Hospital Municipal só atenderá casos de urgência e emergência

Outros casos menos graves serão atendidos na UPA 24 Horas e pacientes terão transporte gratuito.

Climatizada e sob tutela de um técnico em enfermagem. É assim o serviço de uma van que vai transportar pacientes entre o Hospital Municipal de Santarém (HMS) e a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do Município. O serviço já está em fase de teste e tem por objetivo diminuir a fila de espera no Hospital.

Com a novidade, é garantido que casos menos complexos, categorizados com as cores verde e azul, sejam atendidos pela UPA – sem necessidade do paciente passar por nova avaliação de risco. A van tem capacidade para até 15 pessoas e sairá de hora em hora, assim que o número de vagas for atingido.

Segundo a direção do HMS e da UPA, hoje sob responsabilidade do Instituto Panamericano de Gestão (IPG), a ideia para o serviço surgiu ao perceberem o excesso de pacientes que buscavam ao Hospital. Enquanto isso, a UPA enfrentava períodos de ociosidade sem conseguir até mesmo receber o número de pacientes determinado pelo Ministério da Saúde. Um dos motivos diagnosticados foi a localização e a dificuldade de locomoção.

O MS determina que uma UPA do porte da de Santarém atenda dez mil e quinhentos pacientes por mês. Porém, no mês de março deste ano, foram atendidas seis mil e oitocentas pessoas. Para a direção, além do serviço de transporte, é fundamental esclarecer a capacidade de atendimento da UPA. Ela conta com nove médicos, corpo de enfermagem completo e medicamentos suficientes para casos de baixa complexidade.

PROTOCOLO DE MANCHESTER

O fluxo de classificação de risco praticado nas duas Unidades é conhecido como Protocolo de Manchester. Os pacientes são classificados por cores de acordo com variáveis como intensidade das dores, sinais vitais, sintomas, glicemia e quadro clínico geral.

Vermelho: Para casos de emergência. Quando o paciente necessita de atendimento imediato por correr risco de vida.

Laranja: Para casos muito urgentes. Quando o paciente necessita de atendimento o mais rápido possível.

Verde: Casos pouco graves e que podem inclusive serem tratados ambulatorialmente.

Azul: Casos de baixa complexidade. O paciente deve ser tratado ambulatorialmente.

Os casos de urgência e emergência continuarão a receber total atenção da equipe médica do HMS. Somente os pacientes classificados com as cores verde e azul serão transportados do HMS para UPA, as demais cores recebem atendimento no Hospital. Vale ressaltar que esse serviço ainda está em fase de teste.

Fonte: RG 15/O Impacto, com informações da Ascom/IPG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *