Coluna Impacto Ed. 1204

ATO CRIMINOSO
A entrega da Unidade de Apoio e Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (UADAAF) prevista para quarta-feira, 27, no bairro Uruará, foi cancelada pela Prefeitura, devido a Unidade ter sido foi alvo de ato criminoso antes de a empresa responsável fazer o seu repasse ao poder público municipal. Criminosos invadiram a Unidade pelo telhado, quebraram o forro, arrobaram várias portas e levaram toda fiação elétrica. Nova data deverá ser informada à sociedade santarena e à imprensa em geral para entrega desta tão importante obra.

DOAÇÃO DE BENS NO MPF
O Ministério Público Federal (MPF) no Pará publicou nesta terça-feira (26/06) edital de doação de bens. Estão sendo oferecidos mesas, cadeiras, computadores, aparelhos telefônicos, impressoras e livros, entre outros itens. Podem solicitar doações órgãos federais, estados e municípios mais carentes, empresas públicas, sociedades de economia mista, instituições filantrópicas reconhecidas de utilidade pública pelo governo federal e organizações da sociedade civil de interesse público. Os órgãos ou entidades interessados têm 15 dias para solicitar recebimento de bens. A solicitação deve ser feita por meio do modelo de formulário disponível no edital. O edital também apresenta os critérios para atendimento aos pedidos e de desempate entre os interessados, além de informações sobre documentação e outros dados importantes para quem queira se candidatar ao recebimento dos itens. Confira a íntegra do edital em http://bit.ly/edital-doacao .

LUAL CULTURAL
Em clima descontraído o Instituto Maestro Wilson Fonseca (IMWF) realizou de forma gratuita o “Luau Cultural”, na área aberta da Casa da Cultura, às 19h de quinta-feira (28). Trata-se de recital avaliativo dos cursos profissionalizantes e coral infanto juvenil. Foi um resumo das atividades desenvolvidas por esses dois núcleos de ensino musical mostrando à comunidade o resultado do serviço ofertado pela instituição. Cem alunos do coral infanto juvenil e dos cursos profissionalizantes fizeram parte da atividade que recebeu apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), da Associação Artístico Cultural Maestro Wilson Fonseca, da Fundação Carlos Gomes e do Doce Vício – Sobremesas Gourmet.

FISCALIZAÇÃO NOS ÔNIBUS
Considerando a necessidade de estabelecer procedimento de fiscalização sobre os veículos de transporte coletivo do município de Santarém e seus respectivos documentos, a SMT expediu na terça-feira (26) a portaria 024/2018 que determina a efetiva inspeção em todos as empresas que prestam serviço de transporte coletivo no Município, especificamente em veículos da empresa Fênix Transportes Santarém Ltda. O procedimento pode ser solicitado a qualquer empresa que compõe o sistema na cidade. Nesse caso levou em consideração o acidente com vítima ocorrido em 25 de junho de 2018 no cruzamento das Avenidas Cuiabá com Moaçara, que teve como envolvidos um ônibus da Empresa Fênix Transporte com um veículo de passeio, sendo noticiadas supostas irregularidades do veículo integrante do Sistema de Transporte Público Coletivo do Município de Santarém. A ação será realizada pela Divisão de Planejamento conjuntamente com a Divisão de Operação e Fiscalização (DOF).

FESTA CANCELADA
Em Nota encaminhada à Coluna, o prefeito de Mojuí dos Campos, Jailson Alves da Costa, informa o cancelamento da tradicional Festa da Integração Nordestina, que seria realizada nos dias 12, 13 e 14 de julho. A X Festa da Integração Nordestina faz parte do calendário cultural do Município, mas devido à comoção social que Mojuí dos Campos vem passando, com mortes de pessoas no trânsito e, com a crise financeira, o Prefeito decidiu por cancelar este evento, que homenageia a fundação do Município, feita por imigrantes nordestinos.

SAÚDE: MELHOR ATENDIMENTO
Vereador Dayan Serique, em contato com a Coluna, disse que esteve no IASEP em Belém, junto com o vereador Tadeu Cunha, representando a Comissão de Saúde da Câmara, onde solicitaram melhorias nos atendimentos voltados aos servidores públicos do Estado, além da regularização de entidades conveniadas que se encontram com atividades suspensas por atrasos nos pagamentos por parte do Instituto. A Comissão de Saúde esteve também na SESPA protocolizando um documento requerendo mais subsídios por parte do Estado para a Secretaria de Saúde de Santarém, bem como, entre outras coisas, a realização de um mutirão de cirurgias em parceria Estado/Município e uma melhor interação entre os serviços e atendimentos entre Hospital Regional e Hospital Municipal.

HOMENAGEM JUSTA
Executar atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, além de salvamentos e a realização de primeiros socorros são algumas das principais atribuições do Bombeiro Militar. Foi observando o relevante papel dessa função social que a Câmara de Vereadores de Santarém promoveu na tarde desta terça-feira (26) sessão especial homenageando militares pelos serviços prestados ao Município. O comandante do 4º Grupamento de Corpo de Bombeiros, tenente coronel Ney Tito, disse do privilégio dos membros da corporação estarem recebendo as honrarias, tendo em vista que o Dia Nacional do Bombeiro Militar será celebrado no próximo dia 02 de julho.


IMPACTANDO

O Ministério da Saúde definiu um novo prazo para as pessoas que ainda não procuraram os postos para se vacinarem contra a gripe. Agora, a campanha prossegue até o dia 20 de julho de 2018 em todos os municípios paraenses. * Jovens que completam 18 anos em 2018 devem se alistar no serviço militar. O alistamento é obrigatório e pode ser feito na página oficial do processo ou comparecer à Junta de Serviço Militar. Em Santarém, o prazo vai até 30 de junho. O alistamento pela internet está disponível aos jovens que completam 18 anos e que têm CPF. Aqueles que não possuem CPF, podem procurar a Junta Militar. * Com base nas Políticas Públicas de Desenvolvimento do Turismo, preconizadas pelo Ministério de Turismo (Mtur), que objetiva apoiar a promoção e comercialização dos produtos de um destino, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) realizará no dia 06 de julho, o II Fórum do Artesanato de Santarém, com o tema “Artesanato Sustentabilidade e Turismo”, no auditório do CIAM. * Acontece neste sábado (30), a partir das 19h, no Ginásio da Cidadania, a grande final da I Copa Santarém de Voleibol, organizada pela Liga Interclubes de Vôlei do Tapajós (Livtap). A competição teve a participação de 11 equipes, e iniciou no dia 7 de junho. Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *