Alcoa promove ação voluntária e homenageia mães de comunidade em Juruti

A ação ocorreu no sábado, 19/05, em São Braz, quando voluntários da Alcoa dedicaram a manhã em serviços à comunidade

As mães da Comunidade São Braz, localizada a mais de 100 quilômetros do centro do município de Juruti, receberam homenagem especial durante o ACTION (ação de voluntariado) realizado no sábado, 19/05, com a participação de voluntários. Mais de 40 funcionários da Alcoa, de empresas contratadas e familiares dedicaram a manhã na comunidade, promovendo brincadeiras com as crianças e dividindo conhecimentos sobre a saúde da mulher.

A ação de voluntariado contou com a parceria da AWN, sigla em inglês que significa Rede de Mulheres da Alcoa, grupo que atua com propósitos de fornecer inspiração, conscientização e conexões a fim de promover uma cultura de inclusão de mulheres e apoiar a diversidade de gênero.

Um dos momentos marcantes da ação foi a homenagem às mães que ganharam sessões de maquiagem, desfile e presentes pelo Dia das Mães, promovendo a elevação da autoestima e valorização da mulher.

Para Raquel Viana, funcionária da Alcoa, participar de ações voluntárias junto às comunidades é motivador. “Sou apaixonada pelo trabalho de voluntariado, que, para mim, é muito mais que doação. É fraternidade, companheirismo, amor pelo próximo. A cada ACTION que participo, aprendo coisas novas e faço novas amizades. É maravilhoso encontrar os comunitários após os eventos e eles lembrarem de você. As experiências no voluntariado me trazem renovação e crescimento pessoal. Estamos aqui para ajudar a tornar Juruti um lugar melhor para se viver, a cada dia”, comentou.

Além da interação com os voluntários da empresa, a comunidade, que conta em torno de 230 moradores, também foi contemplada com a doação de um cheque do Instituto Alcoa no valor de R$ 10 mil. Esse dinheiro, repassado por meio do Conselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jose Roberto Pimentel, é destinado a obras ou serviços em benefício da comunidade. No caso de São Braz, a doação será aplicada em melhorias na sala de aula para os alunos e na cozinha da comunidade, como informou o coordenador da escola, professor Osmarildo Pereira de Sousa. “Esse recurso terá uma grande serventia pra nós, pois vamos investir na escola em benefício não só das crianças, mas de todos os membros da nossa comunidade que poderão usufruir desses benefícios”, disse o professor, que agradeceu as ações realizadas pelos voluntários da Alcoa.

O supervisor de Controladoria da Alcoa, José Luiz Fernandes, disse que foi um dia muito especial. “Fui disposto a dar o meu melhor e, no final, voltei cheio de alegria por ter tido a oportunidade de compartilhar experiências, jogar bola, brincar com as crianças e aprender com elas. Foi algo inesquecível que me faz acreditar que o mundo tem chances de dias melhores”, compartilhou.

ACTION é a sigla em inglês para “Alcoanos Juntos com Nossa Vizinhança” e consiste na dedicação de quatro horas de voluntariado dos funcionários da empresa em atividades em alguma instituição ou comunidade. Para o gerente de Assuntos Institucionais da Alcoa Juruti, Rogério Ribas, as ações de voluntariado da empresa possibilitam que os funcionários exerçam a cidadania e se engajem com a comunidade como cidadãos e verdadeiros vizinhos. “Com grupos de funcionários engajados, podemos demonstrar o nosso compromisso com as comunidades onde atuamos. Todos os anos, a Alcoa desenvolve várias ações de voluntariado e são momentos muito gratificantes de troca de experiências, aprendizado e aproximação”, destaca.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Alcoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *