Prefeitos se reúnem para deliberar melhorias em defesa dos municípios da AMUT

Prefeito Nélio Aguiar comandou reunião que foi realizada no município de Placas.

Os prefeitos da Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém Cuiabá e Região Oeste do Pará (AMUT) estiveram reunidos na quarta-feira, 16, na Câmara Municipal de Placas-município do Baixo Amazonas- para reafirmar posicionamentos a serem defendidos pela melhoria dos municípios consorciados. Os prefeitos participarão de duas Marchas. A primeira será nesta sexta-feira, 18 em Belém e outra em Brasília, no próximo dia 21.

Entras as demandas defendidas na reunião em Placas, que serão levadas à Brasília, em uma pauta a ser discutida com o Presidente da República, Michel Temer, estão: regularização fundiária urbana e rural, manutenção das estradas e vicinais via Incra; aumento do valor pago por aluno no Transporte Escolar e Merenda Escolar em função da precariedade da Região da Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Xingu.

Os prefeitos também vão defender, em função  da peculiaridade  da Região da Transamazônica, Santarém/Cuiabá, a pavimentação asfáltica da BR 422, trechos Tucurui/Novo Repartimento manutenção e conclusão das BRs 230 e 163; e ainda a criação da Universidade Federal do Xingu, criação do Estado Tapajós, entre outras demandas como aumento do valor do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que é insuficiente para as demandas de cada município, haja vista, a distância geográfica dos municípios da Amazônia.

Os representantes do Instituto “Tapajós é Meu Estado”, apresentaram os benefícios que terão os municípios que poderão vir a ter como parte integrante do futuro estado do Tapajós. Após um diálogo entre os presentes, a reunião foi encerrada com uma oração, ministrada pelo Pastor Euquias da Igreja Assembléia de Deus de Missões.

Estiveram presentes na mobilização em Placas o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, presidente da Federação das Associações dos Municípios Paraenses (Famep); o presidente AMUT e prefeito de Pacajá, Francisco Tozetti; e prefeito de Belterra, Jociclélio Macedo; prefeito de Mojuí dos Campos, Jaílson Alves; prefeita de Placas, Raquel Brandão; prefeito de Porto de Moz e presidente do Consórcio Belo Monte, Rosibergue Campos; prefeito de Rurópolis, Joselino Padilha, além de vereadores e lideranças locais.

Fonte: RG 15/O Impacto e Kátia Aguiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *