Coluna Impacto Ed. 1208

FESTRIBAL
Milhares de pessoas são esperadas na 24ª edição do Festribal – Festival das Tribos Indígenas de Juruti. A festa, marcada pela disputa folclórica das tribos Munduruku e Muirapinima vai ocorrer de 26 a 28 de julho. Com o tema “Ensinamento: O legado da Cultura Indígena”, o Festribal vai evidenciar o bicentenário de fundação de Juruti em uma mistura de cores, alegorias, musicalidade regional, artes cênicas e as danças, herança cultural deixada pelos índios. A festa ocorre no Centro Cultural Tribódromo. O evento terá segurança reforçada, dentro e fora do local. A Polícia Militar terá 30 militares a mais no efetivo, todos destacados de Santarém para dar apoio nos três dias de festa.

TRANSPORTE COLETIVO
Com objetivo de melhorar o transporte público urbano do município, a Prefeitura de Santarém divulgou na quarta-feira (25), na Imprensa Oficial do Estado, no Diário Oficial dos Municípios/Famep e no site da Prefeitura de Santarém – na modalidade de ampla concorrência – o edital de licitação para concessão de serviço de transporte coletivo urbano de passageiros. No edital consta todos os processos que deverão ser realizados pelas empresas que pretendem se candidatar. A abertura das propostas ocorrerá no dia 10 de setembro às 9h, no Theatro Municipal Victoria, localizado na Travessa Senador Lemos, Centro Comercial. O certame busca qualificar o serviço de Transporte Coletivo Urbano do Município de Santarém.

NEGÓCIO LEGAL
Começou na quinta-feira (26) e vai até esta sexta-feira, dia 26, a segunda edição da Campanha Negócio Legal. A ação tem como objetivo oferecer ao micro empresário vários serviços sem burocracia. A formalização e regularização das empresas são feitas na Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC). Alguns dos serviços ofertados serão: abertura de empresas; parcelamento de dívidas do MEI, Licenciamento Ambiental entre outros. A programação também conta com palestras que são realizadas no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

NOVO SITE
A jornalista e assessora de comunicação da Celpa, Nubya Pereira, lança nesta sexta-feira, dia 27, o site de notícias namidiabrasil.com.br. O lançamento do novo site acontece em um alinhado café da manhã no CR do Rio Tapajós Shopping, às 09 horas da manhã.

GRANDE SHOW
Neste sábado, dia 28, o Espaço Alter do Chão recebe o show “Do Amor e outras coisas”, o novo projeto das cantoras santarenas Priscila Castro e Dandara. Com canções que revelam seus olhares sobre o cotidiano, questionamentos existenciais e declarações de amor, o repertório mistura diversos ritmos como brega, cumbia, reggae e pop, em uma combinação bem dançante. As cantoras, que se conhecem desde 2012 e já possuem uma sólida carreira solo, interpretam canções da Banda Fruto Sensual, Liniker, Fagner e Johnny Hooker, além de clássicos românticos como Maysa e Lara Fabian. Para encerrar a noite, o Banzeiro, mais novo grupo de carimbó de Alter do Chão, sobe pela primeira vez no palco do Espaço Alter. O grupo conta com Duka, saxofonista da Vila que recém lançou seu disco de músicas autorais, “O sax de Alter do Chão”, já disponível no Spotify.

PEDALANDO NAS FÉRIAS
O Pedalando nas Férias 2018 será neste sábado, dia 28 de julho, com concentração e largada da praça Barão de Santarém, seguindo pela Rua Joaquim Braga, Rua Inácio Corrêa, Av. Rui Barbosa, Rod. Santarém – Cuiabá, Av. Tapajós, Av. Nazaré, até a praça Barão de Santarém novamente, concluindo um percurso de aproximadamente 7KM. Para participar do passeio ciclístico do STC, os interessados devem preencher o formulário de inscrição e efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 20. Os participantes devem, ainda, fazer a doação de um quilo de alimento não perecível.

DESTAQUE
Atletas de todo Pará participaram no domingo (22) da segunda edição da Copa Ouro de Jiu-Jitsu, realizada no Ginásio Municipal de Itaituba. No total, 172 lutadores passaram pelo tatame. O atleta de Santarém, Manoel Fernandes, filho do amigo Junior Fernandes, conquistou o bicampeonato na categoria absoluto. Na mesma categoria, outros dois representantes santarenos subiram ao pódio, José Carlos Lima Lopes da equipe Tapajós Fight e Jucivaldo Ferreira da Mf Team, equipe do bicampeão Manoel Fernandes. Participaram da competição atletas a partir de 10 anos de idade de Santarém, Altamira, Novo Progresso, Jacareacanga, Vitória do Xingu, Prainha e Belém. Os melhores colocados, de acordo com as categorias, receberam medalhas. Os absolutos, além de medalhas, receberam premiação em dinheiro. As academias também receberam premiação.

AQUICULTURA
O II Encontro de Aquicultura do Oeste do Pará e o II Encontro para Produtores sobre Técnicas Alternativas em Aquicultura (Epaqui) serão realizados, simultaneamente, no período de 6 a 10 de agosto de 2018 no Auditório Wilson Fonseca, situado na Unidade Rondon, Campus de Santarém da Ufopa. Promovidos pelo grupo de pesquisa “Aquicultura no Baixo Amazonas”, formado por professores dos cursos de Engenharia de Pesca, Engenharia de Aquicultura e Zootecnia da Ufopa, os eventos contarão com palestras, minicursos e mesas-redondas que abordarão diversas temáticas envolvendo a Aquicultura. Gratuitas, as inscrições são limitadas e poderão ser realizadas através de formulário eletrônico aqui: https://goo.gl/forms/pwk9o0ywr7dBEvHc2.


IMPACTANDO

Cerca de 50 servidores públicos participaram na manhã de quarta-feira (25), no Plenarinho da Câmara de Santarém, de uma palestra com o tema “Gestão Orçamentária e Financeira”, ministrada pela Secretária Josilene Pinto, da pasta de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof), da Prefeitura de Santarém. * A formação que é promovida pela Fundação Ulysses Guimarães, visa proporcionar a atualização e o aperfeiçoamento dos gestores públicos referentes às noções gerais da administração pública, bem como competências e atuação do Poder Legislativo. * Desde quarta-feira, 25, até o dia 1 de agosto, estão abertas as inscrições para cursos gratuitos do Programa Pará Profissional no município de Santarém. São mais 110 vagas divididas em quatro cursos de qualificação profissional, de caráter teórico-prático, dirigidos para apoiar atividades dos setores da Construção Civil e do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. * Os cursos “Aperfeiçoamento em Ecoturismo” e “Turismo Religioso: Aperfeiçoamento e Instrutoria dos Guias de Turismo em Manifestações Católicas” são ofertados em Santarém. * As pré-inscrições serão realizadas pelo endereço eletrônico: cursos.sectet.pa.gov.br, com o envio da ficha de pré-inscrição, disponível no Anexo II do edital, para o correio eletrônico:prematricula.paraprofissional@sectet.pa.gov.br. * A UNAMA – Centro Universitário da Amazônia, em Santarém, promoveu na quinta-feira (26), no auditório central, uma oficina de produção de trabalhos acadêmicos, resumos e artigos científicos. O evento foi organizado pelo curso de Educação Física. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *