‘Operação Fronteira’ combate tráfico de drogas na região Oeste

A Polícia Militar, em parceria com a Polícia Civil e o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, deflagrou na última quarta-feira (27) a “Operação Fronteira”, para fiscalizar e combater o tráfico de drogas, o porte ilegal de armas e o roubo de veículos nos municípios de Óbidos, Oriximiná e Almeirim, no oeste paraense.

De acordo com o comandante do Comando de Policiamento Regional (CPR) I, coronel Heldson Tomaso, “mesmo no dia do jogo do Brasil (na Copa do Mundo, na Rússia) nós já fizemos apreensões de armas, realizamos abordagens e apreensões em Almeirim e Oriximiná”.

Porto e rodovia – Em Oriximiná, a fiscalização ocorreu no porto, durante a chegada das embarcações. Foram abordadas 17 pessoas e 16 veículos, entre automóveis, motocicletas e carros particulares. Também ocorreram ações na Rodovia PA-439, próximo ao aeroporto municipal, com 74 pedestres e 44 veículos abordados.

Segundo a Polícia Militar, no trecho da PA-437, entre os municípios de Óbidos, Oriximiná e Alenquer, foram abordados 33 veículos (entre carros, motocicletas e caminhões) e 98 pedestres. Não houve qualquer registro de alteração.

Na zona rural próxima ao município de Almeirim foram abordadas e revistadas seis embarcações, “o que resultou em uma apreensão de uma espingarda calibre 20 e seis cartuchos intactos. O material foi apresentado à UIPP (Unidade Integrada Pro Paz) do local”, informou o major Flávio Maciel, comandante da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar (12ª CIPM), responsável pelo policiamento nos municípios de Oriximiná, Faro e Terra Santa.

Ao longo da PA-473 (trecho Almeirim/Panaicá) foram abordados e revistados 33 veículos (14 automóveis e 19 motocicletas) e 43 pedestres.

A operação visa controlar as vias de acesso à região, com o objetivo de inibir, principalmente, o tráfico de drogas. É a primeira ação, dentre outras, que serão realizadas. Também já está sendo planejada a participação de outros estados, a partir dos limites entre alguns municípios da região, como Nhamundá (AM) e Faro (PA), e Laranjal do Jari (AP) e o distrito de Monte Dourado (situado no município de Almeirim), no Pará.

Fonte: RG 15/O Impacto e Agência Pará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *