Giovanni Queiroz: “Judiciário é omisso, alienado e acovardado”

Presidente do PDT no Pará diz que temos que colocar o Judiciário para funcionar efetivamente

Atuante há décadas na política paraense e nacional, em entrevista exclusiva ao O Impacto, Giovanni Corrêa Queiroz, que é médico de profissão e também agropecuarista, falou sobre o momento difícil vivenciado pelos brasileiros, no que diz respeito ao contexto político e econômico, em especial os conflitos de interesse entre os três Poderes Constituídos.

Queiroz foi cinco vezes Deputado Federal pelo Estado do Pará, foi presidente nacional dos Correios e atualmente é presidente estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele esteve em Santarém na semana passada para o lançamento da pré-candidatura do Coronel Osmar Nascimento ao Senado.

Com toda sua experiência política, Giovanni analisa de forma muito sóbria, os acontecimentos que vêm causando conflitos entre a classe política e o judiciário. Questionado se ele acredita na politização do judiciário ou na judicialização da política, falou sobre a legitimidade da democracia e o funcionamento efetivo das instituições. Afirma que o judiciário tem sua parcela de culpa na situação enfrentada pelos brasileiros.

“O Brasil está na situação que está, porque o Judiciário foi omisso, alienado, acovardado, preguiçoso, cúmplice por omissão da criminalidade que existe hoje no Brasil. Eu não estou falando do crime comum não, do crime do ladrão de bicicleta ou de carro e nem do traficante de drogas, estou falando do crime do colarinho branco, que produz milhares de outros criminosos, eles são Pai e a Mãe, e a impunidade sem dúvida nenhuma é a grande madrasta do crime. Portanto, eu acho que nós devemos fazer uma revolução em todos os sentidos, nós temos que realmente colocar um Judiciário para funcionar efetivamente, ao mesmo tempo que as outras instituições, sejam Executiva ou Legislativa, funcionando a favor do povo brasileiro. Na verdade, o povo brasileiro reclama e pede a nós todos que tenhamos muita consciência na hora de votar, principalmente agora, onde essa revolução tem que ser feita pelo povo. É a revolução da ética, votar em quem seja descente, seja ético, que tenha princípios morais, que tenha verdadeiro compromisso com cidadão e, não basta ser só ético, tem que ser ético e competente, tem que fazer as coisas acontecerem”, expôs Giovanni Queiroz.

Visualizando todas essas questões, o presidente estadual do PDT, ressalva que seu partido tem posicionamentos concretos para enfrentar os desafios. Para ele, ao apresentar Ciro Gomes como pré-candidato a presidente da República, a legenda está conseguindo agregar lideranças, sem fugir de qualquer tema que seja, diferentemente de outros pré-candidatos que ainda não disseram para que vieram.

“Nós temos um candidato que é o Ciro Gomes, foi o melhor Govenador da história do Ceará, até hoje homenageado pelos feitos que fez na época quando então Governador. É um homem conhecido nacionalmente por posições fortes, bem definidas e determinada, mas ninguém é mais preparado que ele quando se diz respeito à macroeconomia, em olhar o horizonte e ver por onde devemos caminhar para melhorar a vida do brasileiro. Morar em um País tão rico como o Brasil e conviver com a fome, com a pobreza e a falta de teto é uma vergonha para todos nós. Acredito no Ciro Gomes para resgatar para nós o orgulho de sermos brasileiros e ele sem dúvida nenhuma é o pré-candidato do PDT. Mais partidos estão aderindo à sua candidatura e tenho certeza, que vamos fazer uma surpresa positiva e será a verdadeira mudança de rumos para o Brasil”, informou.

Conforme aponta Queiroz, os desafios são diversos, com proporções gigantescas, porém, não se pode abrir mão de implementar as ações necessárias para que a mudança aconteça, e o brasileiro volte a ser protagonista de seu desenvolvimento.

“O Brasil é o melhor País para se produzir no mundo. Nós estamos no Pará, que é o melhor Estado do Brasil. Nós temos que tirar da pobreza 30% da população brasileira, o que deixa a gente com vergonha de ser brasileiro, e o principal rumo a ser colocado é exatamente esse, é resgatar isso através da educação efetiva do nosso povo, qualificando e preparando melhor para vida, para contribuir com o desenvolvimento do País. Essa é a ação primeira do partido, é nossa principal bandeira, a busca do conhecimento e uniformizar isso para que todos possam ter acesso. Segundo, é aumentar a produção industrial, aproveitando a nossa riqueza mineral e a produção agrícola, setor que temos um potencial extraordinário e inexplorado ainda. Nós precisamos avançar muito para alcançarmos esses objetivos”, disse o presidente do PDT no Pará.

CORONEL OSMAR NASCIMENTO: Giovanni Queiroz esteve em Santarém na última quinta-feira (21), para participar de evento de lançamento da pré-candidatura ao Senado pelo PDT, do Coronel Osmar Nascimento.

“São dois motivos de alegria, o primeiro é lançar a pré-candidatura para o Senado de um homem do interior, um homem de Santarém, um homem que prestou um serviço extraordinário ao Estado como coronel da Polícia Militar, antes tendo sido inclusive oficial do Exército, qualidade, seriedade, honradez, determinação, vontade de fazer pelo Pará, algo que nós precisamos muito. O Pará tem um potencial extraordinário e precisamos de homens que assumam as coisas para realizá-las. Segundo motivo, aniversário de Santarém, 357 anos. Essa bela metrópole no coração da Amazônia e sem dúvida nenhuma, Santarém terá o primeiro Senador eleito para representar essa região no Congresso Nacional. Isso é extremamente importante e me deixa muito feliz, eu como presidente do PDT, me sinto gratificado em ter um homem deste porte, com essa qualidade, candidato ao Senado da República pelo estado do Pará”, disse Giovanni Queiroz.

Por: Edmundo Baía Junior

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *