Entrega de certificados e show musical encerram atividades da 16ª Semana Nacional de Museus

Neste sábado (19), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), através da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), encerrará a 16ª Semana Nacional de Museus na Pérola do Tapajós com entrega de certificados aos participantes e show musical do grupo regional Mocorongo, no Centro Cultural João Fona (CCJF), à partir das 19h. Com o tema “Museus Hiperconectados, novas abordagens, novos públicos” o evento contou com uma vasta programação durante toda a semana.

O titular da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Luis Alberto Figueira, destacou a grande interatividade entre os participantes na diferenciada programação com oficinas, palestras, exposições, visitas guiadas e atividades artísticas culturais – educativas. “Pelo Centro Cultural João Fona, palco dessa relevante atividade nacional, com adaptações a nossa realidade de município correlacionado, o fazer museal atual, com a visão de futuro, mas com base no passado sólido e vivo da nossa raíz cultural. O Ibram na temática nacional, reflete, quanto a necessidade de dedicar-se a tecnologia e também fomentar informações da história cultural aos indivíduos ainda fora do alcance da tecnologia”, detalhou.

Na manhã de quinta-feira (18), um grupo com 14 acadêmicos de diferentes cursos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) visitou o acervo como atividade do projeto “Excursão aos Museus”, da Diretoria de Cultura da instituição, em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado hoje, 18 de maio.

“A ideia é estimular os acadêmicos residentes em Santarém ou de outras partes do país a conhecerem a história da cidade santarena e entenderem melhor o trajeto de visitação, o acervo, e a própria história nas dependências de cada prédio. Essa é a primeira experiência e o resultado foi positivo, mas pretendemos realizar outras excursões. Iniciamos pelo Museu Dica Frazão, Museu de Arte Sacra e encerramos a rota, aqui no Centro Cultural João Fona. Na Ufopa temos projetos de professoras, do qual participo da Excursão de Patrimônio histórico e geológico de Santarém, ocorre pelas vias públicas, no estudo e conhecimento do patrimônio e geológico do município”, detalhou a coordenadora da excursão, Estefani Couto.

Na quarta-feira (17), estiveram e participaram da contação de estórias 20 indígenas venezuelanos da etnia Warao, acolhidos pelo município, na responsabilidade da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), no apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Temos a responsabilidade de inseri-los na sociedade devido a todas as dificuldades que passaram no país de origem. Temos realizado ações em rede, não existe um trabalho solitário. Estamos nos preparando para a entrada deles no sistema escolar. A Semed prepara as escolas e nós preparamos as crianças para estarem nesses lugares. Já estivemos na Biblioteca Pública Municipal, em atividades de exposição de arte, etc. O intuito de orientar as crianças é para a educação e os adultos incluí-los para fomentar a sobrevivência financeira. E hoje estamos aqui na Semana dos Museus para que conheçam a nossa cultura”, disse a pedagoga da Semtras, da Casa de Acolhimento de Adultos e Famílias (CAAF), Nayara Lima.

Na sexta-feira (18), a programação contou com atividades como: exibição de vídeos (documentários alusivos ao tema da Semana de Museus), Palestra-Abordagem Mídias Digitais, ministrada pelo professor Daniel Nuredo e Atividade Cultural/Informativa “Versos & Prosas” com o poeta da Academia de Letras e Artes de Santarém (Alas), Neucivaldo Moreira e o jornalista Jota Ninos. Além da visita guiada, Exposição “João Fona” e Exposição “Velhas Abordagens, Novos públicos”.

Programação da 16ª Semana Nacional de Museus – Santarém (PA)

18/05 (Sábado)
19h às 20h – Encerramento – Entrega de Certificação das Oficinas
20h às 21h – Apresentação Musical (Regional Mocorongo)
Diariamente – Exposição “João Fona”
Diariamente – Exposição “Velhas Abordagens, Novos públicos”

Fonte: RG 15/O Impacto e Alciana Aires/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *