HRBA realiza Campanha Julho Verde em Santarém

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. Em alusão a esta data, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, realiza, durante o mês de julho, a Campanha de Conscientização Julho Verde, destinada aos profissionais da área da saúde e à população da região. A programação iniciou na quinta-feira, 5 de julho, no auditório do HRBA e acontece até o fim deste mês.
“O objetivo da campanha é alertar a população sobre os principais fatores de risco do câncer de cabeça e pescoço. Este câncer ocorre na boca, laringe, faringe, tireoide, glândulas salivares, face, na pele do pescoço e, principalmente, nos lábios. Neste mês, vamos orientar a população quanto à prevenção do cigarro, bebida alcoólica e exposição à luz solar em excesso e como fazer o autoexame para o diagnóstico da doença”, destacou Debora Pereira, médica cirurgiã de cabeça e pescoço.
Segundo o banco de dados Registro Hospitalar de Câncer do HRBA, no período de 2008 a 2018, foram realizados 100 atendimentos de quimioterapia de pacientes com diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço na unidade. O serviço especializado para esse tipo de tratamento iniciou em 2016 e desde então já foram mais de 250 cirurgias, sendo 79 apenas neste primeiro semestre do ano.
De acordo com o diretor Técnico de Ensino e Pesquisa, Luiz Fernando Gouvêa, a campanha é uma oportunidade proveitosa para os profissionais de Santarém. “O Julho Verde vem reciclar e aprimorar o conhecimento dos profissionais da nossa região, lembrando desse cuidado especial com as pessoas, para evitar o diagnóstico tardio ou uma intervenção equivocada”, explicou.
“Hoje, o Hospital Regional do Baixo Amazonas é uma referência no tratamento de pacientes oncológicos na região oeste do Pará, atendemos praticamente todos os casos de câncer. Neste mês de julho, daremos um tratamento especial em relação ao câncer de cabeça e pescoço. É uma especialidade relativamente nova no hospital, por isso vamos levar aos profissionais informação não só com o com cuidado do paciente, mas também voltado à prevenção. Vamos informar a população quanto ao cuidado e prevenção deste tipo de câncer. Esperamos uma adesão da comunidade, porque nós achamos que uma população bem informada é uma comunidade sadia”, ressaltou Herbert Moreschi, o diretor-geral do HRBA.
Fonte: RG 15/O Impacto e Joab Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *