Mais de 14 mil pessoas devem ser imunizadas contra a gripe em Óbidos

Campanha nacional de vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira (23). Sete postos fixos ofertarão as doses da vacina na cidade e no interior.

A Prefeitura de Óbidos, no oeste do Pará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza a partir da próxima segunda-feira (23) a Campanha de Vacinação contra a Influenza. Até o dia 1º de junho, todos os postos da rede municipal de saúde – seis na cidade e um no Distrito do Flexal – ofertarão as doses da vacina.

A meta, segundo a secretaria, é imunizar 14.979 pessoas em todo o município. A estimativa inclui a população indígena que é atendida pelas equipes de saúde da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional, devem ser vacinados.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem buscar orientação para saber se estão inclusos nos grupos prioritários.

Inicialmente, o 9º Centro Regional de Saúde de Santarém encaminhou para Óbidos mil doses da vacina. Segundo a coordenação local da campanha, até o início da próxima semana, mais 30% do total de doses previstas para o município devem ser enviadas para a secretaria de saúde. “Esse quantitativo inicial suprirá a demanda do primeiro dia de vacinação. Fomos informados que na próxima segunda-feira chegarão mais 3 mil doses que correspondem a 30% do total de doses previstos para Óbidos”, informou o enfermeiro Eudson Galúcio.

A zona rural do município passa a ser atendida a partir de terça-feira (24), com envio das equipes volantes para a região de várzea. Moradores das comunidades localizadas na região de terra firme receberão as visitas dos vacinadores a partir de quinta-feira (26).

Segundo o calendário do Ministério da Saúde, o dia D da campanha será realizado no dia 12 de maio, quando ocorre a mobilização nacional. Dezenas de postos serão espalhados por toda a cidade e em algumas comunidades do interior para alcançar a meta de imunização preconizada para Óbidos.

Confira os postos fixos de vacinação na cidade e no Distrito do Flexal

Unidade Básica de Saúde Zuraia Conte Galati (Centro da Cidade)

Centro de Saúde de Óbidos (Bairro Cidade Nova)

Unidade Básica de Saúde Lauro Corrêa Pinto (Bairro Cidade Nova)

Unidade Básica de Saúde Helena Ferreira Ribeiro (Bairro São Francisco)

Unidade Básica de Saúde Francisco Rodrigues de Barros (Bairro Santa Terezinha)

Unidade Básica de Saúde Jofre de Matos Cohen (Bairro Santa Terezinha)

Unidade Básica de Saúde Nazaré Venâncio Ribeiro (Distrito Flexal)

 Atenção especial

Uma preocupação especial dentro do público-alvo é com as crianças entre seis meses e 5 anos. No ano passado, o percentual nacional de imunização deste segmento foi menor do que outros, como idosos com mais de 60 anos.

Sintomas e prevenção

Entre os sintomas da gripe estão febre alta, dor muscular, dores de cabeça e na garganta e coriza. O Ministério da Saúde informou que o vírus usado na vacina é “inativado”, não podendo gerar uma gripe. A imunização evita entre 32% e 45% o número de hospitalização por pneumonia e entre 40% e 75% as mortes por complicações resultantes do vírus.

A imunização é contraindicada para pessoa com alergia a ovo, que devem procurar o médico para orientações. A reação em geral ocorre com dor no local da injeção, sem provocar efeitos colaterais maiores. De acordo com o ministério, não há risco de fazer a vacinação contra a febre amarela e Influenza.

Além da vacinação, são orientações para evitar o vírus lavar as mãos com frequência, usar lenço para a higiene do nariz, cobrir o rosto no momento do espirro, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e tomar cuidado com o contato com pessoas que tenham adquirido o vírus.

Fonte: RG 15\O Impacto e Ascom\PMO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *