Coluna Impacto Ed. 1206

POLÊMICA
O juiz da 6ª Vara Cível e Empresarial, Flávio Oliveira Lauande, da comarca de Santarém, concedeu a liminar em favor da Associação dos Feirantes do Tablado, que determina prazo de 15 dias para que a Prefeitura de Santarém faça adequações na área do Mercado Tupaiulândia (Rodagem) para receber os feirantes, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. O pedido de liminar foi feito pelos advogados que representam a Associação de Feirantes, diante da ordem de suspensão das atividades da Feira do Tablado, e pela falta de condições da entidade, de construir um espaço para alocar os vendedores. Pela obrigação de fazer, a Prefeitura terá de viabilizar condições básicas sanitárias e de infraestrutura para receber os feirantes na área do mercado.

CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO
O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. Em alusão a esta data, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realiza, durante o mês de julho, a Campanha de Conscientização Julho Verde, destinada aos profissionais da área da saúde e à população da região. A programação iniciou na quinta-feira, 5 de julho, no auditório do HRBA e acontece até o fim deste mês. O objetivo da campanha é alertar a população sobre os principais fatores de risco do câncer de cabeça e pescoço.

CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO 2
Este câncer ocorre na boca, laringe, faringe, tireoide, glândulas salivares, face, na pele do pescoço e, principalmente, nos lábios. Neste mês, o HRBA vai orientar a população quanto à prevenção do cigarro, bebida alcoólica e exposição à luz solar em excesso e como fazer o autoexame para o diagnóstico da doença. Segundo o banco de dados Registro Hospitalar de Câncer do HRBA, no período de 2008 a 2018, foram realizados 100 atendimentos de quimioterapia de pacientes com diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço na unidade. O serviço especializado para esse tipo de tratamento iniciou em 2016 e desde então já foram mais de 250 cirurgias, sendo 79 apenas neste primeiro semestre do ano.

VAGAS NA UFOPA
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) convoca os discentes em situação de prescrição acadêmica a comparecerem no período de 9 a 24 de julho de 2018, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, nos campi de Santarém, Óbidos, Oriximiná e Juruti, para tomar conhecimento dos termos do Processo de Prescrição de Vínculo Institucional. Os discentes convocados receberão informações sobre a situação acadêmica e os procedimentos a serem adotados para instauração do processo. O discente que desejar permanecer com vínculo ao seu curso terá direito de manifestar a sua pretensão e apresentar justificativa, podendo fazê-lo, por meio de recurso administrativo, até o dia 2 de agosto de 2018, conforme o edital de prescrição acadêmica.

VAGAS NA UFOPA 2
Perderá o direito à vaga na Ufopa o discente que não atender à convocação no prazo estipulado, receber parecer desfavorável ao pedido de permanência no curso e não cumprir o prazo estipulado no termo de compromisso firmado com a subunidade. Os recursos interpostos serão julgados pelas Comissões Especiais de Prescrição de Vínculo Institucional, instituídas pelos institutos e direção dos campi, e coordenados pela Comissão de Acompanhamento do Processo de Prescrição de Vinculo Institucional. Os discentes poderão anexar a seus recursos os documentos que julgarem necessários a fim de atestar os fatos descritos. O não comparecimento do discente ou indeferimento do recurso interposto resultará na perda do vínculo institucional com a Ufopa.

DESTAQUE
Aconteceu entre os dias 05 a 09 de julho, em São Paulo, o Campeonato Mundial de Jiu Jitsu 2018, organizado pela CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo), onde competiram 6 alunos do Projeto Guerreiros Gurupatuba de Jiu Jitsu do 18° BPM, de Monte Alegre. No evento de nível internacional, 03 dos alunos subiram ao pódio, e ao todo 4 medalhas foram conquistadas pelos competidores: Yasmin Feitosa (8 anos) foi medalhista de ouro na categoria Infantil A, peso Pena, faixa amarela; Jeferson Filho (6 anos) foi medalhista de bronze na categoria Mirim, peso Pena, faixa cinza; Ney (Neyzinho Monte Alegre) foi medalhista de ouro na categoria Master 1 adulto, peso pena faixa azul e medalhista bronze no Absoluto adulto, faixa azul. O projeto social que teve como idealizadores policiais militares do 18° BPM em 22/09/2016, já ganhou diversas medalhas em competições a nível Regional e Nacional, e agora chega ao reconhecimento de medalhas a nível internacional. Parabéns!

PROGRAMA ‘LUZ PARA TODOS’
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, reuniu na manhã de segunda-feira (9) com lideranças de comunidades da Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns para definir estratégias de implantação e expansão do programa social do governo federal ‘Luz para Todos’ em comunidades da Resex. O plano de trabalho para inserção do programa está sendo planejado pelo prefeito Nélio juntamente com o vice-prefeito Zé Maria Tapajós, o titular da pasta de agricultura e pesca Bruno Costa, o agrônomo João Clóvis, a Câmara de Vereadores e as lideranças comunitárias da região. O objetivo é levar mais qualidade de vida ao homem do campo por meio da energia elétrica e seus benefícios às regiões rurais e ribeirinhas.


IMPACTANDO

Ontem, quinta-feira (12), os partidos políticos que são da base do governo de Nélio Aguiar, apresentaram seus pré-candidatos Henderson Pinto (Deputado Federal), Antônio Rocha (Estadual), Alysson Pontes (Estadual) e o vice-prefeito José Maria Tapajós (Estadual). * No dia 23 de julho de 2018 a imagem oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré estará em Santarém visitando diversos locais. Uma coletiva de imprensa aconteceu ontem, quinta-feira, dia 12, no auditório da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, com a presença da comissão que está organizando a vinda da imagem da Rainha da Amazônia. * A Comissão Acadêmica do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), da Ufopa, lançou na terça-feira, 10, o edital para selecionar candidatos interessados em concorrer a uma das vagas do programa, com ingresso para 2019. A inscrição no exame será efetuada exclusivamente via internet, na página http://www.profmat-sbm.org.br, no período de 1º de agosto a 17 de setembro de 2018. * A Seminfra já notificou, este ano, 167 moradores de Santarém, por causa das águas servidas de suas casas que escorrem diretamente pelas ruas, que causam lamas, sujeiras e, em decorrência, mau cheiro e risco para a saúde das pessoas. * A água parada atrai animais transmissores de doenças, como ratos, mosquitos, entre outros, e proliferam bactérias e fungos. As pessoas, principalmente crianças, em contato direto com a água, podem adquirir fungos, diarreias, entre outros problemas. * A nova versão do Sistema de Cadastro Único disponibilizada pelo governo Federal, em 30 de junho, está temporariamente indisponível devido a procedimentos de atualização do sistema. Por esta razão os atendimentos realizados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em Santarém, estão suspensos por tempo indeterminado. A Caixa Econômica Federal informou que está trabalhando para corrigir as falhas apresentadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *