Coluna Impacto Ed. 1211

URNAS ELETRÔNICAS
Na segunda-feira (13), o TRE (Tribunal regional Eleitoral) deu início ao transporte dos equipamentos que serão utilizadas nas Eleições 2018. Alcides Pamplona, Chefe da Seção de Logística de Urnas Eletrônicas do TRE, informou que, por dia, saem cerca de duas mil urnas, com prioridade para as regiões mais distantes da capital: Baixo Amazonas, Sudeste do Pará, Marajó, Sudoeste e Nordeste. O procedimento de transporte é todo monitorado.

URNAS ELETRÔNICAS 2
As urnas são encaixotadas e identificadas. Após o embarque, os caminhões são lacrados e cada um recebe uma numeração única. Assim que chegam nos municípios de destino, todos os procedimentos de segurança são conferidos pelos servidores do TRE. Neste primeiro momento, serão transportadas 15.300 urnas eletrônicas, destinadas ao interior do Estado que segue até dia 21. Já na região metropolitana de Belém, o transporte das 5 mil urnas utilizadas, será realizado nos dias 5, 6 e 7, de outubro. O investimento total na logística de distribuição é de 8,4 milhões de reais.

JORNADA ACADÊMICA
Começa na segunda-feira, dia 20, em Santarém, a VII Jornada Acadêmica da Ufopa, que abordará o tema “Universidade Multicampi na Amazônia: Inclusão, Pluralismo e Meio Ambiente”. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento conta com mais de dois mil inscritos, que terão a oportunidade de participar de palestras, seminários, mesas-redondas, minicursos e oficinas. A abertura oficial do evento ocorrerá a partir das 18h30, no auditório da Unidade Tapajós, situada no bairro do Salé, Campus de Santarém.

JORNADA ACADÊMICA 2
A VII Jornada Acadêmica da Ufopa será realizada de 20 a 25 de agosto de 2018 nas Unidades Amazônia, Rondon e Tapajós do Campus de Santarém. O evento, que apresenta os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na instituição, também conta com uma programação cultural com talentos da comunidade universitária. Para abrir a Jornada em 20 de agosto, alunos e servidores dos campi de Óbidos, Alenquer e Juruti irão realizar apresentações de música e dança regionais. No dia 24 será a vez dos campi de Monte Alegre, Oriximiná e Itaituba.

QUEIMADAS URBANAS
Durante o Dia “D” da Campanha de Combate às Queimadas Urbanas, realizado na segunda-feira (13), em Santarém, foi apresentado o relatório de poluição atmosférica do período de janeiro a junho deste ano, que revelou o recebimento de 99 denúncias de queimadas, a maior parte delas, dos bairros Floresta e Caranazal, com 7 ocorrências cada. Diamantino teve 6 denúncias, seguido por Aparecida, Jardim Santarém e Ipanema, que aparecem empatadas no número de denúncias referentes a focos de incêndio e queimadas, com 5 registros cada. A queima de lixo e a fumaça resultante da produção de carvão, são problemas recorrentes nos bairros. A fumaça provoca poluição ambiental e danos à saúde.

FESTIVAL DE FANFARRAS
O Festival de Bandas e Fanfarras deste ano vai ser realizado no Estádio Colosso do Tapajós, nos dias 14 e 15 de setembro. Fazer suas apresentações em um local onde o público tivesse visão das coreografias em segurança e sem empurra-empurra era um sonho antigo dos regentes e componentes das bandas que participam do Festival de Bandas e Fanfarras promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Serão 27 bandas e fanfarras dos municípios de Santarém, Alenquer, Belterra, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná, do Pará, e Itacoatiara, do Amazonas, estarão mostrando ao público as músicas e coreografias preparadas especialmente para o Festival.

PROPAGANDA ELEITORAL
Desde ontem, quinta-feira (16), começou oficialmente a propaganda eleitoral. Pela legislação, as regras são rígidas e claras – exigem menos barulho e obediência a horários e normas. A propaganda eleitoral na internet é permitida desde que não seja paga. Os diretórios partidários deverão instalar nas sedes serviços telefônicos para atender aos eleitores. Os partidos e as coligações só poderão utilizar alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos, das 8h às 22 horas. O horário para o uso de aparelhagem de sonorização fixa é mais flexível das 8h à meia-noite, podendo ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha. Até 6 de outubro, os partidos e coligações poderão distribuir material gráfico, promover caminhada, carreata, passeata ou utilizar carro de som pelas ruas para divulgar jingles e mensagens de candidatos. Um dia antes, em 5 de outubro, será permitida a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução, na internet, do jornal impresso, de até dez anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidato, no espaço máximo, por edição, de 1/8 (um oitavo) de página de jornal padrão e de 1/4 (um quarto) de página de revista ou tabloide.

LABORATÓRIO MODERNO
Com o laboratório moderno inaugurado na terça-feira (14), 20 minutos é o tempo que o paciente espera para ter o resultado do exame laboratorial no Hospital Municipal de Santarém (HMS). A direção do Instituto Panamericano de Gestão (IPG), Organização Social que gerencia o HMS e a UPA 24H, implantou um laboratório com equipamentos de ponta para assegurar rapidez e precisão nos resultados de exames. Segundo o IPG, o novo espaço tem capacidade para realizar até 600 exames por hora. Serão 50 tipos de exames laboratoriais diferentes, que vão do mais simples como hemograma, muito requisitado na rotina médica, até um dos mais complexos, que é o de coagulação sanguínea, feito em pacientes que precisam passar por cirurgias de emergência.


IMPACTANDO

O Círio Mirim de Nossa Senhora da Conceição deste ano terá como ponto de partida a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. A concentração será às 6h e a saída às 7h, do dia 18 de novembro. A procissão seguirá até a Catedral de Santarém. * A propaganda política já começou e as redes sociais e grupos de whatsapp estão proliferando de santinhos de candidatos. * Nas eleições deste ano ô eleitor deve votar para dois candidatos ao Senado. * Levantamento feito com base em dados do Policiamento Escolar e Conselhos Tutelares em Santarém, apontou que em três anos foram registradas 87 ocorrências de alunos que foram flagrados com bebidas alcoólicas e outras drogas dentro de escolas municipais e estaduais. Os dados são referentes ao período de 2014 a 2017. * Nesse período foram registrados 48 casos envolvendo drogas e 39 envolvendo bebidas alcoólicas. * A procura por vacinas contra a Poliomelite e o Sarampo, faltando poucos dias para o encerramento da campanha de vacinação, está abaixo do esperado pelo setor de Vigilância Epidemiológica. Segundo o último balanço da Semsa de Santarém, 7.973 crianças foram imunizadas, sendo que a meta é atingir 23.750. A campanha de vacinação segue até o dia 31 de agosto. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *