Indígenas ocupam sede da Sesai em Santarém

Os 13 povos indígenas do Baixo Tapajós (Tapajó, Tupaiu, Tapuia, Munduruku, Munduruku-Cara Preta, Maytapu, Tupinambá, Arapium, Arara Vermelha, Jaraqui, Apiaká, Kumaruara e Borari) liderados pelo CITA – Conselho Indígena Tapajós/Arapiuns, ocuparam a sede da SESAI – Secretaria Especial da Saúde Indígena, em Santarém, na Avenida Afonso Pena esquina com Tocantins, no bairro do Santíssimo, desde a manhã desta segunda-feira (06/08).

Segundo informações das lideranças que estão à frente do ato, a ocupação acontece em nome de todos os 7 mil parentes que vivem nas aldeias.

“A luta é para garantir o nosso direito à saúde diferenciada que não está sendo respeitado. Só vamos sair daqui quando tivermos a garantia que todos parentes serão atendidos com qualidade e a tempo pela SESAI. Chega de morte nas aldeias por falta de atendimento! Pedimos o apoio de toda população! Precisamos, principalmente, de alimentação e água. Contamos também com a presença dos parentes e apoiadores para fortalecer ainda mais nossa luta”, disse Surara, uma das lideranças indígenas.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *