Estelionatários se passam por servidores do Detran para aplicar golpes

Um dos casos aconteceu em Santarém e está sendo investigado pela Polícia

Os serviços ofertados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está sendo alvo de pessoas inescrupulosas, que por meio de inúmeros golpes, vêm prejudicando a vida dos condutores e servidores públicos.

O órgão está alertando os usuários sobre um novo golpe que está sendo realizado por estelionatários, através do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp.

Segundo o Detran, estelionatários estão se passando por servidores do órgão, prometendo acesso a serviços irregulares, como venda de veículos arrematados em leilão por um preço abaixo do valor de mercado ou até retiradas de multas do prontuário do condutor ou proprietário do veículo.

A autarquia maior do trânsito no estado do Pará, orienta que os usuários somente aceitem ou peçam informações para servidores do órgão, devidamente identificados, e que as pessoas que caírem nesse golpe devem acionar imediatamente a Polícia Civil, para registrar Boletim de Ocorrência.

Em Santarém, um servidor do órgão procurou a delegacia de Polícia Civil para registrar que estelionatários estão utilizando seu nome com objetivo de enganar as pessoas, ofertando intermediação de serviços quem não são ofertados pelo Detran, sem que seja cumprida fielmente a legislação. O caso está sendo investigado, e muito em breve a polícia identificará os autores dos golpes.

FOI ENGANO – Em uma das mensagens que circulam em um aplicativo de mensagens instantânea, que supostamente teria sido enviada por engano a uma pessoa, o estelionatário expõe:

“Boa tarde Senhor, já está pronto seu veículo. Também retirei as multas do sistema, também já está pronto a CNH da sua esposa e avisa aquele seu amigo que eu também já vou fazer a entrega da CNH dele no endereço que ele enviou. Também ainda tenho alguns veículos em perfeito estado de conservação, funcionando normalmente, moto e carro. A forma de pagamento o senhor já sabe né amigão, mas lembre-se em sigilo total tenha uma ótima tarde”.

Em outra mensagem ele prossegue: “Boa noite amigo, esperei o senhor hoje e o senhor não apareceu já está pronto seu veículo é também já está pronto a CNH da sua esposa ok. Lembrando tenho vagas pra CNH e também retiro multas do sistema. Tenho carros e motos que ia virar sucata estão todos em ótimo estado funcionando normal já vai tudo quitado no nome do comprador. A forma de pagamento mando a conta da minha esposa e vc faz um depósito é Nanda o comprovante eu confirmando o valor vc vem direto pra cá blz amigo. Só peço total sigilo não quero ser prejudicado no meu trabalho blz sigilo total sou pai de família”.

Então fica o alerta para os usuários que precisam dos serviços do Detran. Desconfie quanto as facilidades. Se você caiu em desses golpes, registro o caso na delegacia.

GOLPES E MAIS GOLPES: Nesta semana outra instituição que fez alerta sobre golpes foi a Receita Federal. Segundo o órgão fazendário, o golpe que está sendo realizado por via postal, e não por e-mail, como tem sido mais comum. O contribuinte recebe, por correspondência, em sua residência, uma intimação para regularização de dados cadastrais. Nesta correspondência, há um endereço eletrônico para acesso e atualização de dados bancários.

Apesar de conter a marca da Receita Federal, a carta é uma tentativa de golpe e não é enviada pelo Órgão nem tem sua aprovação. A orientação ao contribuinte é que, caso receba esse tipo de correspondência, destrua a carta e jamais acesse o endereço eletrônico indicado.

A Receita Federal adverte que, para fins de consulta, download de programas ou alterações de informações junto ao Fisco federal, não devem ser acessados endereços eletrônicos que não o oficial do Órgão: idg.receita.fazenda.gov.br. Caso o faça, o contribuinte estará sujeito a vírus e malwares, que podem roubar seus dados pessoais, bancários e fiscais.

Por: Edmundo Baía Júnior

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *