Alter do Chão vira capital turística do mundo durante Çairé 2018

Alter do Chão está sendo o ponto de encontro de um grande número de turistas do Brasil e do mundo que estão movimentando a economia e renda da Vila Balneária por conta da Festa do Çairé. Desde a abertura do evento religioso e cultural, realizada na quinta-feira (20), as pousadas e hotéis chegaram ao limite de acomodações. O vai e vem das catraias – pequena embarcação – e lanchas conduzem os visitantes e turistas para a Praia da Ilha do Amor e outros pontos turísticos próximos a Alter.

Expedição Rally Ambiental, de Parintins

O Advogado Afonso Rodrigues, natural de Parintins (AM), chegou na noite de quinta-feira (20) com um grupo de 50 pessoas através da Expedição Rally Ambiental – Çairé dos Botos. Vieram em carros, motos e gaiolas por meio do esporte. Afonso disse que é a primeira vez que prestigiam o evento e por isso a expectativa é grande. “Parintins e Alter do Chão tem uma relação cultural muito forte, em função destas duas grandes festas na Amazônia, que é o Çairé e o Festival de Parintins e sem falar nesta beleza natural exuberante que Alter possui. Nossa expedição, por meio do Rally, está trazendo 50 trilheiros e nessa aventura toda, chegamos todos sujos, “quebrados”, mas a gente tá aqui e esse prazer ninguém tira da gente. Tem pessoas que estão vindo pela primeira vez e estão encantadas. Até mesmo porque Alter do Chão tem essa magia, esse encanto e as nossas expectativas são as melhores”, destacou.

Nelma Viana e amigas são naturais de Macapá e encantaram-se com Alter do Chão

Nelma Silva Uchoa Viana é natural de Macapá (AP) e falou do seu encanto com as características rústicas da Vila Balneária de Alter do Chão e da segurança na navegação das catraias para a Ilha do Amor. “Eu achei muito bonita a natureza, uma tranquilidade que em cidade de maior porte a gente não vê. Não fomos abordados por vendedores, pois tem locais que a gente visita que até nos incomodam, e achei interessante aqui não ter. Achei interessante e bastante seguro a questão de todos usarem o colete para fazer a travessia para a Ilha. Os catraieiros com certeza foram capacitados para nos atender bem.”

A turista comentou ainda que por ser a primeira vez que visita Alter do Chão e a Festa do Çairé não pode fazer uma relação do antes e depois, no entanto irá recomendar a viagem para quem quiser. Nelma mencionou que está em Alter a convite da amiga Zoraima Cruz, que esteve outras vezes em turismo na Vila, gostou do Lago dos Botos e elogiou a estrutura.

Daniela de Sousa Coutinho, do Hotel Borari, informou que a capacidade de hospedagem no hotel está quase na totalidade e que turistas nacionais e internacionais estão hospedados no estabelecimento. “O Hotel já está com poucas vagas. Temos turistas da Holanda, de Brasília, Manaus e Mato Grosso”.

“Chegamos terça feira (18) em Santarém e ontem viemos para Alter do Chão. É a quarta vez que venho e as expectativas são as melhores, estamos prontos para aproveitar tudo o que Çairé tem a nos oferecer”, ressaltou o turista de Mato Grosso Luiz Alberto Domin.

Turistas do Rio de Janeiro apaixonaram-se pelas belezas naturais da Vila

Maria das Graças Grips Pinelli, da cidade de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, é estreante no Çairé e disse estar encantada com as belezas naturais de Alter do Chão. “Estou vindo pela primeira vez, estou começando a conhecer Alter do Chão. Chegamos ontem no fim do dia, por enquanto está tudo muito agradável, acredito que vai ser muito bom, mas ainda não tenho impressões definitivas. A natureza é muito bonita e vamos sair agora para passear de barco e ver como é o outro lado do rio, as belezas naturais. Somos onze pessoas encantadas por Alter do Chão”, frizou.

Pedro Pereira Castro, gerente do Hotel Mirante da Ilha, falou que de acordo com o que o hotel planejou está tudo a contento, quanto a reservas. “Nesse momento a expectativa está boa. Foram feitas todas a reservas e a maioria dos turistas que a fizeram já estão acomodados. Está muito boa a procura e a expectativa que a gente tinha foi alcançada. A maioria das reservas foram feitas por turistas do sul do Brasil, de Manaus, Belém e aqui da nossa região.”

Edvan Andrade, chefe da sessão de Pesquisa da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém (Semtur), está coordenando a coleta de dados para traçar o perfil da demanda turística do Çairé 2018 e disse que a presença dos turistas do Brasil e do exterior na sexta-feira (21) é notória. “O trabalho da pesquisa está sendo realizado na praça 7 de setembro e também na praça do Çairé. Até o momento está sendo muito satisfatório a pesquisa, estamos alcançando os nossos objetivos. Os turistas estão nos atendendo bem. Temos turistas do Chile, da Holanda, de Brasília, Manaus, dentre outros.”

Após o Çairé, o setor de Pesquisa fará a qualificação dos dados e traçará o Perfil e a Demanda Turística do Çairé 2018.

PREFEITURA REALIZA IDENTIFICAÇÃO DE LOCAIS DE ATRACAÇÃO EM ALTER DO CHÃO

Tendo em vista o elevado número de visitantes na Vila Balneária de Alter do Chão, a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) publicou a portaria 028/2018 disciplinando a utilização permanente de espaços para a circulação terrestre e aquaviária nas áreas de lazer no distrito de Alter do chão.

Para identificar os locais onde cada tipo de embarcação deve ficar atracada, a SMT realizou na manhã de sexta-feira (21) a colocação de placas de identificação nos locais de atracação dessas embarcações. Além de uma mapa às proximidades da escadaria, mostrando os pontos onde as placas foram instaladas.

O trabalho de colocação das placas foi realizado pela equipe de manutenção e engenharia da SMT com apoio do corpo de bombeiros.

“Nós iniciamos este trabalho de reordenamento das embarcações na área costeira da vila balneária de Alter do Chão ainda no ano passado, para que pudéssemos manter a segurança principalmente dos banhistas que frequentam as praias, que são os visitantes, muitos turistas que visitam a vila por conta da festa do Çairé. Ajudará também no trabalho dos órgãos de segurança, pois as embarcações encostam nos locais determinados, mantendo assim a ordem e segurança”, ressaltou o secretário de Mobilidade e Trânsito Paulo Jesus.

Após a Festa do Çairé as placas permanecerão nos locais, para que assim as embarcações mantenham a ordem após o festejo na Vila.

Fonte: RG 15/O Impacto e Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *