Comunidades da Resex Tapajós-Arapiuns foram destaques em documentário na Europa

Os shows musicais de piano dentro do barco, algo incomum nas comunidades da Amazônia, mas foram sim realizados na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (Resex) pelo “Projeto Floresta”. 12 comunidades foram envolvidas. E a experiência foi exibida no formato de filme/documentário sob o título “Raízes – um piano na Amazônia”. O lançamento aconteceu em Lisboa (Portugal) na quinta-feira (06) na Casa América Latina, bairro Belém. A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), com Projeto Cultura na Comunidade, esteve envolvida nessa inédita parceira nas comunidades ribeirinhas nos meses de novembro e dezembro de 2017.

Segundo o secretário municipal de cultura, Luis Figueira a proposta base foi levar à população ribeirinha concertos de piano. “O curioso e inusitado é que levamos o piano dentro de um barco e foram oferecidos concertos e oficinas aos moradores pela pianista do Rio Grande do Sul, Carla Ruaro. E o governo municipal participou com o Projeto Cultura na Comunidade nessa magnífica interatividade, qual visionamos a democratização da Cultura. Expandir tanto na área urbana quanto na rural. A abertura da atividade foi na Orla da Cidade, depois nas comunidades ribeirinhas e finalizando no Centro de Atendimento ao Turista na Vila de Alter do Chão. Também participou o pianista e superintendente da Fundação Carlos Gomes, Paulo José Campos de Melo. E ficamos felizes de ter participado desse projeto, que divulgará Santarém na Europa”, comemorou Luis Figueira.

E por celular, a pianista Carla Ruaro falou sobre a expectativa da estreia do documentário. “Estou ansiosa ao exibir a experiência da grande equipe envolvida nessa ação. Tivemos trocas culturais na viagem e muita música dos compositores da Amazônia no estado Pará. Essa musicalidade inspirada na cultura local e podemos presenciar a arte nessa troca nas apresentações da comunidade. Eu fiz estudos sobre os compositores, que são o Luis Pardal, Lúcia Uchôa, Vicente Malheiros da Fonseca, Thiago Albuquerque, Alberi Albuquerque, Altino Pimenta e do saudoso maestro Wilson Dias da Fonseca, estarão no álbum do CD. Será álbum duplo com lançamento no mês de outubro, em Londres. E quero agradecer imensamente a equipe da Prefeitura de Santarém, na pessoa do secretário municipal de cultura Luis Alberto Figueira, o nosso Pixica, e toda a sua equipe, do jornalismo aos técnicos, que acompanharam toda a nossa equipe de produção. E também a grande receptividade dos comunitários”, declarou a pianista.

Além do lançamento do filme/documentário em Lisboa, houve a exposição da fotógrafa Pamella Herpio, da equipe da pianista. As imagens são reflexos da vivência artística cultural das comunidades, a interação com os visitantes, o lúdico com estudantes ribeirinhos e as magnificas paisagens das comunidades. Comunidades participantes: Vila Franca, Tucumã, São Pedro, Mentai, Curi, Bom Futuro, São Francisco, Atodi, Vila Gorete, Vila Brasil, Lago da Praia e Urucureá.

Fonte: RG 15/O Impacto e Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *