO DE CEULAR NOS PRESÍDIOS
A Susipe determinou a proibição de uso de celulares por agentes públicos nas unidades prisionais de todo o Pará. No Centro de Recuperação Agrícola Sílvio Hall de Moura em Santarém, não é diferente. A Portaria de recomendação nº 50/2018 já entrou em vigor. A medida tem a finalidade de garantir maior segurança nas unidades penais e impedir a exposição de imagens e vídeos captados no interior das casas penais e o compartilhamento pelas redes sociais, de forma indevida. O coordenador de segurança do Centro de Recuperação Agrícola Sílvio Hall de Moura, Adailton Coelho, esclarece que já havia um certo controle em Santarém. Alguns agentes deixavam os aparelhos celulares guardados em uma gaveta com cadeado, na portaria da Penitenciária, e só poderiam pegá-los no final do expediente. Além desse controle, alguns dos 30 agentes que atuam na penitenciária de Santarém preferem deixar o celular em casa, pois a área (Cucurunã) é de difícil acesso às redes de linha móvel.

EJA
O Coordenador Pedagógico e SubTenente da Polícia Militar, Edvar Medeiros Maia, informou à Coluna, que estão abertas as inscrições para o Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, realizado pelo 3º BPM. Os interessados em fazer a inscrição deverão procurar a coordenação no 3º BPM nos seguintes horários: Manhã: Das 08h às 12h30min e à noite: A partir das 18h00min.


IMPACTANDO

Até agora ninguém se pronunciou sobre a situação de uma turista inglesa que está internada no setor de reanimação do Hospital Municipal em Santarém. A senhora Joana Margareth Kiln foi abandonada aqui em Santarém por um navio de turismo no começo do mês de fevereiro, após passar mal na Vila de Alter do Chão. * O Pará é o Estado da região Norte onde mais ocorrem acidentes de trabalho na construção civil. A situação traz prejuízos para o setor e sequelas para os trabalhadores. Nos últimos seis anos o Ministério da Previdência registrou quase 32 mil casos no Norte, 40% deles (12.623) no estado do Pará. * Os dados mostram a escalada de acidentes na construção civil no Pará entre os anos de 2010, quando eram 1.578 acidente, e 2014, quando chegaram a 2.722. Em 2015 houve queda de quase 37% nos registros de acidentes. * O setor é responsável por 10% do PIB, que é a soma das riquezas do País, e só no Pará mantém 42 mil postos de trabalho. * O horário de verão, em vigor desde outubro do ano passado, acaba na primeira hora deste domingo (18). À meia-noite entre sábado e domingo, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora. O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal). * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *