Notícia da OAB – Ed. 1211

MÊS DOS ADVOGADOS – SALA DO PARLATÓRIO
Liderando uma comitiva composta pelo vice-presidente Jáder Kawhage David, pelo secretário-geral, Eduardo Imbiriba, pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Oswaldo Coelho, e pelo diretor tesoureiro da CAA-PA, Antônio Miranda, o líder da Advocacia paraense, Alberto Antonio Campos, acompanhado do presidente da OAB Santarém, Ubirajara Bentes, do secretário-geral, Célio Figueira, secretário-geral adjunto, Edivaldo Medeiros, e de inúmeros Advogados e Advogadas, entregou na quinta (09), a climatização à Advocacia santarena, a “Sala de Parlatório” da Unidade Prisional Feminina de Santarém, proporcionando melhores condições de trabalho à Advocacia santarena e regional. Segundo Ubirajara Bentes, o presidente da OAB-PA, Alberto Campos, “tem trabalhado muito em favor da Advocacia do interior entregando obras e serviços. Alberto é um presidente presente, pois ele percorreu e percorre continuamente todas as subseções da OAB, no Pará”, finalizou agradecendo o apoio da Comissão de Advogados Criminalistas nas pessoas dos Advogados Amil Oliveira e Alessandro Moura, atuantes e preocupados com o bem estar dos colegas. Alberto Campos agradeceu, fez um relato dos trabalhos que a OAB vem fazendo pelo Pará, citou Rondon do Pará que ganhou uma nova sede, e o caso de Abaetetuba, que reativará a sala de apoio, localizada próximo à Superintendência da Polícia Civil após mais de um ano fechada por motivos de segurança.

MÊS DOS ADVOGADOS – NOVOS CONSELHEIROS E ADVOGADOS I
Presidido conjuntamente por Alberto Antônio Campos e por Ubirajara Bentes de Souza Filho, presidente da Secção Pará e da Subseção de santarena, a OAB realizou sessão solene na sexta (10), no salão Tupaiu do Barrudada Tropical Hotel, para comemorar o “Dia do Advogado”, a instalação dos Cursos Jurídicos no Brasil, a tomada de compromisso de 60 (sessenta) novos Advogados e Advogadas e a posse de 14 (quatorze) novos Conselheiros Subsecionais. O evento iniciou com a Advogada Glória Freitas cantando à capela o Hino Nacional.
Em seguida, a sessão foi aberta com a saudação feita aos presentes pelo presidente da OAB-PA, Alberto Antônio Campos, que discorreu a importância da data “11 de agosto” para a Advocacia e para o ensino jurídico no Brasil e coordenou a tomada de Compromisso dos 60 novos Advogados e Advogadas, representados pela Advogada Glenda Freire, que fez a leitura do “Termo de Compromisso”, seguida por todos os compromissandos: ADAILSON BRANCHES, AIRTON VASCONCELOS, ALCIONE SILVA, ANDREIA CORDOVIL, ANDRÉIA NOGUEIRA, ANDRIA LIMA, ANTOCIEBRA DARWICH, ANTÔNIO LUCIO SIMÕES, ATALIANA ROCHA, BRUNA NOBRE, CAMILA LIBERAL, CARLA DE SOUZA, CLEITON RODRIGUES, CRISLANE GRIEBLER, DANIEL MARQUES COHEN, DANIELE DE ASSUNÇÃO, DANUBIA OLIVEIRA, DEBORA DA SILVA, DIEGO CARDOSO, ENEGIANE VINHOTE, FAGNO DA COSTA, FERNANDA ARAÚJO, FERNANDA VASCONCELOS, GABRIEL ALMEIDA, GABRIELA DE SOUSA, GLENDA FREIRE, HACÇA RABELO, HELY COSTA, HÉRICA DE LIMA, INGRID DE JESUS MATOS, JECIVALDO DE ANDRADE, JESSICA SILVA, JÉSSICA PRATA, JOÃO CARLOS GALUCIO, KARLLEN FIALHO, KATHELEN EVELYN DE OLIVEIRA, LEVINALDO COSTA, LIDIBERG ARAUJO, LILIAN DOURADO, LUANA SILVA, LUCAS SILVA, LUTIELLY ARAUJO, MARCO CASTRILLON, MARNA SILVA, MARTA FIGUEIRA, MATEUS COLARES, NELSON MOURA, OSVALDO ANDRADE, PAULO VIDAL, PRISCILA FERREIRA, PRISCILA SILVA, RAYANA ARAUJO, RAYANE BATISTA, RENAN SALES, TIAGO DE ARAUJO, ULISSES ALVES, VALÉRIA DA SILVA, VICTORIA CAMPOS, VILANI SILVA, e YASMIN ARAUJO.
MÊS DOS ADVOGADOS – NOVOS CONSELHEIROS E ADVOGADOS II
Logo em seguida prestaram compromisso e foram empossados pelo presidente OAB-PA, Alberto Antônio Campos, e pelo presidente da OAB-PA Subseção de Santarém, Ubirajara Bentes de Souza, os 14 (quatorze) novos Conselheiros Subsecionais da OAB Santarém, em função da ampliação do Conselho santareno por deliberação unânime do Conselho Seccional, passando dos atuais 23 para 35 membros titulares e suplentes: AUGUSTO CÉSAR PINTO SERIQUE, CARLA CRISTINA MARIALVA CAMARGO, CARLOS AUGUSTO MOTA LIMA, DULCIMARA CUNHA DO ROSÁRIO, DULFE MARINHO DE AZEVEDO, ELIEZER CACAU MARTINS, GISELLE MARIA DE SOUZA ALHO, ÍTALO MELO DE FARIAS, JORGE ORLANDO SERIQUE PEREIRA, NOEMI COLEHO ATHIAS RODRIGUES, PAULO VICTOR CAMPOS BERNARDES, THALITA MELO DE FARIAS, WAGNER MURILO CASTRO COLARES e YOUSSEFF ANTINIO RIBEIRO VALENTE. A saudação aos novos Advogados e Advogadas foi feita pelo secretário-geral da OAB-PA, Eduardo Imbiriba, que discorreu sobre o trabalho de interiorização da gestão de Alberto Campos e sobre a importância da Advocacia para a sociedade, sua atuação profissional e das Prerrogativas dos Advogados. O Advogado alenquerense, Antônio Lucio de Araújo Simões proferiu o discursos em nome dos novos Advogados e Advogadas.
MÊS DOS ADVOGADOS – NOVOS CONSELHEIROS E ADVOGADOS III
Na sua fala o presidente da OAB Santarém, Ubirajara Bentes afirmou que a “OAB-PA tem feito muito, tem dignificado e fortalecido a Advocacia do interior. Alberto Campos é um presidente presente, sensível às causas da Advocacia. Muita coisa foi feita, porém, muitas deixaram de ser feitas em razão de dois inúteis diretores que atrapalham, têm inveja, não gostam do lapidar trabalho do Alberto Campos, do Jader Kawhage e do Eduardo Imbiriba. São mimosos, alados, inoperantes, não cumprem seus misteres. Eles prestam desserviço à Advocacia, têm prazer sádico de atrapalhar as ações da OAB-PA, mas o dia deles está próximo, pois a Advocacia dará o troco defenestrando-os da veneranda Ordem dos Advogados do Brasil no próximo mês de novembro”. Seguiu falando para os presentes que o “Advogado deve manter a humildade, a serenidade em qualquer circunstância ainda que isso provoque impopularidade, pois é instrumentos da paz, da conciliação, não são alimentadores de discórdia nem fomentadores de demandas”. “Deve sempre buscar pacificar os conflitos e, só quando irremediável é que devem buscar a tutela jurisdicional”.
Vocês precisam ficar atentos, falou para os novos Advogados, “porque parece que ninguém gosta de Advogado, mas quando as pessoas são acusadas, ameaçadas ou envolvidas em questões diversas o primeiro passo é dado em direção aos Advogados para que estes as defendam”. “São essas mesmas pessoas, por não compreenderem os direitos e as prerrogativas dos Advogados, que confundem com privilégios odiosos, quando, na verdade, se não fossem essas garantias previstas na Constituição e nas leis, o cidadão estaria vulnerável diante de ‘autoridades’ que humilham, coagem e constrangem, muitas delas pessoas humildes”. “As prerrogativas garantem aos Advogados o direito de exercerem a defesa plena de seus clientes, com independência e autonomia, sem temor do magistrado, do representante do Ministério Público ou de qualquer autoridade que possa tentar constrangê-lo ou diminuir o seu papel enquanto defensor das liberdades”. Por isso “todos vocês (Advogados) têm a obrigação de conhecer as suas prerrogativas e defendê-las, bem como defender seus colegas quando presenciarem tentativa ou violação. A OAB está atenta, a OAB está presente, e redarguirá na mesma proporção contra quem quer que seja. Muito sucesso pata todos e não esqueçam que a OAB a partir de hoje é o seu segundo lar, sua trincheira de defesa”.
MÊS DOS ADVOGADOS – NOVOS CONSELHEIROS E ADVOGADOS IV
No discurso de encerramento o presidente Alberto Antonio Campos parabenizou a gestão do presidente santareno Ubirajara Bentes Filho, “que vive e respira a OAB. O presidente Ubirajara Filho é um exemplo que todos nós devemos seguir, é voluntário à frente de uma gestão que trabalha e se preocupa com os Advogados e com a sociedade, que consome o tempo que antes dedicava ao seu escritório e à sua família. Emprega sua vida em um projeto que tem um simples objetivo: resgatar o valor da advocacia. A defesa de nossas prerrogativas, a instrumentalização do exercício profissional, a congregação e a unidade de luta pelos objetivos comuns da nossa Advocacia, a defesa de Santarém e do Baixo Amazonas e da democracia são os pilares da sua gestão à frente da OAB-PA Subseção de Santarém, que construiu nos últimos anos. Temos certeza que Ubirajara está no caminho certo. A briga só é boa porque nossas bandeiras de lutas também são”. Alberto Campos disse, ainda, que “a OAB não é para amadores, para carreiristas, para fantoches de pessoas ávidas por poder, que chegam de paraquedas e entram no ônibus querendo sentar logo na janela. Tem que mostrar trabalho e dedicação antes de tudo. Têm pessoas que tiveram oportunidades de trabalhar pelos Advogados e pela sociedade, de mostrar suas propostas, de se dedicar à OAB e à Advocacia, entretanto, quedaram na mediocidade, na indolência, não aproveitaram as oportunidades que lhe foram dadas e provaram serem verdadeiros baldios que tiveram que ser afastados para não nodoar os trabalhos de vanguarda e de defesa da cidadania que a OAB Santarém realiza em toda região”.
MÊS DOS ADVOGADOS – NOVOS CONSELHEIROS E ADVOGADOS V
Alberto Campos convidou todos os para a inauguração no final da tarde (10) da Clínica de Fisioterapia da CAA-PA, aqui em Santarém, e para a entrega do Clube dos Advogados “Dr Ophir Filgueiras Cavalcante”, totalmente revitalizado, que ocorreu na amanhã de sábado (11), na praia do Pindobal, em Belterra. Igualmente, convidou os presentes para participarem do “I ENCONTRO DA JOVEM ADVOCACIA DE SANTARÉM E DO OESTE DO PARÁ” que, segundo o presidente Ubirajara, reside no compromisso de interiorizar os debates e a formação jurídica de qualidade e permanente para a Jovem Advocacia, orientando sua formação e carreira profissional, que a OAB Pará e a OAB Santarém realizarão nos próximos dias 24 e 25 de agosto, no auditório do CEULS/ULBRA, debater o tema “Os desafios do início de carreira e a inserção no mercado de trabalho”, e que terá entre os participantes o conferencista internacional e Advogado Professor Robert Beserra.
Participaram do evento Jáder Kawhage, vice-presidente, Eduardo Imbiriba, secretário-geral da OAB-PA, Osvaldo Coelho, presidente da CAA-PA; Marlene Escher, vice-presidente, Celio Figueira da Silva, secretária-geral, Edivaldo Medeiros, secretário-geral adjunto, Conceição Cosmo, diretora tesoureira da OAB-PA Subseção de Santarém, e Jakeline Costa, Delegada Regional da Caixa de Assistência dos Advogados no Oeste do Pará. Presentes, também, 15 (quinze) dos 18 Conselheiros Subsecionais eleitos originalmente, o ex-presidente da OAB Santarém, Eder John Coelho, membro honorário vitalício do Conselho Subsecional, o presidente da Subseção de Monte Alegre, Marcos Castrillon, O ex-presidente da OAB Itaituba, Antônio Pereira, além de presidentes e membros das inúmeras Comissões da Ordem e a representante da Subseção em Alenquer, Ellen Aquino. No total, 273 (duzentas e setenta e três) pessoas participaram da Sessão Solene conjunta dos Conselhos Seccional e Subsecional da Ordem dos Advogados do Brasil, dos quais 158 Advogados, além de autoridades como o representante da prefeitura de Santarém, Advogada Roberta Merabet, o Procurador Geral do Município e representante do município de Santarém, Advogado Professor e Conselheiro Leandro Berwig, no ato representando o Centro Universitário Luterano de Santarém CEULS/ULBRA, a Professora Aldenize Xavier, vice-reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará.

OAB NAS ESCOLAS
Conscientizar alunos sobre a importância do direito e da cidadania, por meio de palestras e debates realizados por Advogados e Acadêmicos de Direito, nas salas de aula, é o que pretende a primeira edição do Projeto “OAB nas Escolas”. Idealizado pela Comissão Especial da OAB de Apoio ao Estudante de Direito e pela Comissão dos Advogados em Início de Carreira da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Santarém, o projeto levará noções básicas de Direito e de cidadania para alunos dos ensinos fundamental e médio. A primeira instituição a ser visitada pelo Projeto ‘OAB NAS ESCOLAS’, é o Colégio Santa Clara, que ocorrerá no próximo dia 23 de agosto, às 18h30.

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
A OAB-PA Santarém, representada pelo presidente e pelo vice-presidente da sua Comissão da Educação, Advogados Joniel Abreu e Libânio Costa, participou na quinta, 9, na Casa de Cultura “Historiador João Santos”, da audiência pública dos profissionais da educação escolar indígena que discutiu a organização da categoria para lutar por melhorias na oferta do direito à educação escolar indígena diferenciada na região do Baixo Tapajós. Trata-se de um momento histórico na luta dos povos indígenas por efetivação de educação de qualidade e valorização docente e demais profissionais que labutam na educação escolar indígena, já que somente com um movimento organizado com reivindicações de uma pauta comum será possível forçar a máquina estatal funcionar a seu favor. Sobre esses trilhos a Ordem santarena esteve presente, participando ativamente ao lado dos povos indígenas da região, como legitima porta voz das demandas sociais.

PREVIDÊNCIA PRIVADA DOS ADVOGADOS
Com parceria firmada entre a OABPREV, OAB-PA, CAA-PA e OAB-PA Subseção de Santarém, você poderá falar diretamente com uma consultora OABPREV na Subseção e nos Fóruns de Santarém. Ela está preparada para tirar suas dúvidas sobre Previdência Privada e te apresentará o Plano de Previdência OABPREV que oferece um dos melhores rendimentos com as menores taxas de mercado, apenas 0,7%. Presente em mais de dez Estados e no Distrito Federal, a OABPREV não tem fins lucrativos e, por isso, reverte ao seu fundo todos os resultados obtidos, ao contrário dos bancos. Garanta um futuro tranquilo para sua família, com segurança e independência financeira. Agende um horário com a Consultora Patricia Milena e esclareça suas dúvidas sobre Previdência Privada. Contato: Patricia Milena (91) 98361 0612 – WhatsApp (91) 99339 7525. Saiba mais: www.oabprev.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *