Coluna Impacto Ed. 1186

HOMENAGEM AO JORNAL O IMPACTO
O Jornal O Impacto completou 23 anos de fundação no último dia 03 de fevereiro. Aproveitando a data, o vereador Dayan Serique apresentou uma Moção de Felicitações na Câmara Municipal de Santarém, que foi aprovada por unanimidade por todos os vereadores, parabenizando o Diretor-presidente Admilton Almeida, Editor-chefe Jefferson Miranda, repórteres, colunistas, correspondentes, colaboradores e todos os funcionários da empresa. Dayan Serique disse que o Jornal O Impacto é um dos mais modernos do Pará e uma referência da região Oeste.

SELO PROCON DE QUALIDADE
A Prefeitura de Santarém lançou o edital de participação do projeto “Selo Procon Santarém de qualidade” para bares e restaurantes. Esta é a primeira edição do projeto, visando garantir a defesa dos direitos do consumidor em relação à qualidade no atendimento nesses estabelecimentos. O trabalho será feito com orientações, fiscalizações e monitoramentos desses ambientes em relação ao consumo. Nesta primeira etapa, por meio de critérios objetivos, haverá sistema de pontuação aos estabelecimentos que cumprirem os requisitos elencados em questionários aplicados aos proprietários. Os estabelecimentos com pontuação que demonstre adequação aos critérios estabelecidos que atestem o cumprimento da legislação de consumo e a preocupação no atendimento de qualidade aos consumidores serão certificados com o selo de qualidade.

SELO PROCON DE QUALIDADE 2
Para a inscrição, o estabelecimento deverá preencher o formulário do Procon e anexar alvará de funcionamento, alvará sanitário expedido pela Vigilância Sanitária e certificado de aprovação expedido pelo Corpo de Bombeiros. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pessoalmente no prédio do Procon, localizado na Avenida Sérgio Henn. O período de inscrições será de 17 a 26 de maio, mas os editais começaram a ser entregues aos estabelecimentos na terça-feira (20). A notificação dos estabelecimentos será de 9 de maio a 12 de junho. O Procon irá fiscalizar os locais no período de 3 a 24 de julho e a entrega do selo será nos meses de novembro e dezembro.

EFEITO IMPACTO
Após publicarmos na edição passada que algumas artérias de Santarém estão quase que intrafegáveis devido ao grande número de buracos que estão aparecendo devido às constantes chuvas que caem na cidade, a Seminfra mandou uma equipe à Av. Presidente Vargas para realizar o serviço de tapa-buracos. Parabéns ao secretário Daniel Simões, que está atento às reclamações da população.

SOLTURA DE ANIMAIS
A Floresta Nacional do Tapajós recebeu no dia 21 (quinta-feira), 36 novos habitantes. São animais silvestres que foram soltos, após processo de reabilitação. A ação foi do ZooUnama, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Equipes saíram às 8h do zoológico, ponto de partida do transporte dos animais até a Flona. Algumas dos exemplares são resultados das ações de resgate da Semma que encaminha ao ZooUnama que, por sua vez, faz todo o processo de reabilitação com assistência veterinária e alimentação. Os animais soltos foram: 10 catitus, 01 cachorro do mato, 20 jabutis, 01 gavião carcará, 01 gavião branco, 01 macaco de cheiro, 01 macaco prego, 01 paca, 02 cutias e 01 marreca.

TRANSFERÊNCIA DE PACIENTES
A Comissão de Saúde da Câmara está preocupada com a situação de uma criança que estaria no Hospital Municipal de Santarém aguardando transferência para o Hospital Regional do Baixo Amazonas. O paciente precisa passar por uma cirurgia de cardiopatia bacteriana. A Comissão de Saúde enviará um ofício à 9ª Regional da Secretaria Estadual de Saúde, sediada em Santarém, pedindo explicações de tanta demora em concretizar o procedimento.

CAMPO DO ASSIBAMA
O prefeito Nélio Aguiar, juntamente com o vice-prefeito José Maria Tapajós, vereadores e representantes do movimento em favor da manutenção do campo na área do Assibama, reuniram na manhã de quarta-feira (21) com o Serviço Florestal Brasileiro, em Brasília. O encontro foi para discutir sobre a construção de um Centro do Serviço Florestal Brasileiro que será referência no País. Essa construção deve acontecer na área do campo do Assibama, em Santarém. Além do centro de Santarém, apenas a Bahia terá investimento nessa dimensão. O espaço do campo será liberado a partir de agora para ser usado de forma horizontal, ou seja, os fundos da área que fazem limite com a Rua 24 de outubro.

ALAS
A Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS) reúne-se, em sessão solene, nesta sexta-feira (23), às 17 horas, na Casa da Cultura, para dar posse à sua nova diretoria, biênio 2018/2020. A nova diretoria terá como presidente, o escritor Anselmo Colares; vice-presidente, o escritor Padre Sidney Augusto Canto; primeiro secretário, poeta Odenildo Queiroz de Sousa; segunda secretária, compositora Maria Lídia Aires de Mendonça; e tesoureiro, o educador João Bernardo Mota Santana. Os suplentes são: músico Odilson Matos, cantora Ivone Picanço e historiadora Terezinha Amorim. O Conselho Fiscal será constituído pelos acadêmicos: poeta Eduardo Fonseca, memorialista Oti Santos e poeta Neucivaldo Moreira. Anselmo Colares substituirá o atual presidente, jornalista Ednaldo Rodrigues, que está à frente da ALAS desde 2014.

PERIGO
A Rodovia Everaldo Martins, que liga Santarém à vila balneária de Alter do Chão, nesta época de constantes chuvas, está se tornando bastante perigosa, pois muitas árvores estão caindo no meio da pista. O caso mais recente aconteceu na madrugada de quarta para quinta-feira, onde em vários trechos as árvores não resistiram à força do vento e caíram na pista. Os motoristas que forem trafegar nessa rodovia devem ficar bastante atentos, principalmente quando estiver chovendo. O alerta está dado.


IMPACTANDO

A Coluna parabeniza o jovem Alexandre Henrique Miranda, que trocou de idade ontem, quinta-feira (22) e festejou a data na intimidade, ao lado de sua noiva, em Belém. * Também parabenizamos Sílvia Carvalho Mourão e Antônio Gomes da Silva, que se tornarão marido e mulher, em casamento civil que será realizado nesta sexta-feira, dia 23, no Fórum de Santarém. * As férias terminaram e as aulas da rede municipal de Santarém começam na quinta-feira, dia 1º de março. Segundo a Semed, a exigência legal de 200 dias letivos, será cumprida com a inclusão de aulas em 17 sábados ao longo do ano. A realização do PSS (Processo Seletivo Simplificado) para cerca de 700 professores e pedagogos foi que levou o início do ano letivo para março. * Sucesso em 2012, ganhador nas categorias melhor figurino e sonoplastia na Mostra de Teatro de Oriximiná (PA), o espetáculo “Dois Homens e Um Segredo”, do Grupo de Teatro e Pesquisa Papa Xibé, composto por artistas de Santarém, fará a reapresentação no domingo (25), no palco da Casa da Cultura, às 20 horas. * O santareno Alessandro Nascimento iniciou a temporada de competições em 2018 com o pé direito. O atleta foi o melhor brasileiro do Flórida Open 2018. Uma das principais competições de tiro das Américas. Entre os atletas internacionais, o santareno ficou em 2º lugar e no geral em 10º. Participaram da competição 450 atletas, sendo 30 brasileiros. Alessandro foi campeão na divisão que competiu, que no Brasil é conhecida como Standart. * Órgãos, empresas e a população preocupada com a situação do Lago do Juá, em Santarém, realizaram uma ação de conscientização e limpeza da área no domingo passado. O objetivo é dar visibilidade ao que lago necessita atualmente: o reflorestamento. A ação deve continuar durante o ano. O desmatamento está sendo constante e já está chegando às margens do lago. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *