Dia D da Campanha de Vacinação é neste sábado

O dia de mobilização nacional – o chamado dia D – acontece neste sábado (18), no horário das 8h às 17h. Em Santarém, todas as unidades básicas de Saúde estarão trabalhando para vacinar o maior número possível de crianças do grupo prioritário.

Além da vacinação contra sarampo, as crianças também estarão recebendo a vacina contra poliomielite, conhecida como paralisia infantil.

É considerado grupo prioritário, de acordo com orientação do Ministério da Saúde, crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade. A imunização contra o sarampo exige duas doses. Normalmente, a primeira é dada com 1 ano de idade, com a versão tríplice viral, e a segunda, aos 15 meses, com a tetraviral. Porém, devido aos surtos que têm ocorrido em alguns estados do país, o governo federal está realizando a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação do sarampo no país. Mesmo as crianças nessa faixa etária de 1 ano e menores de 5 anos que já receberam as duas doses, deverão tomar uma terceira para assegurar sua proteção.

De acordo com a coordenadora do setor de vacina da Semsa, Edna Gadelha, em Santarém, as pessoas acima dos 5 anos até 49 anos de idade também podem procurar os postos munidos de suas cadernetas de vacinação para serem avaliadas. Caso não seja identificada a vacina na caderneta, elas também devem receber a dose. A injeção é contraindicada apenas para gestantes, pessoas com imunidade baixa causada por alguma doença ou medicação, crianças expostas ou infectadas pelo vírus HIV e pacientes com história de crise alérgica grave após aplicação de dose anterior. Edna Gadelha explica que “o sarampo é uma doença que pode matar e a vacina é a única forma de se prevenir contra a doença. Os pais precisam entender a importância dessa campanha, levando suas crianças para vacinar”, alerta.

Em Santarém, a meta é vacinar 23.750 crianças do grupo prioritário, sendo que até hoje (16) já haviam sido vacinadas 8.775 crianças, ou seja, 37,56% da meta.

Edna Gadelha diz que até o dia 31 de agosto, último dia da campanha, espera que a meta seja cumprida em Santarém. “Em comparação com a vacinação à nível nacional, em Santarém a campanha está sendo muito boa. Estamos conseguindo vacinar um número considerável de crianças e esperamos que até o final da campanha consigamos atingir a meta”, finalizou.

RG 15 / O Impacto com informações da Ascom/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *