Coluna Impacto Ed. 1203

HOMENAGEM MERECIDA
Para comemorar o aniversário de Santarém, o Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Santarém – CME da Aces realizou na terça-feira (19), às 19 horas, no Centro de Artesanato Cristo Rei, a solenidade de entrega da Medalha Mérito Cultural “Maestro Wilson Dias da Fonseca” as personalidades do Tapajós: Antônio Lisboa Paixão (Marreta) e Padre Sidney Augusto Canto.

HOMENAGEM MERECIDA 2
Realizado anualmente em parceria com a Prefeitura de Santarém, este ano as homenagens fizeram referência à história e à música da nossa região. Padre Sidney Canto recebeu a comenda por ser exímio pesquisador de Santarém e cidades do Baixo Amazonas, o que permite que a geração atual conheça os anteriores contextos históricos, econômicos e culturais dos municípios. Em exaltação à cultura musical, o conselho homenageou o músico Antônio Paixão (conhecido como Marreta), um entusiasta do ritmo regional, tendo como seu maior mérito a consagrada Banda Tapajoara, criada em 1967, além de ser um incentivador do carnaval local, mantendo o bloco de rua “Só Fuleragem”.

BALNEABILIDADE DAS PRAIAS
O início dos estudos de balneabilidade em vários pontos de Santarém foi alterado. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), os técnicos iniciaram as coletas na quarta-feira (20), às 8h, permanecendo como primeiro ponto a Praia do Maracanã. Ao todo serão 11 pontos de coleta de água em praias de Santarém até o dia 26 de junho. Após a praia do Maracanã, os técnicos seguirão para Pajuçara, Ponta de Pedras, Muretá e Alter do Chão (praia do Centro de Atendimento ao Turista/CAT, canal principal do Rio Tapajós, Praia do Cajueiro, Orla de Alter do Chão/escadaria, Orla de Alter do Chão/parte final, Praia do Amor e Igarapé do Macaco).

BALNEABILIDADE DAS PRAIAS 2
Os resultados são emitidos através de relatório técnico e laudos laboratoriais emitidos pela empresa Conágua Ambiental, como segunda etapa do atual contrato Nº 016/2017 de monitoramento da balneabilidade das praias da orla fluvial direita do Rio Tapajós em Santarém. O contrato de monitoramento da balneabilidade é contínuo, seguindo os parâmetros considerados microbiológicos indicadores de qualidade, Escherichia coli e Coliformes termotolerantes, observando-se os requisitos determinados pela Resolução do Conama Nº 274, de 2000.

IDOSOS
Uma caminhada reuniu mais de 100 idosos que participam de projetos em Santarém, pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, realizada na semana passada. Em um percurso pequeno do Asilo São Vicente de Paulo até a Praça Matriz, os idosos mostraram que estão atentos e prontos para disseminar a campanha, de tema nacional “Violetas contra a violência, dignidade e respeito para com a pessoa idosa”, alusiva ao combate aos diversos tipos de violência pelos quais alguns idosos são submetidos.

SÃO PEDRO
As festividades de São Pedro, o padroeiro dos pescadores e navegantes, já começaram no dia 16 e vão até 29 de junho em Santarém. A festa reúne ainda celebrações, arraiá junino e atrações musicais com a Seresta do Pedrão. Organizada pela Colônia de Pescadores Z-20, o ponto alto da festa é a tradicional procissão fluvial, que este ano chega em sua 67ª edição. O tema da festa este ano é: “Tu és o Cristo o filho do Deus Vivo”, A procissão fluvial, os fiéis vão sair ás 16h, primeiro em procissão terrestre, da sede da Z-20 e seguir pela rua dos Artistas, no bairro Prainha, até o porto da Marques Pinto, de onde sairá a balsa que vai levar devotos e a imagem do santo.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Vários bairros do município de Santarém estão recebendo obras de esgotamento sanitário. A população santarena vai viver com mais saúde e qualidade de vida, visto que o saneamento básico é uma das mais eficazes medidas de saúde pública. Nessa etapa, serão feitas 4 mil ligações. Os bairros Aldeia, Santa Clara, Aparecida, Santíssimo e Centro da cidade já estão recebendo os serviços para as ligações domiciliares. Esses serviços serão ligados ao coletor tronco, instalado na Avenida Tapajós. Outra equipe também está trabalhando na Estação Elevatória de Esgoto (EEE), na Assis de Vasconcelos. A partir disso, todos efluentes serão direcionados, através da linha de recalque, até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que está localizada na Avenida Borges Leal, no bairro do Mapiri. Lá, será feito o tratamento. Com o valor de R$ 31.692.245,07, a obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC II), coordenado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), sob o contrato nº 350.963-47.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO
A campanha de vacinação contra a gripe em Santarém conseguiu imunizar 67% das pessoas inseridas nos grupos prioritários. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) após o fechamento dos dados na terça-feira (19). Até o dia 22 de junho, prazo de encerramento da campanha, os profissionais de saúde vão intensificar as ações para tentar vacinar os 37% restantes. A meta estipulada pela Semsa era imunizar 80 mil pessoas – 30 mil a mais que o número registrado em 2017. Inicialmente o município contatava com 116 postos de vacinação, mas com o passar do tempo o número baixou para 42, entre zona urbana e rural. Para ser vacinado é necessário que o cartão de vacinação ou algum documento de identificação.


IMPACTANDO

O Chef Saulo Jennings, proprietário do restaurante Casa do Saulo, conquistou mais um título para Santarém. A cidade agora tem o melhor restaurante do Norte do País em 2018, escolhido por uma votação na conceituada Revista Prazeres da Mesa. Parabéns! * Parece que o povo brasileiro não está entusiasmado com a Copa do Mundo. Aqui em Santarém poucas ruas foram enfeitas. Isso chama-se crise. Ninguém tem dinheiro para gastar com isso. Tomara que o Brasil passe da primeira fase. * São ofertadas pelo Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas, em Santarém, vagas de estágio para acadêmicos a partir do 5º semestre de Pedagogia (ICED), Direito, Ciências Econômicas e Gestão Pública e Desenvolvimento Regional (ICS) e Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (ISCO). A carga horária do estágio será de 4 horas, de segunda a sexta-feira, preferencialmente pelo turno da manhã. * Fazendo parte da programação de aniversário de Santarém, ontem, quarta-feira (20), a Escola de Artes Professor Emir Hermes Bemerguy apresentou o espetáculo “As Marcas da Pérola”, na Casa da Cultura. O evento retratou, através da dança, música e teatro, as influências culturais de Santarém ao longo de sua história. A apresentação também marcou os quatro anos de funcionamento da Escola de Artes em Santarém. * Um feliz aniversário a Santarém, que nesta sexta-feira completa 357 anos e que seja melhor com a vitória do Brasil contra a Costa Rica, pela Copa do Mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *