Coluna Impacto Ed. 1210

ESSÊNCIA DO ÇAIRÉ
No período de 20 a 24 de setembro, os holofotes estarão voltados para o caribe brasileiro, a Vila Balneária de Alter do Chão em Santarém, com a realização da Festa do Çairé e o Festival dos Botos 2018. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur). dará início a uma série sobre o Çairé 2018 para disseminar informações aos visitantes e turistas, com curiosidades sobre essa grande manifestação religiosa e cultural do povo Borari. O Coordenador Cultural da Festa do Çairé deste ano, Osmar Vieira, informou que a motivação do Evento em 2018 é o resgate de elementos do rito religioso que foram se perdendo ao longo dos tempos e que serão reincorporados na programação deste ano. “Este ano, a nossa missão é buscar ainda mais a essência do Çairé e vamos fazer um resgate de importantes elementos da nossa tradição que já não eram mais realizados”, destacou.

ESSÊNCIA DO ÇAIRÉ 2
Dentre os momentos de resgate que serão incorporados na programação do Çairé 2018 será a “busca nas casas”, que acontecerá nas primeiras horas da manhã da quinta-feira (20/09), onde o Juiz, a Juíza, a Sairaipora, o Procurador e a Procuradeira sairão de casa em casa para chamar as pessoas, para uma procissão, que será acompanhada com toque de caixa, para o local de abertura do Evento, este momento foi realizado até meados de 1999. De acordo com o Coordenador, serão montadas duas casas ao lado do Barracão do Çairé, uma para o Juiz e outra para a Juíza, que ficarão durante toda a festa para recepcionar os visitantes e turistas. Outro elemento que será resgatado será o talco na cabeça do Juiz e da Juíza, no dia da “levantação” do mastro e no dia da “derrubação”. Esse momento será para demonstrar o poder que os Juízes têm na Festa do Çairé, que estão iluminados pelo Espírito Santo.

ESSÊNCIA DO ÇAIRÉ 3
Uma das preocupações a partir deste ano será a de direcionar a pombinha do Espírito Santo para o rio. Essa simbologia representa a vida, pois para o povo Borari a água é sinal de vida em abundância e a tradição e o rito pedem que seja assim. Serão resgatadas, também, as figuras da “Moça do Tamborim” e o “Sargento”, personagens que faziam parte da Corte. A coordenação pretende resgatar, ainda, a Coroa do Divino Espírito Santo em ouro ou prata, como manda a tradição.


PROFESSORES LEIGOS
Durante a prestação de contas dos 100 dias de gestão à frente da reitoria da Ufopa, feita pelo professor Hugo Diniz, durante sessão na Câmara Municipal de Santarém na segunda-feira (06), a vereadora Maria José Maia, que também é professora, pediu que fosse dada atenção a docentes “leigos” da Rede Municipal de Ensino. Maria José pontuou que considera inaceitável que “em pleno século XXI”, professores estejam na sala de aula sem uma formação adequada. Segundo ela, quando um professor de Pedagogia trabalha com História e Geografia, este se torna leigo, daí a necessidade da graduação específica. Também sobre educação, a Vereadora anunciou que iniciou uma semana dedicada ao estudante com debates envolvendo o Ministério Público e a SEMED. Temáticas como drogas serão discutidas em educandários municipais.


OPERAÇÃO SORRISO
A Operação Sorriso, maior organização médica voluntária do mundo, retorna ao Pará pela 13ª vez para a realização de mais um mutirão de correção de lábio leporino e fenda palatina a partir do dia 20 de agosto. A missão humanitária de Santarém deve realizar cerca de 55 cirurgias entre os dias 22 e 25 do próximo mês. Desde o primeiro programa no Estado, em 2007, foram realizadas mais de 750 cirurgias, 16 mil consultas e 1063 procedimentos cirúrgicos. Na última missão, em 2017, mais de 60 pessoas foram operadas. Este ano, para participar da triagem, basta comparecer à seleção no dia 20, na EMEF Fluminense, levando documentos de identificação do paciente e também do responsável (caso o paciente seja menor de idade). Pacientes e mais um familiar que residam fora de Santarém poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. Nesse caso, a Operação Sorriso também oferecerá transporte do local da hospedagem à instituição de saúde, além de alimentação sem custo. Após a triagem, os pacientes selecionados passarão pela cirurgia com os voluntários da Operação Sorriso no Hospital e Maternidade Sagrada Família, a partir do dia 22 de agosto.


COMBATENTE FIGHT NIGHT
Acontece neste sábado, dia 11, um dos mais importantes eventos de luta na região Oeste do Pará, o “Combatente Fight Night”, com a participação de vários lutadores. O evento será realizado no Espaço Pérola do Tapajós (Parque da Cidade), com início às 22 horas. Uma das lutas será entre Bena Canela de Pedra x Messias Pico de Jaca.


PORTO DE ANINDUBA
Vereador Valdir Matias Jr, em contato com a Coluna, informou que foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH), e a Prefeitura de Santarém, para a elaboração do projeto de engenharia civil e naval para a obra de construção do terminal hidroviário da comunidade de Aninduba, localizado no interior do município de Santarém. Pelo termo de cooperação, será construído um terminal de passageiros, uma rampa de concreto armado para a operação de cargas gerais. O objetivo do empreendimento é garantir a melhoria da qualidade do serviço público de transporte hidroviário que hoje é oferecido aos usuários daquela região.


POLÍCIA CIVIL DE ITAITUBA
Já chegou em Itaituba o novo Superintendente da Policia Civil do Tapajós, o delegado Thiago Mendes de Sousa, natural de São Luiz Maranhão, em substituição ao delegado Vicente Gomes, que comandou aquela Superintendência pelo período de 2 anos e 5 meses. Delegado Thiago Mendes está há 04 anos na Polícia Civil do Pará, foi aprovado no concurso de 2014, já trabalhou nos municípios de Oriximiná, Juruti, Alenquer, Curuá e Óbidos.


IMPACTANDO

A Coluna parabeniza todos os advogados, que neste sábado, dia 11 de agosto, comemoram o seu dia. * De volta às aulas, os alunos do Ensino Médio da rede pública vão contar com mais uma ferramenta pedagógica que alia Educação e Tecnologia. De 27 de agosto a 2 de setembro, a Seduc promoverá simulados online para o Enem. A iniciativa deverá atingir 120 mil alunos de diversas regiões do Estado do Pará. * A atividade piloto é uma ação contemplada pelo Sedutec – Tecnologia para Educação Paraense, que tem o objetivo de dotar toda a rede estadual de ensino com ferramentas inovadoras do Google, a fim de potencializar as iniciativas da Secretaria de Educação nos campos pedagógicos, de gestão e de Comunicação. * Moradores do Chapadão, na Vicinal 5, na região do Corta Corda, no planalto santareno, estão sofrendo com a falta de água e energia elétrica. * O possível fechamento do Posto de Saúde 24 horas em Alter do Chão está causando descontentamento nos moradores da Vila balneária. Em contato com a Coluna, a Comissão de Saúde da Câmara informou que o que pode acabar são as unidades 24h de bairros, implantadas na época do governo de Maria do Carmo, sendo que o Ministério da Saúde não reconhece esses postos como política de saúde, por isso o custeio deles sairia do tesouro municipal. * Com as obras de revitalização da Igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, a partir de ontem, quinta-feira, as adorações ao Santíssimo sacramento serão realizadas na Igreja de São João Batista, no bairro jardim Santarém. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *