O CÍRIO 100, SEM! | Eduardo Fonseca Ed. 1217

O CÍRIO 100, SEM!

É o que se comenta nos arrabaldes da GARAPEIRA IPIRANGA, o centro mais democrático de todas as “fofocas santarenas”, mesmo neste período em que só se fala nas eleições do dia 07 de outubro e se tecem comentários sobre se o candidato A, B…..ou…Z que será o vencedor, para fazer o melhor, “para Ele” ou para o Brasil. Mas sempre tem espaço para todas as tendências e todas as pautas, inclusive para esta: O CÍRIO 100, SEM!.
Sim! Nas proximidades do CÍRIO da Padroeira dos santarenos – Nossa Senhora da Conceição, O CENTÉSIMO a ser realizado ou o de número 100, vê-se que, talvez até o próximo dia 25 de novembro, não se tenha a conclusão da Catedral, “revitalizada”, como se diz, contemporaneamente. No meu entender será o final, o “golpe mortal” da obra original do primeiro prédio construído em Santarém. Assim já será SEM a Igreja pronta para a visitação dos romeiros.
Parece-me também, que o nosso magnífico bispo só será transferido, para a cidade de Cruzeiro do Sul, depois do Círio, isto é, vai ficar até o Círio, senão, será o Círio será SEM bispo. E pelo andar da carruagem, SEM a Praça Monsenhor José Gregório há tanto falada em revitalização. Um projeto da Prefeitura e Diocese. SEM começar a obra, até um grupo dos amigos da Praça, que defendia a não retiradas dos seculares benjaminzeiros (ou FICUS BENJAMINAOU FIGUEIRA CHORÃO) estão SEM comparecer por lá. E a praça ficou SEM alguns benjaminzeiros, e SEM nem iniciaram a obra.
Será que em pouco mais de trinta dias, conseguirão reconstruir toda a área da Praça da Bandeira, Complexo e a Praça Monsenhor José Gregório, a ”Praça da Matriz”?
E assim, SEM a obra concluída, será um Círio e um arraial, SEM espaço para os romeiros, para os turistas religiosos, SEM camelôs, SEM o “CORETO”, SEM a BANDA PROF. JOSÉ AGOSTINHO, SEM A ORQUESTA FILARMÔNICA. Por sinal o CORETO, antes morada de HIPPIES virou, na parte inferior, depósitos de mercadorias de camelôs, sem autorização? Ou com autorização de não se sabe lá de quem?
SEM TACACAZEIRAS, SEM AS DOCEIRAS, SEM PIPOQUEIROS, SEM JOGOS DA PESCARIA, SEM OUTROS TIPOS DE JOGOS INFANTIS, SEM BARRACA DA SANTA, esta, será SEM venda de cerveja, mas já vem há anos SEM os cardápios regionais. SEM o TAPAJÓS BAR, SEM as barracas de AÇAÍ, SEM o serviço volante da “GUARANI” do saudoso seu OTÁVIO PEREIRA, SEM as mensagens amorosas, entre os enamorados que SEM coragem para falar para namorada ou, então, por “pavulagem”, divulgava, quem era a sua gata ou então recebia outra mensagem ao contrário, e uma boa “vaia” na Praça.
A única obra que estão fazendo ali, na quase véspera do CÍRIO 100 é mais um “pombal”, (pensei que era até uma réplica do BAR VENCEDOR, derrubado na construção da Praça Rodrigues dos Santos pelo Capitão ELMANO de Moura Melo), mas vim saber que ali será uma espécie de boxe, para servir de apoio para que a PM possa garantir a segurança do comércio. Será?…. Porque para evitar as orgias que ocorrem na orla, quase todas as noites, principalmente, nos finais de semana, o TRAILER desta mesma PM que colocaram próximo do Museu João Fona, não funcionou, nem intimidou aqueles que transformaram a Praça Barão de Santarém, em ponto de venda de drogas.
E, lamentavelmente, neste CÍRIO 100 será SEM a presença do meu irmão LUIZ FELIPE com sua querida esposa GRAÇA, que mesmo depois que foram residir em Manaus, há dezoito anos, quase todos os anos vinham para o Círio de Nossa Senhora da Conceição, quando retornavam do Círio de Nazaré, em Belém, e já estava programado, pelo casal O CÍRIO 100, mas o nosso Criador precisou dele lá no REINO DA GLÓRIA e o levou há quinze dias. ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Está se afunilando o tempo para achar o título de eleitor. Por onde andará depois da última eleição e da inclusão digital, com a BIOMETRIA? Aí vem o grande dia da festa da Democracia! Apenas 09 dias nos separam do dia 07 de outubro, onde o eleitor consciente do seu voto vai escolher seus novos representantes: Presidente da República, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual. Os candidatos daqui esqueceram o discurso desgastado do Estado do Tapajós e Asfaltamento a BR 163, agora só falam em emenda. E Nesta época que ainda existe “curral eleitoral”, aqueles que votam ainda em que se manda, já estão “fechado”, com um dos candidatos que falam sobre melhor, educação, segurança e saúde e só! Eleitor, não troque seu voto por camiseta, dose de cachaça, se você pedir telha, depois o político lhe dá o “cano”. ///////////////// Hoje tem a SEXTA DA SAUDADE NO FLUMINENSE, a partir das 23 horas, com atração especial do TRIO VERSÁTEIS, com o maestro Roselito, Imperdível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *