Coluna Impacto Ed. 1216

BISPO DOM FLÁVIO
O Papa Francisco acolhendo o pedido de renúncia apresentado por Dom Mosé João Pontelo, por motivo de idade, nomeou na manhã de quarta-feira, 19, Dom Flávio Giovenale como Bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, transferindo-o de Santarém, no Estado do Pará, que ficará sede vacante até a nomeação de seu novo Bispo. Dom Flávio chegou ao município de Santarém no dia 15 de dezembro de 2012 e tomou posse no dia 16 de dezembro do mesmo ano na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal. A posse de Dom Flávio na Diocese de Cruzeiro do Sul está prevista para o mês de dezembro deste ano. Uma grande perda para Santarém, em especial à classe católica.

PATRIMÔNIO CULTURAL NACIONAL
Vereador Ronan Liberal Jr., em contato com a Coluna, informou que irá encaminhar uma Indicação de sua autoria, ao senador da República Jader Barbalho (MDB/PA), propondo a inclusão da Festa do Sairé como Patrimônio Cultural Nacional. Segundo historiadores, a Festa do Sairé existe há pelo menos 300 anos e é realizada na vila balneária de Alter do Chão, município de Santarém-Pará, no mês de Setembro. Evento marcado pelo religioso e profano, com ladainhas e rituais que lembram os povos indígenas, além do festival dos botos, no qual é encenada a lenda regional e disputa entre os Botos Tucuxi e Cor de Rosa. Segundo Ronan, a Festa do Sairé já é reconhecida como Patrimônio Estadual e que este reconhecimento como Patrimônio Nacional será fundamental para a divulgação da festa e assim atrair ainda mais visitantes e turistas que certamente irá fomentar a economia do Município elevando ainda mais o seu valor social e cultural.

FEIRANTES
Desde a última semana, após deixarem a Feira do Tablado em cumprimento a uma ordem judicial, feirantes voltaram a trabalhar normalmente, agora na área externa do Mercado Tupaiulândia. Mas pra isso acontecer, a Prefeitura de Santarém, por meio da Seminfra e Semap, precisou adequar o novo local de acordo com as normas que Ministério Público prevê. O local recebeu serviços de infraestrutura como: aterro, piso e ainda continua a receber. O espaço já oferece segurança e acessibilidade aos feirantes e principalmente aos consumidores.
FEIRANTES 2
O Mercado Tupaiulândia que fica localizado na Av. Magalhães Barata, bairro Caranazal, foi cedido pela administração municipal aos vendedores para exploração gratuita por 50 anos sem pagar nada ao município. A associação que atualmente é composta por 75 feirantes aceitou a proposta. No acordo judicial ficou certo que toda construção externa no mercado seria de responsabilidade da Associação. No entanto, pensando no bem estar de todos a Prefeitura assumiu uma responsabilidade extra-oficialmente do acordo judicial que era aterrar e cimentar toda a área externa. Os serviços foram realizados no local.

PANFLETAGEM PROIBIDA
Durante reunião promovida pela Justiça Eleitoral, no Fórum de Santarém, na segunda-feira (17), com representantes de partidos políticos na sala do júri do Fórum de Santarém, um dos assuntos mais alertados foi a proibição da panfletagem dentro do Sairódromo durante a festa do Sairé. Mas na praça está liberado. A fiscalização já começou, mas será intensificada durante os festejos do Sairé até o dia das eleições com ações para impedir a boca de urna e a compra de votos, tanto nas cidades de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra quanto no interior (planalto e área de várzea).

CAMPANHA AMBIENTAL
Aproximadamente 200 trabalhadores entre catraieiros, lancheiros e barraqueiros que atuam na Vila de Alter do Chão vão ser multiplicadores de informações ambientais durante o Sairé 2018. Na quarta-feira (19), os profissionais receberam camisas e bonés com o tema ambiental. A iniciativa faz parte da campanha “A praia é nossa. O lixo é seu” da Prefeitura de Santarém, por meio da Semma e Semtur, em parceria com o Centro Universitário da Amazônia/Unama e Educação Ambiental do Parque da Cidade. Na vila balneária de Alter do Chão, ao longo da campanha, serão instaladas lixeiras ecológicas e as equipes de educadores ambientais, juntamente com os profissionais que trabalham na área, farão a abordagem corpo a corpo com o turista levando informações sobre diversos temas socioambientais. Além disso, bandeirões e balões serão instalados nas praias chamando a atenção do banhista para preservação do local.

DESTAQUE
O advogado belterrense Raimundo Nonato Sousa Castro tomou posse no último dia 15, como membro da Academia Nacional de Artes e Direito Social (ANADS), em evento que aconteceu no Salão Nobre do Iate Clube de Brasília (Distrito Federal). Dr. Raimundo Nonato, que tem grande atuação em Santarém, vai ocupar a Cadeira XII de Ciências Jurídicas, na qualidade de Membro Vitalício. Na oportunidade, o advogado recebeu o Título de Comendador, com a Comenda Dom Pedro I. Em abril deste ano, o competente advogado entrou para a história, como primeiro paraense e segundo representante da Região Norte do Brasil, a fazer parte da Academia Latino-Americana de Ciências Humanas (ALACH).

ABATE DE BOVINOS
O município de Santarém registrou avanços significativos no abate de bovinos durante o ano de 2017. A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e o Serviço de Inspeção Municipal de Santarém (SIM), que é responsável pelo trabalho, constatou que 58.715 animais passaram pela fiscalização do setor no ano passado e a expectativa é que esse número cresça ainda mais em 2018. Os números do SIM comprovam que em 2017 houve um crescimento expressivo, desde a sua criação em 2009. A expectativa é que em 2018 esse número seja ainda maior, levando em consideração que de janeiro a agosto deste ano 39.589 animais já foram abatidos, enquanto que em 2017, no mesmo período, 38.746 receberam o serviço, demonstrando um aumento de 843.


IMPACTANDO

A 5ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santarém expediu portaria nº 018/2018 que regulamenta a entrada e permanência de crianças e adolescentes durante a Festa do Sairé, que acontece no período de 20 a 24 de Setembro, na Vila de Alter do Chão. * A portaria foi expedida levando em consideração a Lei nº 8.069/90 (ECA), a necessidade de providências quanto ao enquadramento de crianças e adolescentes em situação de risco, uma vez que o Sairé é um evento de grande aglomeração de pessoas. * Diante disso, o Juizado realizará fiscalização no Lago dos Botos, praça do Sairé, bares, restaurantes, hotéis, pousadas e na Rodovia Everaldo Martins que permite acesso à Vila. * Por falar em Sairé, a SMT finalizou o plano de trabalho de operação do transporte coletivo durante o Festival, onde 43 ônibus serão utilizados no deslocamento dos usuários para a vila balneária de Alter do Chão, durante os cinco dias de festa. * Nas rotas normais, a vila de Alter do Chão é atendida com cinco veículos que fazem viagens a cada 28 minutos com início de operação às 5h. A partir desta sexta-feira (21) a frota será ajustada para 8 veículos com viagens a cada 17 minutos com itinerário normal, ficando disponível até uma hora e meia após o encerramento da programação. * A opção de entretenimento na musicalidade com destaques aos gêneros do samba, choro e versões regionais foram retomados ontem, quinta-feira (20), no Projeto “Clube das Quintas”, agora em um novo ambiente, na Praça Barão de Santarém, ao lado do Centro Cultural João Fona (CCJF). A realização será na terceira quinta de cada mês, tendo como atrativo o Grupo Regional Mocorongo. * A Coluna deseja uma boa Festa do Sairé a todos seus leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *