Inclusão de pessoas com autismo é tema de sessão especial na Câmara de Santarém

Instituição que contribui com o desenvolvimento dos portadores da síndrome atende 150 famílias de Santarém e mais 8 municípios da região Oeste do Pará

“Autismo e inclusão em Santarém e região” foi o tema abordado na sessão da Câmara de Vereadores de Santarém de terça-feira (17). A programação, realizada no auditório “Benedito Magalhães”, contou com a participação pais, professores e os beneficiados pela Casa Azul, instituição filantrópica que contribui no desenvolvimento de pessoas diagnosticadas com a síndrome.

“Há aproximadamente dois anos temos uma casa de referência e essa entidade veio trazer o acolhimento. A Câmara de Vereadores de Santarém, por sua vez, não poderia deixar de debater essa questão e dar visibilidade para chamar a atenção da sociedade sobre como vive a pessoa com autismo”, destacou o vereador Tadeu Cunha (DEM), presidente em exercício que dirigiu a sessão.

Atualmente a Casa Azul acompanha 150 famílias de Santarém e mais 8 municípios da região Oeste do Pará. Os beneficiados são das faixas etárias que vão de 3 aos 47 anos de idade que necessitam do apoio da população com doações e trabalho voluntário.

“Pais que notarem qualquer alteração no comportamento da criança, precisam procurar atendimento médico, caso ocorra o diagnóstico procurar o CRAS do bairro que será encaminhado à Casa Azul que está de portas abertas para receber todas as famílias. Além disso, toda a ajuda de empresários, profissionais é sempre bem-vinda”, explicou presidente da entidade, Marlon Azevedo.

Essa é a segunda edição da sessão especial que faz alusão ao Dial Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado no dia 2 de abril.

Ao longo da sessão foram apresentadas as dificuldades enfrentadas pelos pais e crianças portadoras da síndrome como o preconceito, a necessidade de locais e profissionais especializados para o tratamento e dentre outras situações que precisem de políticas públicas.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *