Coluna Impacto Ed. 1197

POLÊMICA
Prefeito Nélio Aguiar vetou o projeto de autoria do vereador Delegado Jardel Guimarães, que havia sido aprovado na Câmara, onde liberava a venda de bebidas alcoólicas no estádio Colosso do Tapajós, em dia de jogo de futebol. Já se fala que alguns vereadores querem vetar, na Câmara, a decisão do Prefeito. Muita água ainda vai rolar e a polêmica está formada.

POLÊMICA 2
Em Aveiro, o prefeito Vilson Gonçalves tem trabalhado arduamente para tirar o Município do fundo do poço e recolocá-lo nos trilhos, mas ele tem esbarrado na maior parte em seus vereadores da base. Qual motivo de tanta revolta desses vereadores? O Prefeito acabou com a farra dos aluguéis, construiu centros administrativos em Aveiro e Fordlândia, tem feito de tudo para mudar a situação do Município, mas em toda sessão na Câmara ele é massacrado pelos vereadores.

COLETA DE LIXO
Muitas reclamações chegaram à Coluna, de moradores de vários bairros de Santarém, sobre a coleta de lixo que não é feita corretamente. No bairro da Aldeia, os moradores amanheceram a quarta-feira com urubus em frente de suas calçadas, pois o lixo não foi recolhido e a fedentina imperou. O prefeito Nélio Aguiar deve acionar a Secretaria responsável pela coleta de lixo e exigir um serviço de qualidade.

JÚRI CANCELADO
A sessão do Tribunal do Júri que deveria acontecer na terça-feira (08), na Comarca de Santarém, foi cancelada em virtude da ausência de um Promotor Público para atuar no caso. O juiz Gabriel Veloso de Araújo foi informado, somente no dia, que não haveria Promotor para atuar na sessão, por problemas internos do MP em relação à definição de quem seria escalado. Na verdade, há duas promotorias que atuam junto à 3ª Vara Criminal e, atualmente, os dois promotores também respondem por outras promotorias. Um deles está atuando na Operação Perfuga e o outro acumula uma Promotoria em Faro. Segundo informações chegadas ao Magistrado, teria havido o acordo com um terceiro Promotor para substituir os colegas, mas por algum motivo isso não foi cumprido e a sessão do júri foi prejudicada. O juiz Gabriel Veloso de Araújo informou que iria comunicar o fato às Corregedorias do MP e do TJPA, a fim de evitar que a situação se repita nos próximos júris marcados.

PROGRAMAÇÃO NACIONAL DE MUSEUS
A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) inscreveu novamente o Centro Cultural João Fona (CCJF) na programação nacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2018, ocorre a 16 ª Semana Nacional de Museus, no período de 14 a 19 de maio, que tem como comprometimento realizar a programação seguindo as exigências da temática geral “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. A 16ª Semana Nacional de Museus é promovida pelo Ibram e demais instituições públicas e privadas para celebrar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio. O Centro Cultural João Fona (CCJF) é um prédio destinado a fornecer uma visão abrangente da história santarena nas atribuições museológicas de suas dependências. A semana festeja ainda os 200 anos de surgimento do primeiro museu no Brasil: o Museu Nacional/UFRJ, no Rio de Janeiro (RJ).

CALOUROS DA UFOPA
A Ufopa preparou uma intensa programação para recepcionar os novos alunos das unidades acadêmicas dos campi de Santarém, Alenquer e Oriximiná. Em Santarém as atividades seguem até 2 de junho, e contam, entre outras ações, com plantação de mudas na Unidade Tapajós e excursão para conhecer os museus, ambas no dia 18 de maio. No Campus de Alenquer as atividades estão sendo realizadas de 7 a 11 de maio e em Oriximiná de 7 a 12. Em Santarém, a recepção aos calouros também terá atividades específicas destinadas a alunos indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PcDs) nesta sexta-feira, a partir das 8h30, no Auditório Pérola, anexo à Unidade Amazônia. Já a atividade com os PcDs será realizada, a partir das 14h30, no miniauditório H1, situado na Unidade Rondon. No sábado, dia 12, a partir das 8 horas, haverá um café da manhã especialmente preparado para as mães universitárias calouras, com ações de beleza e atividades físicas e culturais, no Auditório Pérola (Unidade Amazônia). No dia 18 de maio, das 14 às 18 horas, na Unidade Tapajós, ocorrerá a Gincana do IEG. O encerramento da programação em Santarém ocorrerá no dia 2 de junho com a realização dos Jogos dos Calouros 2018.

PROJETO SOCIAL
O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade UNAMA Santarém, estará participando durante o mês de maio e junho da programação do Projeto Social “MP e a Comunidade”, uma ação realizada pelo Ministério Público do Estado do Pará no Município. O projeto visa oportunizar às famílias carentes aconselhamentos e assessoria jurídica. De acordo com o coordenador do curso de Direito, Peter Hager, estas atividades iniciaram, na manhã de segunda-feira, (7) e encerrarão no dia 6 de junho. O Núcleo funciona no anexo da Faculdade da Amazônia, proporcionando aos acadêmicos de Direito, atendimento efetivo à população santarena, com elaboração de peças processuais, pesquisa de Júri prudências e ações de outras atividades jurídicas.

QUALIDADE DO SAMBA
Para os apreciadores de um samba de raiz e de qualidade, nesta sexta-feira, 11 de maio, a partir das 22 horas, no Canoa Steakhouse, localizado no Trevo da Calcinha, acontece o show “Qualidade do Samba ao Vivo”, com grandes intérpretes, tendo à frente Ângelo do Cavaco e Niltão do Banjo e convidados.

DE QUEM É A CULPA?
Muita gente está questionando o trabalho que é realizado em algumas ruas de Santarém, onde uma empresa está quebrando o asfalto para colocar tubulações, mas quando serviço acaba, os buracos permanecem. Quem tem prejuízos são os proprietários de veículos, com peças quebradas. Alô Prefeito, fique atento, pois isso pode lhe prejudicar.


IMPACTANDO

Conhecimento, técnicas, inovações, ações e reflexões estarão reunidas no Festival Gastronômico ‘Cozinha do Tapajós’, que tem como objetivo buscar a interação da culinária da região do Tapajós com o mundo. O Evento, que tem à frente Saulo Jennings, acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de junho em Alter do Chão. * O ‘Cozinha Tapajós’ acontecerá na Praça 7 de Setembro e será um espaço de troca de experiências entre a comunidade local e profissionais das mais diversas regiões do Brasil e do mundo. * O Shopping Rio Tapajós foi designado como local de votação da 104º Zona Eleitoral do Pará, que vai atender moradores dos bairros Santarenzinho, Novo Horizonte, Alvorada, Maracanã, Conquista, Nova Vitória, São Cristóvão, Amparo e Elcione Barbalho. * O pré-candidato à presidência da República pelo PPL, João Goulart Filho, confirmou para o período de 13 a 15 de junho sua presença no estado do Pará. No dia 13/06 (quarta-feira) ele estará em Santarém e nos dias 14 e 15 de junho (quinta e sexta), reunirá em Belém. * Nos dias 15 e 18 de maio, o Zoológico da Faculdade UNAMA receberá a visita de 54 alunos da Escola de Ensino Tecnólogo do Estado do Pará (Eetepa). O objetivo é relacionar conhecimentos teóricos com a prática do recebimento e devolução à natureza, como também o transporte dos alimentos nos recintos. * Segundo a administração do Zoológico, as visitas costumam ser frequentes pela rede de Ensino Fundamental e Médio, além dos universitários que vão ao centro para pesquisa e conhecimento sobre animais silvestres. * A Coluna parabeniza todas as mães, pelo seu dia, neste domingo. Feliz Dia das Mães!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *