Coluna Impacto Ed. 1190

NÃO PROCEDE
Na edição do jornal O Impacto do dia 02 de março de 2018, nesta coluna, foi publicada uma nota intitulada “Maus tratos” onde denunciava supostas agressões sofridas pelos idosos no Asilo São Vicente de Paulo, feitas por alguns colaboradores que atuam na instituição. Após apurarmos, in loco e também por contato telefônico, constatamos que não procedia essa denúncia. Aproveitamos para nos desculpar com a Instituição e que o jornal se coloca à disposição para qualquer eventualidade.

EFEITO IMPACTO
Após publicarmos matéria sobre o abandono da Praça Rodrigues dos Santos, onde parte da calçada da praça desabou, devido às fortes chuvas que caem na cidade, o prefeito Nélio Aguiar acionou a Seminfra, que está com uma equipe no local para resolver o problema. Outros logradouros da cidade também merecem mais atenção do poder público, como a Praça Gigi Alho, na área central de Santarém.

LISTA TRÍPLICE
O Consun da UFOPA definiu na noite de quarta-feira (21/03) a nova lista tríplice para a escolha do reitor da instituição. Os três nomes indicados foram: Hugo Alex Carneiro Diniz, que obteve 22 votos; Jarsen Luís Castro Guimarães, que obteve 09 votos; e a decana do Conselho, professora Maria Raimunda Santos da Costa, diretora do Campus da Ufopa de Óbidos, que obteve 02 votos. Houve 01 abstenção. A lista com esses três nomes será avaliada pelo MEC, que indicará quem será o novo reitor da Ufopa.

CONCURSO DA SEDUC
A Secretaria de Estado da Administração (Sead) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira, 20, o edital 01/2018 do concurso público C – 173 da Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc). O concurso visa preencher 2.112 vagas para cargos de nível superior. A empresa que venceu a licitação e fará organização do concurso é a Consulplan. As inscrições estão previstas para acontecer de 26 de março de 2018 a 02 de maio de 2018, observado o horário local de Belém/PA no site www.consulplan.net. A previsão é que as provas ocorram no dia 03 de junho de 2018.

GOL PODE SAIR DE SANTARÉM
Os altos valores das passagens aéreas na região estão assustando quem precisa viajar através desse meio de transporte. O pior está por vir, parece que a situação se agravará com a possibilidade de desativação da empresa Gol no Município. Caso isso aconteça, a região corre sérios riscos de ficar no “isolamento”. É preciso que o Governo Estadual mostre alternativas para as empresas permanecerem na região, bem como promoverem baixos custos nos valores, em troca o Estado deveria realizar incentivo fiscal aos empresários. Se não bastasse a TAM ter tirado seus voos da rota de Santarém, agora estamos com a possibilidade da Gol também sair. Cadê nossos políticos?

ASSOREAMENTO
Estudantes de Gestão Ambiental e Ciências Biológicas da Faculdade realizaram, no último sábado, uma atividade multidisciplinar sob o processo de assoreamento das margens do igarapé do ZooUnama, que é afluente do igarapé do Urumarí em Santarém. A atividade faz parte da disciplina Recuperação de Áreas Degradadas, ministrada pelo Mestre em Ciências do Ambiente, Hélcio Honorato, do curso de Gestão Ambiental. De acordo com o professor, o objetivo foi realizar uma visita técnica que mostrasse aos acadêmicos questões relacionadas ao georreferenciamento, poluição hídrica e a recuperação de áreas degradadas.

VILA CURUAI
A Vila Curuai completa 118 anos de fundação nesta sexta-feira, dia 23. Uma vasta programação será realizada para comemorar a data, onde na ocasião do momento festivo, deve ser executada mais uma etapa do projeto “Prefeitura no Bairro”. A Vila Curuai receberá uma máquina agrícola doada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Agricultura e Pesca (SEDAP). A Vila também será contemplada com uma agência dos Correios, tendo em vista, a grande demanda de correspondências endereçadas à população daquele lugar.

MISSA DOS SANTOS ÓLEOS
A tradicional Missa dos Santos Óleos aconteceu ontem, quinta-feira, 22 de março, na Igreja São Sebastião, bairro Prainha, às 19h30, presidida pelo bispo diocesano Dom Flávio Giovenale. Nesta celebração os padres da Diocese de Santarém renovaram as promessas sacerdotais e foi dada a bênção dos três óleos usados em momentos especiais: óleo dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma. Nesta Missa participaram os padres diocesanos e das congregações que atuam em comunidades da Diocese de Santarém: carmelitas, franciscanos, verbitas, jesuítas e dehonianos, além de lideranças leigas representando as comunidades da cidade de Santarém. De acordo com os costumes da Igreja, a missa dos Santos Óleos é celebrada na Quinta-feira Santa, dia da instituição do Sacerdócio, porém, considerando a realidade da Diocese, nas suas dimensões geográficas, em Santarém é realizada uma semana antes para que os padres estejam presentes em suas comunidades e paróquias nas celebrações da Semana Santa.

VIOLÊNCIA E PAZ
A escola Barão do Tapajós está desenvolvendo um projeto sobre violência e paz. A culminância desse projeto será com uma Caminhada pela Paz nas ruas do entorno da referida escola, que acontecerá na quarta-feira, dia 28 de março, tendo com uma das coordenadoras a professora Rosiane Coelho.


IMPACTANDO

A Polêmica sobre um novo local para atracação de lanchas na orla da cidade ainda vai render muito. Devido à obra da orla, essas lanchas devem se deslocar para outro lugar, o que não está agradando os operadores do transporte hidroviário do Município. * A Polícia Civil está investigando um atentado contra a instituição no município de Curuá, onde uma viatura foi incendiada criminosamente na manhã de quarta-feira, dia 21. Esse é retrato do caos e da violência no município de Curuá. * A professora Gisele Menezes e a coordenadora Aldeísa Marques Fernandes, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) José Procópio, do bairro Santana, participam do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, no Distrito Federal. As educadoras estão na capital Federal desde domingo (18) e permanecem até esta sexta-feira (23), representando o município de Santarém. * Elas foram convidadas a participar do evento por causa de um trabalho inscrito por Gisele, no Prêmio Professores do Brasil, em 2017. A professora foi a vencedora na fase regional com o projeto “Lendas amazônicas: saberes culturais sobre a conservação e o uso consciente da água”. * O Hemopa em Santarém está com uma baixa de 30% nas doações de sangue e por isso reforça a necessidade de receber todos os tipos sanguíneos, positivos e negativos. Além de Santarém, O Hemopa envia sangue para hospitais de outras 18 cidades do Estado. O Hemocentro tem enfrentado dificuldades para coletar sangue O+ e aqueles que são considerados raros: A-, O-, B-, AB- e AB+. Vamos doar sangue!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *